ARQUIVO DE NOTÍCIAS
26/07/2018 - Evento sobre desastres fomenta criação de rede internacional

A troca de conhecimentos entre pesquisadores do Brasil e do Reino Unido e a constituição de uma rede internacional de estudos em desastres e resiliência, liderada pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (FURB) e a London South Bank University, estão entre as principais conquistas do Workshop Resiliência Socioecológica Em Casos De Cheias e Desastres Costeiros, que terminou na última sexta-feira, dia 20 de julho, na FURB, em Blumenau.
O evento promovido pelo PPGDR e a London South Bank University reuniu jovens pesquisadores de 21 universidades durante cinco dias, sendo dez universidades da Inglaterra e 11 do Brasil.
Seguindo os critérios do edital Researcher Links (Fundo Newton/FAPESC), a organização do evento contou com duas coordenadoras: uma brasileira, a professora Cristiane Mansur (PPGDR- FURB), e uma britânica, Menaha Thayparan (LSB), além de quatro mentores: dois brasileiros e dois britânicos: professor Marcos Mattedi (FURB) e Marcus Polette (UNIVALI), e Yamuna (London South Bank) Charles Egbu (London South Bank), respectivamente, além de uma equipes de 10 colaboradores entre mestrandos (PPGDR) e uma professora de extensão da FURB e dois alunos da UNIVALI.
Como um evento direcionado para 18 recém-doutores brasileiros e 18 estrangeiros, o workshop possibilitou ainda o ganho de conhecimento e a transferência de melhores práticas entre o Brasil e o Reino Unido. Os pesquisadores estrangeiros sediados na Inglaterra, que participaram do evento, têm origem na Índia, China, Sri Lanka, Líbia, Nigéria e Arábia Saudita, entre outros países. Para o evento foi elaborado um livro com resumos dos 36 trabalhos apresentados e desenvolvida, entre as duas universidades, a metodologia de estudos de caso, aplicada durante o workshop. Também foram desenvolvidas estratégias de transferência dos resultados para a comunidade.
“A organização do evento foi horizontal, permitindo que as diferenças de ordem disciplinares, étnicas, religiosas e de linguística não fossem uma barreira para o entendimento entre os pesquisadores. A metodologia das tasks (tarefas para grupos de trabalho) permitiu coordenar a relação entre problema e solução e gerar essa integração no evento frente aos estudos de caso”, conclui Mattedi.
Para metodologia de estudos de caso, os pesquisadores foram a campo e conversaram com as comunidades dos casos do Morro da Garuva, e microbacia do Ribeirão Fresco, em Blumenau, que sofre, entre outras questões, com deslizamentos e cheias, e a comunidade Imaruí, em Itajaí, que vive de forma precária numa área de mangue próxima à foz do Rio Itajaí. A resiliência foi um dos aspectos observados pelos pesquisadores. “Definir o grau de resiliência de uma comunidade é definir as condições de bem-estar humano após e durante um desastre”, explica Cristiane. Os órgãos de Defesa Civil de Itajaí e Blumenau foram convidados a apresentar suas estruturas de funcionamento e os principais casos de atuação.
Durante o workshop foi assinada uma carta de intenções entre a Universidade Regional de Blumenau (FURB) com a London South Bank University. O documento tem o propósito de estabelecer e manter parcerias entre as duas universidades e inicia o processo para dupla diplomação e troca de professores visitantes entre as instituições. “O evento potencializou a internacionalização do PPGDR e da própria universidade, que constitui um dos principais desafios da próxima avaliação quadrienal (CAPES), em 2020”, avalia Mattedi.
O objetivo do grupo é futuramente promover um seminário virtual e outro workshop presencial sobre desastres, desta vez em Sri Lanka, local de origem de uma das coordenadoras.
O workshop contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), FURB, Newton Fund (British Council) por meio do programa Researcher Links.
Publicação: 26/07/2018 - 15h42 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Daniela Matthes/PPGDR
Julho/2018 (alterar)
31/07/2018
- Mestrado em Saúde Coletiva promove capacitação
- Inscrições para o Cadastro Socioeconômico seguem até dia 7
- Professor da FURB coordena Rede Brasileira de Herbários
- FURB apresenta inovações tecnológicas na 1º FEDUCA
- Evento sobre desastres fomenta criação de rede internacional
- PPGCC/FURB é destaque em Congresso Internacional
- Professora da FURB participa de seminário na Globo
- Reitor e vice acompanham obras do Centro de Inovação
- Acesso FURB oferece opções para vários cursos de graduação
- Sistema de Gestão Ambiental auxilia na renovação de licenças
- FURB é aprovada no Projeto Salas Verdes
- Assinada carta de intenções com London South Bank University
- Primeira defesa de TCC no Curso de Engenharia de Alimentos
- MIPE: Abertas inscrições para Prêmio Lucia Sevegnani
- Aluna da ETEVI é convocada para as Paralimpíadas Escolares
- Comissão divulga nomes dos novos representantes no CONSUNI
- Queijo Kochkäse é tema de pesquisa de Mestrado do PPGDR
- Participe da escolha do traje da realeza da Oktoberfest
- FURB entrega Plano de Manejo do Morro Azul, de Timbó
- Estão abertas as inscrições para o Prêmio Jovem Cientista
- NERI vai enfatizar ações de respeito às religiosidades
- Campus 2 recebe visita de engenheiros da Whirlpool Global
- Parceria Brasil-Alemanha quer produzir gasolina mais barata
- Aberto período de matrículas para veteranos
- Eleição vai definir novos representantes no CONSUNI
- Inscrições para o FIES 2018/2 vão de 16 a 22 de julho
- Divulgada inflação de Blumenau no mês de junho
- Luto oficial pela morte do professor Jorge Alberto Müller
- PPGDR organiza workshop internacional sobre desastres
- Centro de Memória Universitária relembra trajetória do FITUB
- 31º FITUB anuncia “No Buraco” como espetáculo de abertura
- Definida nova diretoria da Associação Amigos da FURB
- Últimos dias para se inscrever no Curso de Turismo EaD
- Panorama da Gestão Universitária recebe reitora da Univille
- Curso de Educação Física da FURB participa da Rota de Lazer
- A FURB irá participar da 1º FEDUCA