ARQUIVO DE NOTÍCIAS
13/07/2018 - NERI vai enfatizar ações de respeito às religiosidades

Em reunião na última quarta-feira, dia 11 de julho, integrantes do NERI FURB definiram que a agenda comum do Núcleo de Estudos sobre Religiosidades e Interculturalidade serão as ações que fomentem o respeito a toda forma de religiosidade, assim como o combate ao preconceito e à intolerância religiosa.
O Núcleo de Estudos sobre Religiosidades e Interculturalidade (NERI) foi instituído em 2015 na FURB por iniciativa de professores, estudantes e lideranças religiosas.
Coordenado pela professora Simone Riske Koch, do Curso de Ciências da Religião e amparado pela Resolução FURB 53/2014, que estabelece a Política de Desenvolvimento de Ações Permanentes e Articuladas de Temas Transversais (PATT), o objetivo do NERI é promover o diálogo e aprofundar estudos, pesquisas e ações interdisciplinares sobre religiosidades e interculturalidade nos diferentes espaços sociais e institucionais.
O Núcleo é aberto a participação de todas às pessoas, ligadas ou não à FURB, escolas, tradições religiosas e não-religiosas que tenham alguma afinidade com as temáticas. “Ficaremos muito felizes com a presença de representantes de comunidades religiosas, das quais também esperamos contribuições para expandir os caminhos e ações do NERI FURB”, convidou a coordenadora Simone.
Próximas ações
Segundo a professora Simone Koch, a priorização do tema do respeito às manifestações religiosas se deve ao preconceito sofrido por representantes religiosos, também em Blumenau, em especial aqueles de matriz africana, ferindo a liberdade religiosa e de manifestação de fé.
“Ficou evidentes no nosso encontro a necessidade de quebrar alguns paradigmas, em especial aquele segundo o qual a minha religião é mais importante, desrespeitando o sagrado nas demais tradições religiosas, que são inúmeras em Blumenau. E uma das marcas do NERI é ser um grupo aberto ao diálogo e ao respeito”, afirma.
Além das reuniões quinzenais na FURB, o NERI tem procurado fazer ou participar de vários eventos direcionados à comunidade em geral. Ano passado, um dos destaques foi a roda de conversa com mais de 100 estudantes do ensino médio da região, apresentando as diversas religiões.
No segundo semestre está confirmada a participação no evento Universidade Aberta, em 9 de outubro, sob responsabilidade do NERI e do NEAB, com o tema “Violência Étnica e Religiosa”. Dentre outras ações que o grupo compreende como necessárias para 2018 destacam-se, ainda: 1) Uma segunda Roda de Conversa sobre Fé e Espiritualidade; 2) Retomada da pesquisa Fé e Espiritualidade; 3) Participação do Festival da Cidadania 100Em1Dia Blumenau; 4) Criação, divulgação e participação de um “Roteiro da Diversidade” com visitas agendadas pelo NERI a diferentes espaços e lugares sagrados de Blumenau; 5) Interação FURB – com a realização de oficinas; 6) Evento de Celebração pela Paz, na FURB, em novembro.
Próximo encontro
O próximo encontro de representantes religiosos no NERI será no dia 8 de agosto, entre 10h às 11h30min no Campus 1 da FURB, Sala S103, com a seguinte pauta: 1) Informes; 2) Estudo e reflexão do texto - Educação, diversidade religiosa e cultura de paz: cuidar, respeitar e conviver - Elcio Cecchetti, Lilian Blanck de Oliveira e Lúcia Schneider Hardt da obra organizada por FLEURI, Reinaldo M. et. Al. "Diversidade Religiosa e Direitos Humanos: conhecer, respeitar e conviver". Blumenau: Edifurb, 2013; 3) Socialização da Umbanda por Julcimar – Pai Jú; 4) Assuntos gerais.
Contatos podem ser feitos pelo e-mail neri@furb.br e na fanpage.
Contatos podem ser feitos pelo e-mail neri@furb.br e na fanpage.
Publicação: 13/07/2018 - 15h47 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
Julho/2018 (alterar)
31/07/2018
- Mestrado em Saúde Coletiva promove capacitação
- Inscrições para o Cadastro Socioeconômico seguem até dia 7
- Professor da FURB coordena Rede Brasileira de Herbários
- FURB apresenta inovações tecnológicas na 1º FEDUCA
- Evento sobre desastres fomenta criação de rede internacional
- PPGCC/FURB é destaque em Congresso Internacional
- Professora da FURB participa de seminário na Globo
- Reitor e vice acompanham obras do Centro de Inovação
- Acesso FURB oferece opções para vários cursos de graduação
- Sistema de Gestão Ambiental auxilia na renovação de licenças
- FURB é aprovada no Projeto Salas Verdes
- Assinada carta de intenções com London South Bank University
- Primeira defesa de TCC no Curso de Engenharia de Alimentos
- MIPE: Abertas inscrições para Prêmio Lucia Sevegnani
- Aluna da ETEVI é convocada para as Paralimpíadas Escolares
- Comissão divulga nomes dos novos representantes no CONSUNI
- Queijo Kochkäse é tema de pesquisa de Mestrado do PPGDR
- Participe da escolha do traje da realeza da Oktoberfest
- FURB entrega Plano de Manejo do Morro Azul, de Timbó
- Estão abertas as inscrições para o Prêmio Jovem Cientista
- NERI vai enfatizar ações de respeito às religiosidades
- Campus 2 recebe visita de engenheiros da Whirlpool Global
- Parceria Brasil-Alemanha quer produzir gasolina mais barata
- Aberto período de matrículas para veteranos
- Eleição vai definir novos representantes no CONSUNI
- Inscrições para o FIES 2018/2 vão de 16 a 22 de julho
- Divulgada inflação de Blumenau no mês de junho
- Luto oficial pela morte do professor Jorge Alberto Müller
- PPGDR organiza workshop internacional sobre desastres
- Centro de Memória Universitária relembra trajetória do FITUB
- 31º FITUB anuncia “No Buraco” como espetáculo de abertura
- Definida nova diretoria da Associação Amigos da FURB
- Últimos dias para se inscrever no Curso de Turismo EaD
- Panorama da Gestão Universitária recebe reitora da Univille
- Curso de Educação Física da FURB participa da Rota de Lazer
- A FURB irá participar da 1º FEDUCA