Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


21/01/2019 - Livro conta a história política dos 60 anos de Pomerode

Pomerode, cidade vizinha a Blumenau e conhecida nacionalmente como “cidade mais alemã do Brasil” completa nesta segunda-feira, dia 21 de janeiro, 60 anos de emancipação política. Toda esta trajetória está explicada no livro “Combates pela cidade: Pomerode, de Distrito a Município (1934 -1959)”, de autoria de Michel Honório da Silva, ex-aluno do Curso de História da FURB e bolsista de iniciação científica do CEMOPE – Centro de Memória Oral e Pesquisa – CEMOPE, laboratório de estudos sobre a História do Brasil Imperial e Republicano.

Este livro de 134 páginas é uma atualização dos estudos do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado por Michel. Foram dois anos e meio debruçados sobre documentos e que resultou no livro, orientado e supervisionado pela professora Cristina Ferreira. A obra, editada pela Editora da FURB, será lançada oficialmente em evento no dia 30 de janeiro, às 19h, no Centro Cultural de Pomerode.

“O estudo contou com a parceria da Prefeitura de Pomerode e da FURB. Trata-se de uma análise dos conflitos políticos na época do desmembramento do distrito do Rio do Texto, buscando uma articulação com o contexto brasileiro”, conta Michel.

A abordagem metodológica envolveu a análise de discursos em documentação concernente ao processo de elevação político-administrativa do distrito a município, remetendo assim, ao período entre 1934 a 1959, e evidenciando os conflitos partidários da Câmara Municipal de Blumenau.
 
Em comentário no livro, o prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, diz que “com este livro temos a oportunidade de nos aprofundarmos nas origens da cidade pomerodense e nos diferentes discursos que levaram à sua criação. O detalhamento nas análises que neles são apresentadas, nos levam a conhecer muitas das peculiaridades da história regional e nacional no período de 1930 e final da década de 1950. Este trabalho, portanto, abre caminhos a novas possibilidades de estudo acerca da história de Pomerode”.

No prefácio do livro a professora Cristina lembra que o “envolvimento de Michel Honório com o tema não foi pautado apenas em suas escolhas como historiador, mas nas imensas lacunas sobre a História do município onde nasceu. Tal situação indica um comprometimento do autor também como cidadão, interessado em investigar e problematizar as culturas políticas de sua cidade de origem, contribuindo assim para o enriquecimento da própria historiografia do Vale do Itajaí. “

O reitor João Natel Pollonio Machado também enfatiza que os laços entre a cidade de Pomerode e a Universidade: "Como uma feliz coincidência ou destino, nossas histórias, município de Pomerode e a Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB se encontram em 1958 (...) Desde nossas fundações, os laços são fortes e perenes, em diversas parcerias e ações comuns, como no livro Combates pela Cidade: Pomerode, de distrito a município (1934 a 1959)."

Serviço
O quê:
Lançamento do livro “Combates pela cidade: Pomerode, de Distrito a Município (1934 -1959)”
Quando: 30 de janeiro, às 19h
Local: Centro Cultural de Pomerode

 

Publicação: 21/01/2019 - 16h09 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação


Painel