ARQUIVO DE NOTÍCIAS
20/03/2019 - Feminicídio e violência contra as mulheres em debate
Feminicídio, violência contra a mulher e violência doméstica no município de Blumenau. Com este enfoque a Câmara de Vereadores realizou audiência pública na noite desta terça-feira, 19 de março, com a presença de autoridades da área da saúde, educação, segurança pública, judiciário, representantes de ONGs, partidos políticos, sindicatos de trabalhadores e de associações de moradores, profissionais liberais. Na oportunidade, acadêmicos do curso de Publicidade a Propaganda da FURB distribuíram aos presentes a edição especial da revista Job, produzida no curso, dedicada ao tema da audiência.
Na tribuna, além das autoridades e representantes de instituições, foram acolhidos depoimentos de mulheres que presenciaram a violência ou a viveram na pele. Entre eles, destacou-se a fala de Sônia Lima, mãe da artista plástica Bia Wachholz, que presenciou o assassinato da filha em sua casa pelo ex-companheiro, no ano passado, e que chocou a população.
O vereador proponente, Jens Mantau, coordenou o debate e lembrou que a atual legislatura é formada somente por homens e, por isso, ele percebeu a importância de refletir sobre o problema do feminicídio e a violência contra a mulher com a sociedade e em especial com as mulheres blumenauenses, para que as mesmas pudessem fazer a sua defesa. Ele ressaltou que no Brasil uma mulher é morta a cada duas horas.
Após ouvir a comunidade, Jens Mantau comunicou a criação da Comissão Legislativa Temporária Especial em Defesa de Políticas Públicas para Mulheres e pelo Enfrentamento à Violência Doméstica. A Câmara aprovou projeto instituindo março como mês dedicado a ações de conscientização e prevenção da violência contra a mulher.
Usaram a tribuna como representantes do Judiciário a promotora de Justiça, Dayse Oescler, e a juíza da 1ª Vara Civil de Blumenau, Quitéria Tamanini Vieira Peres. A aluna do Curso de Publicidade e Propaganda da FURB, Rafaella Schalinski, também foi convidada para falar. Explicou sobre a edição número 32 da Revista Job, uma publicação semestral do curso de Publicidade e Propaganda da FURB e que tratou de assuntos como assédio, feminicídio, a importância do feminismo e sua história e a relevância para o empoderamento da mulher. “Os alunos tiveram a oportunidade de, além de produzirem um material relevante para a sociedade, se engajarem na temática e se conscientizarem sobre a importância de debatermos esses problemas”, afirmou Rafaella.
A audiência pública pode ser conferida na íntegra em www.camarablu.sc.gov.br
Publicação: 20/03/2019 - 15h20 - Coordenadoria de Comunicação e Marketing/Jornalismo | Foto(s): Divulgação/Câmara Vereadores de Blumenau
Março/2019 (alterar)
29/03/2019
- Universidade firma convênio com prefeitura de Gaspar
- Prefeito destaca FURB na Conferência Municipal de Saúde
- Banners científicos usados em sacolas, cortinas e aventais
- Mais de 700 atendimentos gratuitos por mês em fisioterapia
- Vôlei: aluna da ETEVI integra equipe campeã
- Aluna cadeirante em aula/trilha no Parque das Nascentes
- Oficina gratuita para melhorar hábitos de estudo
- FURB reúne professores municipais em curso sobre tecnologias
- Nutrição orienta sobre boa alimentação e lanches rápidos
- Feminicídio e violência contra as mulheres em debate
- Últimos dias para matrículas
- Reitor da UFSC visita FURB
- Brumadinho na pauta do Direito
- FURB estreita relação com empresas da região
- Inscrições para quem tem mais de 45 anos no Proep
- Coautor do Novo Código de Processo Civil em aula magna
- Reitora presente na visita do governador à prefeitura
- IVGP em Blumenau fecha com alta de 0,33% em fevereiro
- Especialistas debatem Síndrome de Down na FURB