Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


08/05/2019 - Diabetes e ética na pauta do curso de Enfermagem


Um minicurso sobre avaliação do pé diabético faz parte da programação do segundo e último dia da Semana Acadêmica do curso de Enfermagem, nesta quarta-feira, 8 de maio, a partir das 10h. O ministrante é o enfermeiro Felipe Vigarani, do Núcleo de Atenção em Diabetes (NAD).
 
O evento realiza-se no auditório da biblioteca, campus 1 da FURB, com apresentações de trabalhos científicos desde às 8h. Durante à tarde, o enfermeiro e fiscal do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina Daniel Matias Ghizoni, profere palestra com o tema: Código de Ética e Responsabilidade Civil do Enfermeiro. Para Luana Raimundo, presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem, que promove a Semana Acadêmica junto com o colegiado de curso, falar sobre a responsabilidade ética  é importante para que “nós profissionais de enfermagem, estejamos atentos ao que diz o nosso código de ética, atentos ao que podemos ou não fazer e quais são as consequências dos nossos atos”. 
 
A programação realiza-se paralelamente à comemoração da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem (ABen). A XVI Semana Acadêmica de Enfermagem da FURB encerra às 16h com premiação de trabalhos científicos.
 
Na abertura do evento, o psicólogo e professor Rafael Deliz conduziu a oficina sobre Comunicação de Más Notícias. Segundo ele o papel do enfermeiro além de comunicar “é acolher a família e acolher o paciente, já que parte da assistência se dará não apenas pelo profissional médico, mas também pelo profissional da enfermagem, psicólogo e assistente social“.
 
Deliz lembra que a má comunicação em momentos difíceis pode “fazer com que o vínculo (entre profissional e paciente) não ocorra e o atendimento não seja pautado na integralidade e no respeito à família que recebeu uma notícia e ao paciente”. No primeiro dia da semana acadêmica foi dado um minicurso sobre Dimensionamento Pessoal, além de apresentações de trabalhos científicos produzidos pelos estudantes do curso de Enfermagem da FURB.

A equipe da FURB TV acompanhou o primeiro dia do evento. Acompanhe no vídeo abaixo.
Publicação: 08/05/2019 - 08h30 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC/Ingrid Leonel

Maio/2019 (alterar)



Painel