Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


09/05/2019 - Palestra internacional sobre mobilidade urbana nesta sexta


Prefeitos, arquitetos e engenheiros da região do Vale do Itajaí reúnem-se nesta sexta-feira, 10 de maio, para conhecer a experiência em mobilidade urbana sustentável da capital de Portugal e o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável da Área Metropolitana de Lisboa, buscando subsídios para refletir sobre as cidades catarinenses.
 
O assunto será debatido no auditório da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), a partir das 9h, com o professor PhD. Fernando Nunes da Silva, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Portugal. 
 
Nunes da Silva foi secretário de Mobilidade e vereador de Lisboa, consultor e ex-conselheiro do Banco Mundial. Ele é doutor em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (1992), com agregação na área de Urbanismo e Transportes (2000). Vem a Blumenau compartilhar informações sobre os desafios para as adaptações em Lisboa, possibilidades para a realidade catarinense e sobre os impactos negativos nas cidades a partir do excesso de uso de carros. 
 
“O foco da palestra é discutir este que é um dos problemas que mais afeta a população atualmente, que é a mobilidade urbana. Queremos falar sobre os impactos disso no século XXI e pensar no futuro, porque sabemos que a responsabilidade não é apenas dos políticos, mas de toda a sociedade”, afirma o diretor do Instituto FURB, Christian Krambeck, um dos organizadores do evento.
 
A palestra “Mobilidade Urbana Sustentável - Ordenar o território e gerir a mobilidade urbana: condições para a sustentabilidade” é uma parceria entre a FURB, prefeitura de Blumenau e Gaspar, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) e Ammvi. No evento será pré-lançada a Pós-Graduação, em nível de Especialização, do curso Mobilidade Urbana Sustentável, focada em cidades médias como pólos articuladores de regiões metropolitanas, formadas por municípios de pequeno porte, a ser oferecida pela FURB.
 
Além do professor de Portugal Fernando Nunes da Silva, a palestra de sexta-feira conta com a presença do diretor do Departamento de Planejamento e Gestão da Mobilidade e Serviços Urbanos do Ministério do Desenvolvimento Regional, Cléver Ubiratan Teixeira de Almeida. 
 
A FURB TV conversou com o diretor do Instituto FURB, Christian Krambeck que deu mais detalhes sobre o evento. Assista no vídeo abaixo.

Para conhecer os cursos de especialização oferecidos pela FURB, clique aqui.
Publicação: 09/05/2019 - 09h36 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Maio/2019 (alterar)



Painel