Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


26/06/2019 - Pesquisadora da USP aborda Jornalismo Científico na FURB

Jornalismo Científico é o tema da palestra da jornalista e doutora Amanda Miranda na FURB, nesta quinta-feira, dia 27, a partir das 19 horas, na sala S-210, aberta aos interessados pelo tema. Miranda falará sobre o conceito de hibridação entre narrativas de ficção e do jornalismo no audiovisual, refletindo sobre aspectos éticos, estéticos e políticos.
 
A pesquisadora Amanda Miranda realiza pós-doutorado na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e em 2018 defendeu a tese “Narrativas híbridas do científico e do popular no jornalismo especializado em saúde“ no Programa de Pós Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com um ano de estudos na University of Leicester, da Inglaterra. 
 
O evento na FURB é uma promoção do Curso de Jornalismo, possibilitando uma conversa entre a pesquisadora e alunos da disciplina Jornalismo Científico,  da sétima fase, embora seja uma atividade aberta ao público em geral.
 
Entre os objeto empíricos de estudo, Amanda Miranda pesquisou o programa Bem-Estar, da Rede Globo. Ela discute a relação do conhecimento especializado das fontes e a informação jornalística. "Essa é uma ótima oportunidade para que estudantes que já passaram pela disciplina conheçam novas pesquisas no campo e os que ainda vão passar por jornalismo científico façam um primeiro contato com esta subárea do Jornalismo", afirma a professora da Jornalismo Científico da FURB, Wânia Bittencourt.
Publicação: 26/06/2019 - 17h55 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC/Divisão de Cultura


Painel