Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


12/06/2019 - Egresso de História, com prêmio internacional, dá palestra na FURB

Nesta quinta, 13 de junho, a FURB recebe egresso do curso de História premiado internacionalmente. André Furtado, doutor pela Universidade Federal Fluminense, vai conduzir a palestra sobre o tema “Interrogar vestígios e escrever História: debates teóricos e percursos investigativos”. Será a partir das 16h, na sala S-313, campus 1.
 
Durante a palestra, Furtado vai falar sobre a trajetória de pesquisa que deu origem ao artigo “A ressonância subvertida: conexões americanas e História na aula de Sérgio Buarque aos militares do Brasil”, fruto de sua tese no Doutorado em História da UFF, defendida no ano passado, que resultou no Prêmio Internacional de História Intelectual da América Latina, já em 2016, com parte de seus estudos. Ele recebeu o prêmio em Quito, no Equador.
 
O artigo premiado discorre sobre um convite feito ao historiador Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982) pelos oficiais do Exército Brasileiro, em 1967, durante o período de regime militar no Brasil, para ministrar uma palestra na Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro.
 
André Furtado graduou-se na FURB em 2010. Atualmente, faz Pós-doutorado (UFF/FAPERJ) e integra, entre outros, o grupo Escritas da História: Historiografias do Sul (Escritas UFF) nas linhas de pesquisa Teoria da História e Historiografia, bem como o Centro de Memória Oral e Pesquisa (Cemope), da FURB. 
 
Enquanto aluno da Universidade, teve a orientação da professora doutora Cristina Ferreira, líder do Centro de Memória Oral e Pesquisa do curso de História da FURB, que foi sua orientadora também na Iniciação Científica.
Publicação: 12/06/2019 - 14h24 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel