Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


08/07/2019 - Blumenau tem único laboratório de alta tensão de SC


O Laboratório de Alta Tensão da FURB, localizado no campus 2, existe há 20 anos e é o único da modalidade, em Santa Catarina. Ele é utilizado no dia a dia para suporte em pesquisa, atividades acadêmicas dos alunos e professores da Universidade, mas hoje a principal função é o serviço de ensaios elétricos.
 
Cerca de 80 empresas do Sul e Sudeste do país, a maioria do ramo elétrico, utilizam a FURB para atestar a qualidade dos produtos, aplicando os mais variados tipos de testes. “O laboratório, através dos ensaios (testes), atesta a qualidade dos equipamentos. Nós fazemos um controle de qualidade, obedecendo às normas técnicas, se é aprovado um produto ou não”, esclareceu o engenheiro eletricista responsável pelo laboratório, Rafael Werlich.
 
Uma empresa de isoladores elétricos de Timbó é um dos clientes mais antigos, que utiliza a FURB para atestar a qualidade dos produtos que vende. “É uma parceria que a gente tem há um bom tempo. Tanto pela idoneidade do laboratório, quanto pela proximidade. O nosso cliente também confia no laboratório da FURB, pois não adianta nada a gente realizar os testes aqui na FURB e o nosso cliente não aceitar”, comentou Laércio Keiner, desenhista projetista da Germer Isoladores, cliente da FURB há cerca de 15 anos.
 
Rafael Werlich destaca a independência da FURB para garantir o teste mais isento possível. “O interesse do cliente da indústria, às vezes, é distinto do interesse do fabricante. Então, o laboratório da FURB está numa posição de neutralidade. Nós tentamos ver os dois lados: o do cliente e do fabricante, sem compromisso com o resultado. O resultado do teste é uma consequência”, detalhou Werlich.
 
Acompanhe reportagem da FURB TV no laboratório de alta tensão:
Publicação: 08/07/2019 - 16h38 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC/FURB TV


Painel