Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


31/07/2019 - Em novo laboratório Medicina simula atendimentos em robôs


Um boneco em tamanho real de um ser humano adulto do sexo masculino, capaz de simular respiração, pulsação e também situações clínicas como um acidente vascular cerebral, uma crise de asma, choques ou traumas. No Laboratório de Simulação Realística, inaugurado pelos estudantes de Medicina da FURB em julho, é possível praticar de forma ativa o atendimento de urgência e emergência. O novo espaço traz inovação para a Universidade de Blumenau ao propiciar aulas que utilizem metodologias ativas de ensino aprendizagem através de simulações reais em pacientes robóticos. 
 
O laboratório é dividido em dois ambientes: de um lado são feitas as simulações nos robôs e do outro, os alunos e professores recebem as imagens da ação, transmitidas ao vivo. Tudo para avaliar e discutir as condutas adotadas pelos colegas e estabelecer o feedback do atendimento. Para o professor da disciplina de Urgência e Emergência, Tarcísio Arcoverde, os futuros médicos terão que lidar com situações idênticas às simuladas no laboratório em sua vida profissional, o que qualifica ainda mais o ensino. O processo de aprendizagem inicia antes da simulação, para a qual os estudantes devem vir preparados. “O aluno precisa ter estudado previamente o caso que será simulado para realizar a atividade e receber a avaliação do professor”, explica Tarcísio.
 
A intenção do Centro de Ciências da Saúde (CCS) é atender a todos os cursos da área com a nova estrutura. Segundo o professor Tarcísio, “a ideia é que o laboratório seja multifuncional e que os demais cursos também possam usufruir de suas ferramentas e possibilidades”.
 

O Laboratório de Simulação Realística está instalado no campus 5.

Publicação: 31/07/2019 - 14h00 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC/FURB TV


Painel