ARQUIVO DE NOTÍCIAS
19/08/2019 - Metodologias alternativas para controle de insetos são destaque na Semana de Química
A Química da Biodiversidade e das Fontes Naturais Renováveis: Um Caminho para Formação e Investigação foi o tema que norteou as atividades da 24ª Semana de Química, realizada na Universidade de Blumenau entre 12 e 16 de agosto. O evento reuniu estudantes de graduação e pós-graduação para debater questões da atualidade com base no estudo e no ensino da Química em diferentes ambientes. Ao todo, mais de 130 inscritos prestigiaram a programação, composta por sete palestras, três minicursos, quatro oficinas, quatro sessões coordenadas e uma sessão especial.
Um dos principais momentos da semana acadêmica foi a apresentação do professor Dr. Paulo Henrique Gorgatti Zarbin, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O tema abordado por ele foi um estudo que está sendo executado em Curitiba, no laboratório de química daquela universidade e que projeta o desenvolvimento de metodologias alternativas para o controle de insetos, que não sejam nocivas como são os agrotóxicos. “Eu adoro eventos desta natureza pois é uma boa oportunidade de se passar aos estudantes e docentes de outras universidades os estudos que fazemos em nossos laboratórios. Particularmente, trouxe para esta semana acadêmica o exemplo dos curculionídeos, também conhecidos como gorgulhos, uma grande família de besouros, pragas importantes em lavouras e plantações. Nossa proposta é utilizar moléculas que por si só combatam estas pragas, sem o uso de agroquímicos, trazendo muito benefício para a biodiversidade”, explica o professor, que possui doutorado no Japão e é ex-presidente de entidades internacionais dedicadas à ecologia química.
O evento também reuniu especialistas de fora da academia, mostrando de que forma a biodiversidade gera inovações no mercado. Cecilia Cipriano Ozaida, que é bióloga e empreendedora do setor, apresentou um painel sobre a produção de óleos sustentáveis, nativos e essenciais. “Trouxemos esta proposta, de como é trabalhar com plantas nativas e exóticas no mesmo ambiente, com o cultivo limpo e sustentável. A proposta deste trabalho está contida na palavra de ordem da semana acadêmica que é a sustentabilidade”, enaltece Cecilia.
O professor da FURB, Eduardo Neiva, membro da comissão organizadora da 24ª Semana Acadêmica de Química, faz um balanço positivo do evento. “Ficamos muito satisfeitos com o número de participantes, tivemos mais de 130 inscrições. Alunos de iniciação científica, pós-graduação em Química e alunos em fase de TCC também tiveram oportunidade de divulgar o que estudaram e serem avaliados por acadêmicos de outras instituições. Tivemos sessões coordenadas, envolvendo apresentações orais, envolvendo membros de outros cursos e de universidades como a UFSC e a UFPR, com discussões ricas e prazerosas, focando a inovação e a biodiversidade”, resume o professor.
Publicação: 19/08/2019 - 16h11 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC
Agosto/2019 (alterar)
30/08/2019
28/08/2019
26/08/2019
23/08/2019
21/08/2019
- Emir Sader faz palestra em Blumenau
- Seminário de Direito e Psicologia aborda NPJ
- Alunos da Saúde e Serviço Social têm bolsas para atuar no SUS
- Impressão 3D e Furbot estão na Feduca no Neumarkt Shopping
- Metodologias alternativas para controle de insetos são destaque na Semana de Química
- Instituto FURB debate segurança do trabalho na era digital
- Feira de Matemática reúne 60 trabalhos e incentiva atividades
- Seminário do PPGDR aborda método de estudo para emancipação
- Edital do cadastro socioeconômico em Libras