ARQUIVO DE NOTÍCIAS
23/08/2019 - Protetores da Biodiversidade sensibilizam escola com cartas
Proteger o meio ambiente não é apenas cuidar da natureza. É preciso cuidar de tudo ao redor e das pessoas. Foi com este objetivo que o programa Protetores da Biodiversidade realizou uma ação diferente na Escola de Educação Básica Pedro II, no Bairro Progresso, em Blumenau: o Correio da Amizade, por meio do qual alunos, professores e funcionários trocaram cartas entre si.
A ação foi promovida pela ComVida - Comissão do Meio Ambiente e Qualidade de Vida - um dos braços do Protetores. De acordo com a educadora ambiental do programa, Tauana Bonsenhor, a eco formação está baseada no tripé eu, outro e o meio e “ganhar uma cartinha do colega traz uma paz de espírito, dá uma reanimada, um motivo para realizar outras ações, especialmente hoje, em que vivemos apressados pela Internet, receber algo em maõs emociona. Fazer uma cartinha significa se valorizar, valorizar o outro, as pessoas, conhecer as pessoas e, a partir disso, fazer trabalhos para mobilizar a comunidade escolar e em torno do Parque”, destaca Tauana.
O Protetores da Biodiversidade é um programa de educação ambiental que iniciou em julho do ano passado e nasceu em 2017, quando FURB, Fundação Municipal do Meio Ambiente (FAEMA) e Instituto Parque das Nascentes concorreram ao edital do Projeto Salas Verdes, do Ministério do Meio Ambiente, que consiste no incentivo à implantação de espaços socioambientais para atuarem como potenciais centros de informação e formação ambiental. “O Protetores da Biodiversidade tem a importância de sensibilizar a comunidade escolar e comunidades em torno dela e do Parque das Nascentes e Parque Nacional da Serra do Itajaí para a questão da proteção e conservação da biodiversidade. Esse é o objetivo central do programa”, comentou Jonata Giovanella, professor da FURB e presidente do Instituto Parque das Nascentes. Pelo Protetores da Biodiversidade são realizadas ações permanentes que acontecem tanto na escola, como a troca de cartas, e também no Parque das Nascentes, como acampamentos, atividades envolvendo educação ambiental, trilhas conduzidas e saídas a campo.
Atualmente, os “protetores” são alunos da Escola de Educação Básica Pedro II , do sexto ao nono ano. Taylon Riderisch, de 14 anos, é um deles – e pretende seguir a carreira de biólogo, por conta do programa. “Quando foi apresentado o projeto no ano passado, de cara eu já gostei. Me interessei, pois eu aprendo mais sobre natureza, além de me expressar, falar do que eu já sei e passar tudo isso para as novas gerações”, comentou orgulhoso. Bianca Melo, de 12 anos, também está envolvida. “O que mais gosto é a saída a campo, os jogos cooperativos que a gente faz, dinâmicas, os amigos novos”, declarou.
Os idealizadores do Protetores da Biodiversidade desejam que o programa sirva de inspiração para os outros nove municípios que estão em torno do Parque da Serra do Itajaí para criação de mais projetos e programas que envolvam educação ambiental. “Isso faz com quem a gente tenha mais multiplicadores, mais protetores da biodiversidade”, observou Giovanella.
Publicação: 23/08/2019 - 16h37 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC
Agosto/2019 (alterar)
30/08/2019
28/08/2019
26/08/2019
23/08/2019
21/08/2019
- Emir Sader faz palestra em Blumenau
- Seminário de Direito e Psicologia aborda NPJ
- Alunos da Saúde e Serviço Social têm bolsas para atuar no SUS
- Impressão 3D e Furbot estão na Feduca no Neumarkt Shopping
- Metodologias alternativas para controle de insetos são destaque na Semana de Química
- Instituto FURB debate segurança do trabalho na era digital
- Feira de Matemática reúne 60 trabalhos e incentiva atividades
- Seminário do PPGDR aborda método de estudo para emancipação
- Edital do cadastro socioeconômico em Libras