ARQUIVO DE NOTÍCIAS
07/10/2019 - Pesquisadores falam sobre superbactérias
Os pesquisadores Shu-Hua Wang e Joan-Miquel Balada, da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, estiveram na FURB para conhecer a Universidade e prospectar parcerias. Eles proferiram palestras no Primeiro Simpósio Internacional de Bacteriologia Clínica, em Blumenaul, realizado pela FURB.
O simpósio teve como foco apresentar pesquisas cuja maior preocupação é em relação às bactérias super-resistentes, imunes aos antibióticos, condição provocada pelo uso equivocado do medicamento, entre outros fatores. O Brasil é o 17º país que mais utiliza antibióticos em um ranking de 65 países e neste ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou um alerta sobre o aumento da resistência das bactérias em relação aos antimicrobianos. Se medidas não forem tomadas, a OMS estima que em 2050, mais de 10 milhões de pessoas de devem morrer em consequência de problemas relacionados às superbactérias.
Para a pesquisadora Shu-Hua Wang a única forma de resolver o problema é desenvolver ainda mais o conceito de Saúde Única, em inglês One Health, que integra saúde humana, saúde animal, meio ambiente e políticas públicas efetivas para controle de doenças. “Com a sociedade, com a academia, com as ongs e com governo nós precisamos ser capazes de fazer mudanças políticas, então eu penso que reunindo pesquisadores, conscientizando, trazendo o problema, só então podemos gerar a mudança”, considera Wang.
Outra forma de buscar uma solução para a questão é investir em novas tecnologias que facilitem o atendimento e diagnóstico dos pacientes. Por isso o pesquisador Joan-Miquel Balada se dedica a encontrar e desenvolver novos métodos clínicos com “objetivo de alcançar um resultado melhor, mais rápido e com isso não precisar mais esperar pelos resultados derivados dos métodos tradicionais, que as vezes demoram semanas”, afirma o pesquisador.
Na ocasião em que visitaram a FURB, os pesquisadores conheceram um pouco da infraestrutura e dos trabalhos realizados pela Universidade e discutiram sobre uma possível parceria entre as duas instituições e revelaram estar bastante empolgados com a ideia. “Com certeza vamos voltar e penso que podemos ter uma parceria efetiva e relevante”, afirma Wang.
Publicação: 07/10/2019 - 00h01 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC/FURB TV
Outubro/2019 (alterar)
31/10/2019
30/10/2019
29/10/2019
28/10/2019
- Mestrado de Educação conta com Daniel Lins em banca
- Equipe feminina de natação termina JUBs em terceiro