ARQUIVO DE NOTÍCIAS
04/11/2019 - FURB é a única de SC com pista para provas de orientação
Atletas de elite de vários clubes de orientação de Santa Catarina e do Brasil participaram no último final de semana, dias 2 e 3 de novembro, do I Circuito Sprint de Orientação do Vale Europeu, em Blumenau, SC.
A prova foi realizada pelo 23º Batalhão de Infantaria (23º BI), a Federação Catarinense de Orientação e a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e foi comemorativa à implantação da pista escola na Universidade, além de comemorar, também, os 80 anos do 23° BI.
A FURB é a primeira universidade catarinense inserida no esporte e para integrar o percurso foi caracterizada como “pista escola”, um circuito com vários elementos para aprendizagem da orientação em um terreno mais convencional, comparado às áreas utilizadas para a prática da modalidade. “A Universidade possui áreas verdes, elevação, trilhas e estradas, permitindo que os participantes que queiram iniciar no esporte façam o percurso com mais segurança, adquirindo experiência”, explica o professor Nazareno Schmoeller, que é atleta da modalidade e apoiador logístico da etapa realizada no local. A pista escola da FURB tem, ao todo, cerca de 1km, com duração prevista de 15 minutos para concluir o percurso e agora poderá ser utilizada pelo curso de Educação Física da Universidade no ensino e aprendizado da orientação.
Cerca de 159 atletas orientistas, civis e militares, de várias idades e categorias, participaram do I Circuito Sprint de Orientação do Vale Europeu e competiram em três diferentes percursos (percurso Sprint na FURB - Escala 1/3000, percurso Micro Sprint no Parque Ramiro Ruediger - Escala 1/1200, e percurso Sprint no 23° BI - Escala 1/4000). Além de atletas experientes, a prova também reuniu novatos recentemente iniciados na prática de navegação com mapa e bússola, com destaque para as crianças do Programa Forças no Esporte (PROFESP), do Ministério da Defesa.
A orientação é uma modalidade esportiva individual ou coletiva que tem como objetivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, geralmente fora da área urbana, obrigando os atletas a passar por pontos específicos no terreno e descritos em um mapa distribuído a cada concorrente. Além do mapa, apenas uma bússola serve como instrumento. Não é permitido o uso de outros equipamentos, como o GPS, por exemplo. O atleta que fizer todo o percurso em menor tempo será o vencedor. Cada prova mostra as capacidades físicas e de orientação do atleta, superando obstáculos.
“Ficamos muito satisfeitos com a realização da etapa do Circuito aqui na FURB e temos certeza que agora a pista será utilizada para ampliar a prática da modalidade entre os nossos estudantes”, observa o professor Nazareno.
Publicação: 04/11/2019 - 16h55 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC
Novembro/2019 (alterar)
29/11/2019
28/11/2019
27/11/2019
26/11/2019
- Incubadora promove inclusão socioeconômica há 20 anos
- Empreendimentos de economia solidária de SC reunidos na FURB
- Concerto marca 20 anos da Orquestra da FURB
- Jornada reúne especialistas em citopatologia veterinária
- Engenharia Civil faz homenagens a ex-professores do curso
- Meliponicultura em debate na FURB neste domingo, 24
- Estudantes se preparam para administrar hamburgueria
- Biblioteca expõe fósseis de relevância internacional
- História lança coletânea sobre trajetórias do século XVII ao XX
- Engenharia Civil revitaliza laboratórios e faz homenagens
- Conselho deve acelerar oferta de especializações
- Universidade vai escolher novos trajes para a Oktoberfest 2020
- Semana de Artes contempla as diversas faces que a formação oferece
- Fósseis de 220 milhões de anos expostos na Universidade
- Especialização em Data Science fecha segunda turma
- Entidades se unem em campanha para Abrigo Casa Eliza
- FURB e CDL realizam minicurso gratuito sobre vitrines de natal