ARQUIVO DE NOTÍCIAS
08/11/2019 - Inventário elabora mapa detalhado das florestas de SC
Esta semana a FURB e o Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (IFFSC), representado pelo professor Alexander Vibrans assinaram um termo aditivo ao projeto Monitora SC, financiado pelo FEPEMA da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), estendendo o prazo dezembro de 2019 para o mesmo mês em 2020.
O Monitora SC está integrado ao IFFSC e busca responder questões sobre a localização e extensão das florestas em Santa Catarina, onde há desmatamentos e onde há expansão da cobertura florestal. Desde 2017, o projeto elabora um mapa detalhado das florestas catarinenses, tanto das nativas como das plantadas (i.e. reflorestamentos de Pinus e Eucalyptus). Com o Monitora SC, pela primeira vez, o Estado terá um mapa das florestas numa escala detalhada o bastante para realizar o planejamento territorial nos municípios. Cada prefeitura terá acesso aos dados e saberá com grande acurácia onde estão as florestas, reflorestamentos e outros usos da terra, como pastagem, agricultura, rizicultura, solo exposto e áreas construídas. As informações estão na cartilha sobre o IFFSC desenvolvida pela FURB.
De acordo com o documento, o conhecimento detalhado sobre a cobertura florestal facilitará o controle e licenciamento ambiental, o pagamento de serviços ambientais gerados pelas propriedades rurais e os registros do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O projeto exigiu um grande investimento em pesquisa e tecnologia de processamento, classificação e validação dos dados captados pelos satélites Landsat-8 e Sentinel-2. A previsão de publicação do mapa é agosto de 2020 e ele será a base para o monitoramento da cobertura florestal ao longo do tempo.
O IFFSC está no seu 12° ano de execução, tendo o primeiro ciclo de medições realizado entre 2007 e 2011 e o segundo entre 2014-2019. A projeto é uma iniciativa do Estado para conhecer quantidade e qualidade das florestas catarinenses, além de monitorá-las ao longo do tempo.
“As informações obtidas têm importância estratégica para a sociedade porque embasam a política de proteção e uso de algo que é fundamental para a nossa sobrevivência: a cobertura florestal, que soma em Santa Catarina 30% do território”, observa Vibrans. O professor explica que, de desde o seu início, o IFFSC está sendo financiado pelo governo estadual por meio da FAPESC, com uma contrapartida significativa da FURB. “Isto permitiu a criação de um grupo de pesquisa especializado, uma infraestrutura que possibilita processamento, análise dos dados e interpretação dos resultados, publicações cientificas de alto nível e capacitação de pessoal cientifico, por meio da formação de alunos de mestrado e doutorado. Esperamos que em 2020, este apoio financeiro por parte do governo estadual seja renovado”, reforça.
O detalhamento e a qualidade das informações do IFFSC são inovadoras e inéditas no Brasil. Os dados são utilizados para desenvolvimento e validação de modelos globais de distribuição de biodiversidade, do estoque e da dinâmica de biomassa e carbono, da produtividade e de processos ecológicos nos ecossistemas florestais. Essas cooperações renderam publicações nas revistas Nature (2015, 2018 e 2019) e Science (2016). Os dados são utilizados pela NASA e ESA para calibragem e validação de sensores de novas missões espaciais, como o GEDI, um laser scanner orbital (2018), o NISAR, um satélite com sensor RADAR (2020), e o sensor Earth Explorer Biomass (2021).
Uma das propostas de realizar o IFFSC com recursos, instituições e pesquisadores catarinenses foi, e continua sendo, a formação de mão-de-obra científica qualificada e o fortalecimento dos grupos de pesquisa existentes nas instituições parceiras (FURB, UFSC, UDESC e Epagri).
As informações geradas e publicações podem ser acessadas no site www.iff.sc.gov.br
Publicação: 08/11/2019 - 00h01 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC/ IFFSC
Novembro/2019 (alterar)
29/11/2019
28/11/2019
27/11/2019
26/11/2019
- Incubadora promove inclusão socioeconômica há 20 anos
- Empreendimentos de economia solidária de SC reunidos na FURB
- Concerto marca 20 anos da Orquestra da FURB
- Jornada reúne especialistas em citopatologia veterinária
- Engenharia Civil faz homenagens a ex-professores do curso
- Meliponicultura em debate na FURB neste domingo, 24
- Estudantes se preparam para administrar hamburgueria
- Biblioteca expõe fósseis de relevância internacional
- História lança coletânea sobre trajetórias do século XVII ao XX
- Engenharia Civil revitaliza laboratórios e faz homenagens
- Conselho deve acelerar oferta de especializações
- Universidade vai escolher novos trajes para a Oktoberfest 2020
- Semana de Artes contempla as diversas faces que a formação oferece
- Fósseis de 220 milhões de anos expostos na Universidade
- Especialização em Data Science fecha segunda turma
- Entidades se unem em campanha para Abrigo Casa Eliza
- FURB e CDL realizam minicurso gratuito sobre vitrines de natal