ARQUIVO DE NOTÍCIAS
25/03/2020 - CEE/SC aprova pedido da FURB e amplia estágio durante COVID
Por unanimidade, o Conselho Estadual de Educação (CEE) aprovou na tarde desta quarta-feira, 25 de março, pedido da reitoria da Universidade Regional de Blumenau para aplicar portaria do Ministério da Educação que autorizou universitários dos cursos da área da Saúde a fazerem estágio em hospitais para auxiliar no combate ao novo coronavírus Covid-19.
A decisão do Governo Federal regulamentada pelo conselho vale para estudantes de Medicina que cursam os últimos dois anos da graduação e para alunos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia que estão no último ano de faculdade. A permissão é temporária enquanto durar a emergência em saúde pública em razão da Covid-19.
O CEE/SC ampliou as mesmas condições de voluntários para todos os cursos que compõem a área da saúde: Medicina, Medicina Veterinária, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Terapia Educacional, Gerontologia, Estética, Biomedicina, Educação Física, Saúde Coletiva e Serviço Social.
Com a aprovação, o Centro de Ciências da Saúde da Universidade está organizando as demandas, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, para encaminhar estagiários às unidades de atenção básica, assim como aos hospitais conveniados ao SUS, observando a capacidade destes lugares para receber os estudantes.
A Universidade também prepara um edital específico para o chamamento de voluntários e de estagiários.
“Importante registrar que isso vai dar mais segurança institucional no engajamento dos estudantes dos cursos da área de saúde, neste momento de importante mobilização para conter os avanços do novo coronavírus. O CEE, consciente da importância deste engajamento das nossas universidades em articulação com as autoridades da saúde do município, respalda integralmente esta ação, quer através dos estágios curriculares e outras práticas que se incorporam no Projeto Pedagógico do curso. Parabenizo a FURB por este exemplar trabalho em favor da vida”, informou Sebastião Salesio Herdt, relator do pedido, conselheiro do CEE.
Em sua análise, o relator lembra que enquanto “perdurar a situação de emergência de saúde pública decorrente do COVID-19” são mantidas “condições de flexibilizar a oferta de disciplinas não presenciais, com a possibilidade de atuação dos alunos de cursos da área da saúde no combate à pandemia”.
A decisão do CEE-SC foi aprovada pelos conselheiros Sebastião Herdt, Yuri Becker dos Santos, Adelcio Machado dos Santos, Eduardo Deschamps, Flaviano Vetter Tauschek, Gildo Volpato, José Roberto Provesi, Mário César Barreto Moraes e Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.
Alô Blumenau
A medida permite também transformar em estágio o trabalho voluntário feito pelos acadêmicos no atendimento telefônico organizado em parceria com a prefeitura, o Alô Blumenau, em funcionamento desde a terça-feira, 24 de março.
No relatório desta quarta-feira, divulgado às 18 horas, os atendimentos feitos pelo Alô Saúde somaram 180 durante o segundo dia de atendimento, somando 380 no total.
Quem ligou, na maioria, foram mulheres (64,1%), com idade média de 49 anos. Os motivos das ligações foram: dúvidas gerais (42%); dúvidas clínicas (34,6%); dúvidas sobre serviços/vacina da gripe (18%) e prevenção/transmissão (9,7%).
Duração média das ligações é de 5 minutos e os casos suspeitos alcançam 26,3%. A satisfação da população com serviço chegou aos 92,5%.
Publicação: 25/03/2020 - 19h53 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC
Março/2020 (alterar)
25/03/2020
20/03/2020
18/03/2020
17/03/2020
16/03/2020
12/03/2020
11/03/2020
- Bluvolei e São José dos Pinhais disputam quartas-de-finais da Superliga B
- Produtos de limpeza puxam para cima IVGP em fevereiro