Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


06/03/2020 - Coletivos organizam programação pelo Dia da Mulher


Em comemoração ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira, 5, aconteceu um cine debate na FURB com exibição do filme “Eu não sou um homem fácil”. O evento foi realizado pelo 8M, grupo que reúne vários coletivos feministas de Blumenau para organizar ações alusivas à data.
 
A escolha do filme foi estratégica, pois ele conta a história de Damien, um protagonista machista, que, um belo dia, acorda em um mundo hipotético onde mulheres e homens têm seus papéis sociais trocados. Nessa nova realidade, tudo é dominado por elas.
 
“Nós estamos hoje na FURB para falar sobre a importância do Dia da Mulher e discutir temas importantes relacionados a políticas públicas de gênero”, afirmou Geórgia Faust, uma das organizadoras do 8M. “Escolhemos esse filme porque é leve, mas nos dá muitas informações para discutirmos os papéis que homens e mulheres ocupam na sociedade hoje”, complementou Faust. 
 
Os eventos pelo Dia da Mulher começaram ainda em fevereiro com palestras e rodas de conversa em praças, associações de moradores e universidades, englobando diferentes públicos.
 
A principal ação do grupo, no entanto, acontece neste sábado, 7, na Rua XV de Novembro, a partir das 9 horas da manhã: a Marcha das Mulheres Trabalhadoras. O coletivo também participará da Feirinha da Servidão, no domingo, 8, com a Tenda da Mulher, em parceria com o Leia Mulheres Blumenau, a Batucada Feminista e Instituto Bia Wachholz.
 
Outro Cine Debate está programado para o dia 10 de março, na Associação dos Moradores da Fortaleza, com o filme “Que horas ela volta?”, às 19h. As atividades serão encerradas com um seminário cujo título é “Convenção 190”, em que será abordada a violência de gênero, o assédio moral e o sexual no ambiente de trabalho. O seminário acontece no SINTRASEB, dia 26, a partir das 14h.
 
Todas as ações são abertas ao público e gratuitas. 
Publicação: 06/03/2020 - 18h14 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC/ Foto Marcelo Pinto


Painel