ARQUIVO DE NOTÍCIAS
04/08/2020 - Câmara aprova Prêmio Leide de Liz de fomento à cultura
A Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou nesta terça-feira, 4 de agosto, o projeto de lei 8103/2020, que autoriza a utilização de recursos para o fomento do setor cultural e institui o Prêmio Emergencial Leide Regina de Liz. A solicitação para a utilização dos recursos já existentes no Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FCAM) foi feita pela Secretaria de Cultura e Relações Institucionais na vigência do decreto municipal Nº. 12.589/2020, emitido em razão da pandemia da Covid-19.
Tais recursos seriam utilizados nas atividades culturais presenciais que estavam agendadas para 2020, e com a aprovação das medidas emergenciais previstas no projeto, vão garantir o amparo econômico ao setor cultural.
Conforme aprovado, as ações de fomento têm por finalidade a realização de editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural e outros instrumentos destinados à manutenção de agentes, de espaços, de iniciativas, de cursos, de produções, de desenvolvimento de atividades de economia criativa e de economia solidária, de produções audiovisuais, de manifestações culturais, bem como a realização de atividades artísticas e culturais que possam ser presenciais, gravadas, transmitidas e disponibilizadas aos meios de comunicação, como rádio, tv, internet e outros.
O uso emergencial de recursos existentes no FMAC será regulamentado pela Secretaria de Cultura e Relações Institucionais.
Prêmio Emergencial Leide Regina de Liz
Também, com a aprovação do projeto de lei 8103/2020, fica instituído o Prêmio Emergencial Leide Regina de Liz, que contempla as propostas vencedoras do Festival Multicultural Blumenau On-line, ainda sem data definida. O festival abrange as áreas de música, dança, teatro e circo, cultura popular e artesanato, cinema e vídeo, artes visuais, design e moda, biblioteca, literatura e livro, comunicação e formação em cultura, patrimônio material e imaterial e museus e espaços de memória.
O valor destinado ao Prêmio Emergencial Leide Regina de Liz é de 33 mil reais, sendo 30 mil para as premiações e 3 mil para as despesas administrativas e de produção do Festival Multicultural Blumenau On-line. Já os valores de premiação vão depender do número de pessoas por equipe, onde propostas com até duas pessoas receberão 600 reais, e de 3 ou mais pessoas, mil reais.
Leide Regina de Liz, que trabalhou na Universidade Regional de Blumenau (FURB) por 35 anos e faleceu em abril de 2020, participou de diferentes movimentos culturais e sindicais, além de atuar, por dois mandatos, no Conselho Municipal de Cultura.
“A nomeação da Leide ao prêmio emergencial para o setor cultural, além de um reconhecimento pelo mérito de tudo o que ela fez ao longo do tempo, de envolvimento e de trabalho dedicado ao setor artístico e cultural, é também uma linda homenagem”, comenta Ruan Rosa, coordenador da Divisão de Cultura da FURB.
Publicação: 04/08/2020 - 21h03 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC
Agosto/2020 (alterar)
28/08/2020
- Reitoras defendem comunitárias e reforçam papel social
- Biblioteca promove treinamento de acesso a bases de dados