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20/10/2020 - ANPEd Sul aborda virtualização da educação superior


A educação, em todos os níveis, enfrentou desafios e obstáculos no ano de 2020, em que a pandemia da Covid-19 impôs o distanciamento social e a suspensão das atividades presenciais. A XIII Reunião Científica da ANPEd Sul, organizada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com o Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação e a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd e iniciou no dia 1º de setembro.
 
Durante este período, já realizou três mesas temáticas que, de acordo com Rita Rausch, coordenadora geral do evento, ajudam a compreender a complexidade ao qual a educação, a ciência e a pesquisa em educação passam no Brasil, assim como fazer uma reflexão sobre o momento de pandemia.
 
A quarta mesa temática programada pela ANPEd Sul acontecerá nesta quinta-feira, 22 de outubro, e discutirá a “Educação superior: perspectivas de internacionalização e virtualização”.  As presenças confirmadas para a mesa são os professores Dr. Gildo Volpato, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), a Dra. Silvia Canan, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), a Dra. Jamile Santinello, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), e a Dra. Márcia Selpa Heinzle, da FURB.
 
A primeira mesa temática realizada pela ANPEd Sul discutiu as políticas educacionais e desigualdades na América Latina, pois como aponta Rita Rausch, “se por um lado a virtualização das aulas foi uma saída para continuar produzindo, ensinando, educando, por outro lado ela está fortalecendo a desigualdade, pois na América Latina, em especial no Brasil, a Internet não é uma realidade para todos”.
 
Outra discussão realizada pela ANPEd Sul foi em relação à educação básica como direito que, de acordo com a Dra. Cássia Ferri, docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Blumenau e do curso de Pedagogia, foi muito afetada pela pandemia. Ela explica que as realidades dos alunos são muito complexas, onde as desigualdades, inclusive, se aprofundaram. Há alunos que tiveram a orientação e apoio da escola e dos professores de forma virtual ou por material impresso e aqueles que não tiveram acesso algum.
 
Cássia afirma que o maior desafio para o retorno às aulas e para o próximo ano letivo será reconhecer as diferenças entre os aprendizados dos alunos e adaptar os formatos de ensino e aprendizagem. “O desafio é a reorganização, e uma reorganização curricular, o que significa rever conteúdos, formas de avaliação, rever metodologias, formas de tratamento aos diferentes grupos, no sentido de fazer com que os diferentes grupos tenham uma possibilidade não de recuperar, pois não há como recuperar aquilo que não foi feito efetivamente, mas no sentido de organizar processos de elaboração conceitual daqueles conceitos fundamentais que não foram trabalhados, ou que foram trabalhados de forma superficial no ano de 2020”, explica Cássia Ferri.   
 
A mecanização da ciência e da universidade também foi pauta no evento.
 
O evento é aberto ao público e gratuito, a mesa “Educação superior: perspectivas de internacionalização e virtualização” inicia às 15 horas, transmitida pelo Facebook e YouTube da ANPEd Sul. 
Publicação: 20/10/2020 - 12h17 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


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