ARQUIVO DE NOTÍCIAS
29/10/2020 - Exposições de artes visuais ganham novo formato em 2020
O Salão Angelim da Universidade Regional de Blumenau (FURB) adaptou sua programação para o ano de 2020 para o modelo virtual, a fim de possibilitar o acesso seguro às exposições temporárias de artes visuais no momento da pandemia. Até o final de 2020, serão realizadas lives com os artistas que teriam sua arte exposta no salão. A Divisão de Cultura, responsável pela organização do Salão Angelim, em parceria com a FURB TV, trará as exposições para programas realizados a partir de lives ao vivo. Depois, os conteúdos ficarão disponíveis nos canais digitais da Universidade, para que a comunidade tenha livre acesso.
O chefe da Divisão de Cultura, Ruan Rosa, explica que os seis artistas que foram selecionados (para as lives) foram consultados, “para sabermos se essa proposta era viável para eles e para os seus projetos. Todos eles ficaram muito disponíveis para se adaptar nesse momento”, conta Ruan.
Os mediadores das lives foram escolhidos entre os acadêmicos da FURB. “A gente espera que seja uma experiência proveitosa tanto para os mediadores, que são estudantes aqui da Universidade e que têm possibilidade de ter essa experiência de mediação em Artes Visuais nova e potente, quanto para os artistas, e que a live também possa ser um momento inusitado de circular com suas obras”, comenta Ruan.
Seres Analógicos
Gabriel Gariba será o primeiro artista a realizar uma exposição artística no Salão Angelim neste novo modelo. Seu projeto em exposição será o “Seres Analógicos”, onde utiliza a técnica de monotipia para relacionar folhas de plantas com a anatomia humana. A ideia de seu trabalho é passar a questão da aproximação do ser humano como alguém que se integra à natureza e não que está fora dela.
O artista explica que no modelo presencial iria levar para a Universidade reproduções impressas de seus trabalhos, mas que gosta da ideia de experimentar outros formatos, assim como conversar e compartilhar seus processos criativos, fazendo esse tipo de troca com o público.
A programação das lives se estenderá até o dia 8 de dezembro e os encontros podem ser acompanhadas ao vivo no canal do YouTube da FURB TV, sempre às terças-feiras, a partir do dia 03 de novembro, às 19h30.
Também participarão das lives os artistas Ricardo Kugler, com a exposição “Partes”, Daiana Schropel, “Elena Landkraut no Brasil: a comemoração de um centenário”, Gabriel Pessoto, Maria Livman e Thais Stoklos, com a exposição “&”, o artista Bruno Bachmann e Leandro Serpa, “A Presença da Matéria”.
Publicação: 29/10/2020 - 15h50 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC
Outubro/2020 (alterar)
29/10/2020
- Exposições de artes visuais ganham novo formato em 2020
- ANPEd Sul discute direito à educação de qualidade
- Simpósio aborda direito, economia e sustentabilidade
- Interação FURB apresenta cursos e profissões
- Liga Acadêmica promove sarau beneficente em prol do HSA
- Inspirada no TikTok, campanha abre processo seletivo 2021
- Lei Geral de Proteção de Dados traz regras e penalidades