Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


02/10/2020 - Projeto reúne mais de 2 mil professores em formação virtual


A formação sobre ética, estética e etiqueta digital reuniu mais de 2 mil professores da Rede Municipal de Ensino de Blumenau, superando todas as expectativas do projeto de extensão “Arte e Tecnologia: Construindo Redes Sociais Tecnológicas e Artísticas" da Universidade Regional de Blumenau (FURB).  
 
Realizada no modelo webinar, a formação foi apresentada por meio do YouTube, em 29 de setembro e a presença não era obrigatória, “os professores da rede foram apenas convidados a participarem da formação, via YouTube, e para a surpresa da equipe, mais de 2,3 mil professores participaram, inclusive questionando e comentando no chat”, comenta a professora Lindamir Junge, coordenadora do projeto de extensão da FURB.  
 
A surpresa não foi apenas da equipe que promoveu a formação, mas da própria Secretaria de Educação do município e a secretária, Patrícia Lueders, relatou ter ficado muito contente com o número de participações via chat.  
 
Após a realização do webinar, a Secretaria de Educação de Blumenau aplicou uma avaliação com os participantes presentes e teve resposta de 100% deles. De acordo com os resultados, 93% dos participantes afirmaram que a formação contribuiu com sua prática, e 78% avaliaram-na como ótima.  
 
“O objetivo dessa formação é justamente instrumentalizar os professores a ter esse contato digital com os alunos, com os pais de alunos, com gestores e com as escolas, de uma forma mais tranquila”, explica Lindamir. A proposta foi trabalhar a “netiqueta” e a etiqueta em chats, para que professores saibam se apresentar e falar corretamente, além de atentá-los à estética do ambiente de onde estão falando quando usam câmera, quando devem usar o áudio, o que podem, o que não devem e o que devem fazer antes durante e depois de uma reunião, conforme explicou a coordenadora Lindamir.  
 
No dia 30 de setembro, quarta-feira, foi realizada outra formação com a mesma temática para os professores da rede pública de Gaspar, que também se manifestaram  prontamente para executar as dicas sobre ética, etiqueta e estética digital, conta Lindamir. “Foi muito legal que na própria formação a gente já via as pessoas mudando as suas atitudes perante o computador”, afirma ela sobre as experiências dessas formações com os professores. 
 
O projeto de extensão “Arte e Tecnologia: Construindo Redes Sociais Tecnológicas e Artísticas" faz parte do Programa Institucional Arte na Escola, e desde maio vem realizando diversas formações virtuais com professores da rede municipal e estadual da região da Universidade.  
 
Publicação: 02/10/2020 - 16h30 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel