ARQUIVO DE NOTÍCIAS
06/10/2020 - Sem data para voltar às aulas presenciais, plano está pronto
A reitora Marcia Sardá Espindola, em entrevista a Rádio Nereu Ramos, na manhã desta terça-feira, 6 de outubro, afirmou que as aulas teóricas na Universidade Regional de Blumenau (FURB) não retornam no dia 13 de outubro e se mantêm mediadas por tecnologias até que todos os prazos exigidos para aprovação e implantação do plano de contingência para o retorno das aulas presenciais sejam legalmente cumpridos. “O comitê municipal, oficializado na sexta-feira, 2 de outubro, tem 15 dias para avaliar o plano da FURB, que prevê, ainda, uma antecedência de 15 dias para avisar estudantes e professores sobre a volta, o que leva a data para o final do mês de outubro”, explicou a reitora.
Desde junho, a Universidade recebe estudantes para aulas práticas e estágios, por isso, de acordo com Marcia, “a FURB sai na frente, pois já estamos convivendo com estudantes e professores”. Com mais laboratórios (240) do que salas de aula (200), a reitora observou a importância das atividades práticas nos cursos. Já para o retorno às aulas teóricas, os estudantes e professores estão sendo ouvidos. “Não vamos obrigar ninguém a voltar, estamos trabalhando com diversas possibilidades de acesso ao ensino e mesmo com a autorização para o retorno às aulas, os alunos poderão optar entre vir ou não ao campus”, destacou. Para isso, a FURB está implantando o OnLife, modelo que ela acredita, “veio para ficar” e que consiste em transmitir as aulas ao vivo, por streaming, da sala de aula. “Esta semana recebemos mais 40 câmeras e microfones e até o final de ano devemos ter 100 salas adaptadas ao OnLife”, pontuou. As experiências de professores e estudantes que já utilizam o modelo têm sido animadoras, “os alunos participam mais das aulas, abrem as câmeras, interagem mais com o professor, é uma outra relação que se estabelece”, contou Marcia.
Os recursos investidos até agora (R$ 270 mil) são de receitas da Universidade arrecadadas com leilão de sucatas, emendas parlamentares e prestação de serviços. “Mesmo antes da pandemia, os alunos já relatavam não querer vir ao campus todos os dias, em razão do deslocamento complicado, por exemplo, e a pandemia acelerou este processo. O trabalho tem sido contínuo, tanto de formação dos professores para o uso das tecnologias, quanto de reorganização dos cronogramas e horários das aulas”, enfatizou.
Segundo a reitora, os números registrados no segundo semestre indicam que é este o caminho a seguir. “Estávamos muito preocupados com as matrículas, mas os números surpreenderam, especialmente porque a FURB não parou. Nosso diferencial é que já tínhamos adquirido a plataforma, projetando sua utilização e, rapidamente, nos adaptamos às aulas remotas”, afirmou.
Com o desafio de voltar ao presencial, todos os espaços da Universidade foram redimensionados. “A capacidade das salas de aulas e laboratórios foi adequada de acordo com o plano de contingência e somente em equipamentos de proteção individual (EPIs), outros 200 mil reais foram investidos. O investimento é alto, mas necessário para a biossegurança de estudantes e servidores”, concordou a reitora. Também, para dar segurança à comunidade acadêmica, a FURB mantém um grupo de apoio “de domingo a domingo”, orientando sobre as situações envolvendo a Covid-19.
O Interação FURB, evento que anualmente apresenta a Universidade aos estudantes do ensino médio, também foi assunto da entrevista e a reitora comentou sobre as adaptações feitas para o online e indicou os vídeos sobre os cursos que estão no canal do YouTube (aqui) e as lives com profissionais, professores e egressos, transmitidas ao vivo dos estúdio da FURB TV.
Quanto ao Centro de Inovação de Blumenau, ela comentou a data agendada para inauguração: 17 de novembro. “Diferente dos outros centros de inovação de Santa Catarina, a construção do centro de Blumenau foi executada pela Universidade, que cedeu o terreno e realizou a obra, com recursos do governo do Estado. O Instituto Gene abriu as licitações para que as empresas conheçam a proposta, que vai além de ser um prédio, e faz do Centro de Inovação um propulsor da conexão entre o setor público, as empresas e a academia”.
A Universidade prepara nota oficial para comunicar a decisão em relação ao retorno das aulas teóricas, levando em consideração decretos e portarias estaduais e municipais sobre este tema.
Publicação: 06/10/2020 - 00h01 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC
Outubro/2020 (alterar)
29/10/2020
- Exposições de artes visuais ganham novo formato em 2020
- ANPEd Sul discute direito à educação de qualidade
- Simpósio aborda direito, economia e sustentabilidade
- Interação FURB apresenta cursos e profissões
- Liga Acadêmica promove sarau beneficente em prol do HSA
- Inspirada no TikTok, campanha abre processo seletivo 2021
- Lei Geral de Proteção de Dados traz regras e penalidades