Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


05/11/2020 - 5G traz avanços e deve potencializar internet das coisas

A humanidade vive atualmente na era da informação, da tecnologia e do conhecimento e recentemente deu um novo passo com a criação e implementação da tecnologia 5G, assim como com a popularização da internet das coisas. O podcast Hora Certa da Notícia, realizado pela FURB FM, convidou o professor Francisco Péricas, coordenador do curso de Sistema da Informação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), para esclarecer as dúvidas acerca deste tema.
 
“A internet das coisas, que já está se tornando uma realidade, é quando todos os aparelhos elétricos que estão à nossa volta estiverem conectados a internet”, explica o professor. Alguns exemplos dos aparelhos que já estão inseridos nesta realidade são as câmeras, interruptores e geladeiras, mas Francisco explica que quando essa realidade avançar, poderemos controlar tudo de forma remota através da internet.
 
Atualmente os maiores exemplos são os automóveis autônomos, onde cada veículo troca informações em tempo real com os veículos próximos, e com fontes de informação nas ruas. Além disso, Francisco explica que com a visualização em tempo real de ônibus e trens, e a possibilidade de integração automática desses meios de transporte, “a mobilidade urbana passará em breve por uma revolução”. 
 
Para que a internet das coisas seja efetivamente uma realidade pelo mundo, é necessário que o 5G, a quinta geração da tecnologia de transmissão de dados para dispositivos móveis, seja implementada. “As tecnologias atuais são um pouco limitadas em relação a este número enorme de equipamentos a serem conectados à rede. E é aí que o 5G vem para viabilizar que isso aconteça, pois permite uma imensa quantidade de equipamentos conectados simultaneamente com a internet”, afirma o professor.
 
A implementação do 5G já está ocorrendo em países como China, Estados Unidos, Coreia do Sul e Reino Unido. O Brasil ainda não entrou na lista de países que possuem estruturas para fazer a implementação do 5G. Para que isso aconteça, a ANATEL precisará preparar uma estrutura com torres e antenas, além de criar as regras nacionais para regulamentação. Para que o 5G seja utilizado de forma adequada e plena, o professor Francisco Péricas explica que os aparelhos também terão de ser atualizados e trocados.
 
Para saber mais é só acessar o podcast. 
 
Publicação: 05/11/2020 - 18h23 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel