Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


29/01/2021 - Servidor conquista ranking sul-americano de marcha


Douglas Guironi Guaitorini Novelletto, servidor da Universidade Regional de Blumenau (FURB) há mais de 30 anos, conquistou medalhas no 52° Campeonato Paulista de Atletismo Master, duas de ouro e três de prata. O campeonato ocorreu nos dias 19 e 20 de dezembro de 2020 e com essas conquistas, ele tornou-se o atual líder dos rankings sul-americanos de 2020 nas provas de marcha atlética de 3.000m e 5.000m, além da quinta colocação no ranking mundial da marcha atlética de 3.000m e a quarta colocação no ranking sul-americano dos 800m rasos.
 
Competindo pela equipe CMC/UCA, classificada com maior pontuação geral do campeonato com um total de 2.547 pontos, Douglas conquistou as medalhas de ouro nas provas de Marcha Atlética nas distâncias de 3.000m e 5.000m, e as de prata nas provas de 800m rasos, e revezamento 4x100m e 4x400m.
 
O servidor da Universidade, que trabalha na área de Tecnologia da Informação, iniciou no esporte ainda muito jovem, em 1986, quando foi selecionado para participar dos Jogos Estudantis da Primavera de Blumenau na modalidade de Atletismo. Desde então, Douglas vem treinando e participando de competições de diferentes distâncias, de 100m a maratonas, em meio ao trabalho, os estudos e a família. 
 
Segundo o atleta, durante os 35 anos em que pratica o Atletismo já foram mais de mil participações em eventos esportivos do âmbito municipal ao internacional, e que no ano de 2020 teve que se reinventar para competir na categoria Master, de atletas acima de 45 anos. “É uma outra proposta, outros objetivos, não importa obrigatoriamente o tempo e a classificação na prova e sim aproveitar a oportunidade de estar competindo, ainda mais num ano atípico, onde todos fomos afetados por conta da Pandemia”, comenta Douglas sobre esta nova experiência na categoria.
 
Em um ano onde ginásios, pistas de atletismo e parques foram fechados por algum tempo e adaptaram seus protocolos de uso, os treinos de atletas como o servidor Douglas Novelletto foram dificultados. Ele relata que entrar na pista sem público nas arquibancadas, ter espaço reservado para o material esportivo de cada competidor e ter que confirmar a participação na entrada da pista utilizando máscara e higienizando as mãos foi algo totalmente novo, e que espera que o “calor” da socialização através do esporte volte logo.
 
Apesar das dificuldades, no 52° Campeonato Paulista de Atletismo Master, segundo dados do blog Atletismo Master Brasil, foram quebrados 9 recordes brasileiros e 5 sul-americanos, além de 25 recordes do próprio campeonato. Para o ano de 2021, Douglas afirma que segue com os treinos pensando em novos desafios e campeonatos. 
Publicação: 29/01/2021 - 17h07 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel