Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


15/04/2021 - FURB participa de seminário sobre novo projeto do MEC


Nesta sexta-feira, dia 16 de abril, às 9 horas da manhã, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) participa da edição da região Sul do Seminário Sala de Situação da Educação Básica no Brasil. No evento online será apresentado o Projeto Sala de Gestão e Governança da Educação Básica do Brasil, fruto de uma cooperação entre o Laboratório de Inteligência Pública (PILab) da Universidade de Brasília (UnB) e a Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC.
 
O principal objetivo desse projeto será a transferência de tecnologia de gestão, de implementação do Relatório de Evidências Auditáveis de Gestão e Governança Baseado em Custos, que irá traduzir as informações contábeis para melhorar a interpretação de dados e assim, a gestão das secretarias de educação. Esse relatório será o instrumento que possibilitará formar um banco de dados de todo o Brasil sobre as gestões das secretarias de educação dos municípios, aumentando a transparência e o potencial de comparação e identificação de acertos e erros gestacionais.
 
A primeira fase do projeto pretende, a partir do seminário, conseguir a adesão de até 3 mil municípios para iniciar uma otimização e um melhoramento na comunicação entre a SEB e as secretarias de educação. Após isso, será desenvolvida a fase de capacitação remota dos gestores públicos, através do Laboratório de Inteligência Pública (PILab), para promover uma melhor utilização dos dados gerados pelo Relatório de Evidências, e assim fazer uma melhor gestão das crianças e jovens do país, promovendo uma educação mais inclusiva e de excelência, nesse momento de pandemia e para depois dele.
 
O convite para participação da FURB, a única universidade não federal do Brasil que está participando do projeto, aconteceu a partir do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) e do histórico de atuação da FURB junto da comunidade local. O coordenador do PPGCC, Tarcísio Pedro da Silva, explica que de forma concreta, a FURB contribuirá através dos trabalhos e extensões já realizadas pelos acadêmicos, e dos conhecimentos e discussões conceituais que já são feitos sobre a gestão pública local, além de atuarem na análise e interpretação dos dados públicos, agora adicionando também aqueles fornecidos pelo Relatório de Evidências.
 
A reitora da FURB, Marcia Cristina Sardá Espindola, estará presente no Seminário, assim como representantes do município de Blumenau, o prefeito Mário Hildebrandt, e a secretária de educação, Patrícia Lueders, representantes dos Estados do Sul do país, e reitores das universidades federais participantes. No evento, que fará a apresentação do Projeto Sala de Gestão e Governança da Educação Básica do Brasil, o professor Tarcísio Pedro da Silva será o mediador da mesa que apresentará a Gestão e Governança na Educação Básica no Brasil no Contexto da Pandemia da COVID-19. O Seminário Sala de Situação da Educação Básica no Brasil acontece nesta sexta-feira, 16 de abril, a partir das 9h, e será transmitido pelo YouTube do PILab.
 
 
Publicação: 15/04/2021 - 18h30 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo/Isabella Cremer | Foto(s): CMC

Abril/2021 (alterar)

30/04/2021 29/04/2021 27/04/2021 26/04/2021 23/04/2021 22/04/2021 20/04/2021 19/04/2021 16/04/2021 15/04/2021 14/04/2021 13/04/2021 12/04/2021 09/04/2021 08/04/2021 06/04/2021 05/04/2021 01/04/2021


Painel