Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


15/04/2021 - IFFSC na pauta do Conselho Estadual de Meio Ambiente


Retrospectiva e perspectivas do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (IFFSC) foram pauta da Reunião Ordinária de nº 190, do Conselho Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina (CONSEMA), realizada em 9 de abril. Na presença do secretário Luciano Buligon da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e do Presidente Daniel Vinicius Netto do Instituto de Meio Ambiente (IMA/SC), o coordenador do IFFSC, professor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Alexander C. Vibrans destacou o papel do projeto em transformar os dados coletados em campo em informações e conhecimento sobre as florestas catarinenses.
 
Segundo ele, este conhecimento permite aos gestores públicos e privados desenvolver suas políticas, estratégias e ações de uso e conservação dos recursos florestais e de planejamento territorial. O coordenador enfatizou também a necessidade deste patrimônio de conhecimento ser atualizado e aperfeiçoado “e, para isto, é preciso manter uma equipe composta por técnicos de campo e pesquisadores especializados no processamento e na interpretação dos dados de campo. Infelizmente, a última fase do IFFSC foi encerrada em 31 de dezembro de 2019, sem ser possível obter apoio financeiro para a sua continuação”, disse Vibrans.
 
Após a fala do coordenador, representantes de diversos órgãos, como a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Secretaria de Agricultura e Pesca, IMA, Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM), Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), UFSC e UDESC ressaltaram a importância do IFFSC e declararam seu apoio à continuação do IFFSC e à busca de um financiamento duradouro desta iniciativa pioneira das universidades catarinenses e da Epagri realizada em prol da sociedade catarinense.
O IFFSC é um projeto inédito desenvolvido desde 2007 para registrar e monitorar a quantidade e a qualidade das florestas catarinenses, assim como as populações e a diversidade genética de espécies de elevado valor de uso e conservação no Estado. Os dados coletados pelo projeto geraram conhecimentos de importância estratégica para o Estado.
 
“Afinal, somente podemos proteger algo que conhecemos, gerenciar os recursos naturais (florestais) com uma sólida base de dados acerca das florestas naturais que cobrem 38% do território catarinense. O detalhamento e a qualidade das informações obtidas são inéditos e servem, inclusive, de exemplo para o Inventário Florestal Nacional nos outros estados brasileiros”, observa o coordenador do projeto.
 
Vibrans destaca também que os dados do IFFSC são utilizados para desenvolvimento e calibragem de modelos globais relacionados à distribuição de biodiversidade, do estoque e da dinâmica de biomassa e carbono e de produtividade de ecossistemas florestais. O projeto é executado pela FURB, em parceria com a UFSC, UDESC e Epagri.
 
Mais informações, como os resultados dos diversos estudos realizados, estão disponíveis no portal do IFFSC (http://www.iff.sc.gov.br ).
Publicação: 15/04/2021 - 14h13 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel