Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


22/04/2021 - Projeto Bugio recebe homenagem pelos 30 anos


A reitora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Marcia Sardá Espindola e o prefeito de Indaial, André Moser, acompanhados da professora Dra. Zelinda Maria Braga Hirano descerraram na manhã desta quinta-feira, 22 de abril, uma placa em comemoração aos 30 anos do Projeto Bugio, completados em 22 de março.   
 
Fundado em 1991, pela professora Zelinda, então docente do curso de Ciências Biológicas da FURB, o Projeto Bugio ocupa o Centro de Pesquisas Biológicas de Indaial (Cepesbi) e é mantido em parceria entre a Universidade de Blumenau e a prefeitura da cidade de Indaial.  
Os bugios chegam ao Cepesbi por meio da Polícia Ambiental. Atualmente, 49 bugios são mantidos no projeto. Eles recebem seis refeições por dia, entre folhas e frutas e são cuidados por 15 pessoas, entre veterinários, biólogos, estagiários e bolsistas. 
 
“A maior conquista do projeto é o reconhecimento internacional deste centro e, também, na formação de pessoas. Vem gente do Brasil inteiro fazer estágio voluntário para aprender a manejar esses animais. A gente serve de referência mundial hoje para o manejo de Alouatta Guariba Clamitans” explica Zelinda.  
 
Para a Universidade de Blumenau, o Projeto Bugio representa os esforços da ciência e da pesquisa na conservação da vida. A homenagem pelos 30 anos do projeto integra o especial pelo aniversário de 57 anos da FURB, que será exibido no dia 02 de maio, no canal da FURB TV no YouTube. Apresentações de música e dança e depoimentos de autoridades e convidados também estão entre as atrações do programa.   
Publicação: 22/04/2021 - 17h28 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel