Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


12/04/2021 - Selecionadas exposições temporárias


A Divisão de Cultura da Universidade Regional de Blumenau (FURB) definiu as seis exposições que integram as Exposições Temporárias de Artes Visuais no Salão Angelim em 2021. A divulgação aconteceu após análise dos curadores que se reuniram no último dia 09 de abril. 
 
Foram selecionados: 

1. André Ianni, de São Paulo, SP, com “EPI.MORFIA”;  
2. Bernardete Merino, de Joinville, SC, com “TarOt”;  
3. Denis Moreira, de São Paulo, SP, com as séries “Antes” e “Durante”; 
4. Gustavo Prata, de São Paulo, SP, com “Mancha dos dias”; 
5. Márcia Cardeal, de Brusque, SC, com “Biblioteca Errante” e,  
6. Silvia Teske, de Brusque, SC, com “ZOOM 8”.  
 
A comissão indicou como suplentes:  
 
1. Madalena Veneri, de Brusque, SC, com “Madá: Quando nosso amor desperta”; 
2. Felipe da Costa, de Blumenau, SC, com “O tempo das coisas”; e, 
3. Anderson Devegili, de Carapicuíba, SP, com “Tricotomia” . 
 
Para este ano, a Universidade recebeu 70 (setenta) propostas de exposições, número maior que o ano anterior (29). A maioria dos artistas são de Santa Catarina (26), mas o edital recebeu inscrições vindas de outros doze estados como Bahia (02), Ceará (01), Espírito Santo (01), Minas Gerais (08), Pará (02), Paraíba (01), Paraná (02), Rio de Janeiro (03), Rondônia (01), Rio Grande do Sul (02), São Paulo (20), e, Tocantins (01).
 
As propostas apresentam diversas linguagens tais como Arte Digital, Bordado, Colagem, Desenho, Escultura, Fotografia, Gravura, Instalação, Perfomance, Pintura e Vídeo-Arte, entre exposições individuais e coletivas. As propostas são selecionadas de acordo com a pertinência conceitual e relevância artística. Ao todo são indicados nove projetos expositivos, sendo seis indicados para exposição e mais três como suplentes, caso alguma proposta selecionada não possa expor. 

A comissão de seleção e curadoria do edital foi composta pela Profa. Dra. Carla Carvalho (PPGE-Furb), Prof. Dra. Daiana Schvartz (IFSC São Carlos); Mia Ávila (gerente do Museu de Arte de Blumenau); Ruan Rosa, e, Darlan Jevaer Schmitt (representantes da Divisão de Cultura). 
 
As exposições e visitação seguirão os tramites de atendimento da Biblioteca Universitária como uso obrigatório de máscaras de proteção, higienização das mãos, distanciamento social e número controlado de pessoas no espaço expositivo. As contrapartidas de cada exposição serão remanejadas para o ambiente virtual, evitando os riscos de contágio ligados a pandemia de Covid-19. 
Publicação: 12/04/2021 - 16h34 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel