ARQUIVO DE NOTÍCIAS
23/05/2022 - Letras em Movimento é tema da Semana Acadêmica de Letras
A Semana Acadêmica de Letras acontece de forma contínua desde 2016, e neste ano tem como tema “Letras em movimento” com atividades no formato Onlife (presencial no auditório do bloco J e mediado por tecnologia via Microsoft Teams) de 23 a 27 de maio, das 18h30 às 22h.
Além de serem oferecidas aos estudantes de graduação da FURB e de outras IES, as atividades estendem-se também à comunidade, como professores das redes pública e privada e demais interessados. “Dessa maneira, procuramos manter aberto o diálogo entre a FURB e a comunidade externa à Universidade. Além disso, o evento por meio das atividades realizadas, garante o contato dos participantes com temáticas e pesquisas recentes em sua área formativa”, destaca a coordenadora do curso de Letras, professora Cyntia Bailer.
A Semana Acadêmica de Letras visa, portanto, apresentar aos acadêmicos e à comunidade resultados de pesquisas que se relacionam diretamente à formação do profissional da área de Letras, com ênfase principalmente na formação de professores de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa e de suas respectivas literaturas.
Nesta edição, o evento conta com o espetáculo Reconto de Fadas (grupo de teatro Remanescentes), com apoio da Viacredi, seguida de palestra intitulada "Literary Translation studies" com Prof. Dr. Yéo N’gana (Université Félix Houphouët Boigny, Costa do Marfim) na segunda, 23 de maio, às 18h30.
No dia 24, Rubens e Aline Belli (Belli Studio), com mediação do professor Maicon Tenfen, falam sobre "A série de desenho animado Boris e Rufus: produção blumenauense falando mandarim" com.
A mostra de trabalhos da Semana Acadêmica de Letras (SAL), com apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes dos cursos de Letras da FURB no formato comunicação oral está na programação para o dia 25. “Trata-se de um momento muito importante para socializar os conhecimentos e diferentes projetos desenvolvidos ao longo das disciplinas dos nossos cursos” observa Cyntia.
Em 26 de maio, ocorre a palestra intitulada "Como criar uma língua artificial: Insights a partir do Latim, Português e Inglês" com o professor Luiz Henrique Milani Queriquelli (UFSC).
E em 27 de maio, são duas opções de oficinas por horário, com egressos dos cursos de Letras.
Primeiro, das 18h30 às 20h10, os estudantes podem escolher entre “Jogos Didáticos para o Ensino de Línguas” com William Gottardi & Adriano Delego (UFSC) e "Teaching English in Primary: get ready for it!" com Andressa Regiane Gesser (UFSC) e Larissa Patrícia Theiss (Amsterdam International Community School).
No segundo horário, das 20h20 às 22h, os estudantes podem escolher entre as oficinas "Bóra falar de Linguística pra todo mundo?" ministrada por Vitor Hochsprung (UFSC), do perfil no Instagram @vitorlinguistica e "Escrita afetiva para letrados: o caminho das Letras é um afago" com Ricardo Brandes e Fabiana Lange (Oktoberblog).
Ficou interessado? É tudo gratuito e as inscrições podem ser feitas no https://bit.ly/ParticipedaSAL2022
Publicação: 23/05/2022 - 00h01 - RTE/Jornalismo | Foto(s): SAL
Maio/2022 (alterar)
30/05/2022
25/05/2022
24/05/2022
23/05/2022
20/05/2022
- Universidade inaugura sala de apoio à amamentação
- Manutenção e autopeças estão entre altas de abril segundo IVGP
- Tese aborda dimensões internacionais na formação de professores
- Feira da Ecosol tem novos artesãos e jogos de artes visuais
- Dia de Luta Antimanicomial tem programação na FURB
- Cine-Debate apresenta obra de François Truffaut nesta quarta
- Seminário debate descolamentos e culturas transnacionais
- Dia do Desafio alcança quase 500 inscritos e mais de 20 problemas
- Problemas latino-americanos em discussão até 27 de maio