Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


28/10/2020 - Economista explica novo pagamento instantâneo, o Pix


Com o lançamento no Brasil programado para o dia 16 de novembro, o Pix é um novo meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC). Com ele, as pessoas poderão fazer transações bancárias em até 10 segundos sem o acréscimo de taxas.
 
O professor Ralf Marcos Ehmke, coordenador do curso de Economia da Universidade Regional de Blumenau (FURB), explica em matéria da FURB TV sobre as vantagens que o novo modelo pode proporcionar para os usuários. Além da simplicidade em realizar transferências entre bancos, “você vai poder fazer isso em qualquer dia da semana, em qualquer horário, independente de feriado, e em cerca de menos de 10 segundos”, explica Ralf.
 
O coordenador, assim como diversos especialistas brasileiros, preveem que haverá uma mudança brusca na forma como os brasileiros pagam suas contas. Uma das formas mais comuns, os boletos, muito utilizados nas contas de água e luz, podem sofrer um grande impacto, pois haverá a opção de pagamento sem as taxas adicionais. Outra modalidade que o coordenador, os cartões usados na função débito também são ameaçados pelo Pix.
 
De acordo com uma pesquisa realizada pela Bain & Company, até 2025 os bancos brasileiros vão deixar de arrecadar cerca de 1 bilhão de reais com a redução das operações de DOC e TED, e do uso de cartão de débito. As operações DOC e TED possuem restrições de valor de transferência, dia da semana e horário em que podem ocorrer, por isso especialistas apostam numa redução significativa de seu uso.
 
Até o dia 15 de outubro mais de 4 milhões de chaves de acesso já haviam sido cadastrados nos bancos do país. A chave Pix é a informação que vai identificar um cliente e sua conta bancária no novo sistema, podendo ser o número de celular, o CPF ou CNPJ, e-mail ou um código aleatório formado por letras e números. As pessoas físicas poderão cadastrar até cinco chaves por conta, já as pessoas jurídicas terão até 20 chaves.
 
A matéria da FURB TV está disponível no canal do YouTube da TV educativa e aborda também as razões do Brasil ter uma das taxas de juros mais altas do mundo e como os sistemas de pagamento funcionam nos mercados de outros países. 
Publicação: 28/10/2020 - 15h41 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel