Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


19/02/2020 - Estudantes de Pedagogia Xokleng têm aulas sobre usos de tecnologias


O curso de Pedagogia Indígena Xokleng, realizado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) nas dependências da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no município de Ibirama, tem como princípio vivenciar a interculturalidade com enfoque à cultura indígena do Povo Laklãnõ/Xokleng, formando professores para atuarem nas escolas da comunidade Xokleng e escolas da região que tenham em seu Projeto Pedagógico a interculturalidade como foco.
 
A oferta do curso é uma parceria com o Governo do Estado, por meio do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenolvimento da Educação Superior (FUMDES) que viabiliza o Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU). São 45 estudantes indígenas matriculados no curso que iniciou em julho de 2019.
 
No último sábado, 15 de fevereiro, os estudantes indígenas estiveram na FURB para as aulas da disciplina “Tecnologia e objetos digitais de ensino e aprendizagem” que inaugura a segunda fase do curso, ministrada pelo professor Maurício Capibianco Lopes, no Laboratório Interdisciplinar para Formação de Educadores (LIFE). O ambiente conta com lousa digital, mesa interativa multitoque, projetores multimídia e óculos 3D, notebooks e computadores.
 
As aulas aconteceram com a participação de bolsistas, professores e outros voluntários, que acompanharam as equipes de estudantes em diferentes atividades com uso das tecnologias.
“O contato com as tecnologias é fundamental e muitas das ferramentas que eles conheceram utiliza o celular (que a maioria tem) e a internet”, disse a professora Karla Bento, do colegiado do curso e que acompanhou o grupo durante parte da visita à Universidade.
 
Na FURB os estudantes também foram apresentados a outros espaços, como o complexo esportivo, a biblioteca universitária, às coleções de animais taxidermizados do curso de Ciências Biológicas e o Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores (EFEX), equipado pela Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina, onde participaram de uma oficina. “É muito importante que os estudantes indígenas conheçam a instituição na qual estão matriculados e a estrutura que a FURB disponibiliza”, aponta Karla Bento.
 
A formação em Pedagogia Indígena Xokleng tem oito fases, sendo quatro anos de estudos. O currículo reúne aspectos da língua, história, cultura e arte Laklãnõ/Xokleng e componentes específicos da pedagogia e de formação de professores. “A FURB é uma das instituições que mantém projetos de pesquisa e extensão há mais tempo junto à comunidade Xokleng que reside na Terra Indígena Ibirama e o curso é único no País”, enfatiza Karla. Depois das experiências na FURB, nas redes sociais, as estudantes Luiza Crendo e Tombé Elenia Camlém Correa de Negredo comentaram: “foi muito bom o dia”, disse Luiza, “um dia cheio de experiências e aprendizados”, resumiu Tombé.
Publicação: 19/02/2020 - 16h06 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel