Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


25/09/2020 - FURB sedia Escola de Primavera de Transição e Turbulência


A Universidade Regional de Blumenau (FURB) sediou, esta semana, pela primeira vez, a XII Escola de Primavera de Transição e Turbulência (EPTT), evento científico da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) que discute os assuntos mais avançados da Mecânica dos Fluidos. O evento reuniu cientistas renomados nacional e internacionalmente e foi acompanhado por professores e estudantes de forma remota e gratuita.
 
A realização do evento pela FURB foi aprovada em 2018, na edição da EPTT organizada pelo Laboratório de Mecânica dos Fluidos (MFLab) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em que os pesquisadores da FURB apresentaram cinco trabalhos técnicos, além de participarem das discussões científicas e apresentarem a candidatura da Universidade de Blumenau.
 
Nesta décima segunda edição, mais de 60 trabalhos técnicos foram apresentados, entre eles trabalhos da FURB, de Universidades de diversos estados brasileiros e também de outros países, como Estados Unidos, Canadá e Argentina.
 
Assim como a apresentação de trabalhos, o evento promoveu nove palestras, cinco com profissionais brasileiros e quatro com profissionais internacionais. Entre as palestras com participação internacional está o professor Hans Kuipers, da Eindhoven University of Technology, que faz parte da Academia Real de Ciências e Artes da Holanda. Em sua palestra falou sobre seu desenvolvimento de reatores químicos que lidam com processos de combustão de biomassa e que desenvolvem melhorias quanto à eficiência dos processos de produção de energia.
 
Outra participação internacional na XII Escola de Primavera de Transição e Turbulência foi a do professor Olivier Desjardins, da Cornell University, nos Estados Unidos, que falou sobre o desenvolvimento de modelos matemáticos que buscam traduzir, computacionalmente, problemas de combustão de biomassa, permitindo a esquematização de projetos de equipamentos e reatores mais avançados.
 
A organização do evento deste ano foi feita pelo Departamento de Engenharia Química da FURB, por meio dos Laboratórios de Fluidodinâmica Computacional (LFC) e de Verificação e Validação (LVV). O professor Jonathan Utzig, envolvido na organização, comenta que “nós (organização) estamos muito contentes com a resposta que a comunidade tem dado durante a semana, dizendo ter sido muito satisfatório o formato de transmissão pela internet, que encontramos para superar o impedimento das realização do evento presencial devido à pandemia da Covid-19”.
 
O EPTT busca promover discussões e compreender os movimentos dos fluidos, como do sangue, do ar que permite os aviões voarem e que circulam em salas, tudo isso por meio de experimentos e de simulações computacionais, que são tarefas dos cientistas da Mecânica dos Fluidos. Na próxima edição da Escola de Primavera de Transição e Turbulência, que acontecerá no ano de 2022, a FURB foi selecionada para novamente organizar e sediar o evento de forma presencial. 
Publicação: 25/09/2020 - 17h24 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC

Setembro/2020 (alterar)



Painel