Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


24/11/2020 - Kochkaese conquista novos paladares


Blumenau têm entre 25 e 30 produtores de Kochkaese, queijo tipicamente catarinense de origem Alemã, que produzem o alimento para a venda. O seu Norberto Gaedtke é um desses produtores. Além disso, ele também abriu as portas de casa para que a FURB pudesse fazer as análises e pesquisar o queijo. Ele comercializa o produto na Feira Livre da Proeb, na Rua Humberto de Campos. Todo sábado de manhã, ele leva entre 13 e 15 quilos do alimento para a feira e vende tudo. Ele conta que a procura ao alimento vem aumentando principalmente entre o público jovem. “Hoje a procura é muito grande e o que mais anima a gente depois de tanto sacrifício pra legalizar o queijo é gente jovem procurando”.  
 
Em maio deste ano, o governo do Estado, por meio da secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, publicou o Regulamento Técnico de Qualidade e Identidade do Kochkase. O regulamento estabelece as regras que os produtores devem seguir para que o queijo mantenha as características únicas e para que possa ser comercializado de forma segura. “Antes da regulamentação não existia essa lei. Se uma pessoa quisesse fazer kochkase de maneira comercial eles iriam dizer que o produto era queijo fundido, mas queijo fundido pode ser muitos. Não existia o kochkase perante a legislação sanitária”, explica a extensionista da Epagri, Fabiana Moratelli.  
 
O projeto com o queijo Kochkase começou em 2009, com o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí. Em 2010 a FURB ingressou na pesquisa, colaborando com estudos microbiológicos e físico-químicos, que embasaram o regulamento. “O que eu lia no jornal é que existia um entrave em relação aos aspectos microbiológicos e sanitários desse produto porque ele era feito com leite cru. Eu entendia que a gente (FURB) poderia colaborar em relação a essas análises”, destaca a técnica de laboratório Marian Natalie Meisen, que trouxe a pesquisa no Kochkase para a Universidade. O projeto conta ainda com a colaboração da Epagri, Cidasc e Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI).    
 
A FURB TV fez uma reportagem completa sobre o assunto. Lá, o seu Norberto ainda conta o passo a passo da produção do Kochkase e quais os ingredientes que ele utiliza na sua produção.  
 
Publicação: 24/11/2020 - 18h07 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC

Novembro/2020 (alterar)



Painel