Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


23/02/2022 - Secretária aborda desafios da gestão e assistência à saúde


Nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) recebe nova turma de estudantes e dá início ao semestre letivo com aula especial proferida pela atual secretária de Saúde de Pomerode, a farmacêutica Ligia Hoepfner.
 
Ela é coordenadora da CIR-Médio Vale, a Comissão Intergestores Regional que integra o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI), instituição pública intermunicipal criada para gestão de serviços na área de saúde. Lígia também é a atual secretária adjunta da diretoria executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosem/SC).
 
Com graduação e mestrado em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especializações em Farmácia Hospitalar com introdução a Farmácia Clínica pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e em Gestão em Saúde pela UFSC, Lígia Hopfner traz ao PPGSC o tema “Os desafios da gestão e assistência em saúde: relato de experiência”.
 
Na programação do retorno às atividades, após a palestra da secretária, os egressos do programa que integram os grupos de pesquisa farão uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos. Uma conversa com a coordenadora do programa Idiomas sem Fronteiras da Universidade, Cyntia Bailer, sobre oportunidade de aulas de inglês gratuitas ou de baixo custo, uma visita guiada à Biblioteca e uma conversa com a Divisão de Modalidades de Ensino (DME) sobre os recursos à disposição dos estudantes preenchem o dia.
 
Saúde Coletiva
 
O curso de mestrado profissional em Saúde Coletiva da FURB tem como público-alvo profissionais graduados na área da saúde, ciências sociais e áreas afins como, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Biomedicina, Medicina Veterinária, Educação Física, Farmácia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Administração, Ciências Biológicas, Engenharia Sanitária e Ciências Sociais.
 
O programa desenvolve três linhas de pesquisa: epidemiologia em serviços de saúde, promoção à saúde e integralidade do cuidado e educação, comunidade e processo de trabalho na saúde.
 
A primeira investiga a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis e fatores de risco à saúde, bem como estudos de demanda e acesso a insumos e serviços, avaliação dos processos de cuidado à saúde com ênfase na atenção primária. A segunda desenvolve estudos e práticas sobre cuidado humano com abordagem dos aspectos biológicos e psicossociais em pessoas sob condições crônicas de saúde nos diferentes ciclos de vida, com ênfase na infância e adolescência e na educação em saúde, mediante estudos quantitativos e qualitativos. Aborda o desenvolvimento de uma prática de cuidado integral à saúde no Sistema Único de Saúde – SUS. A terceira linha compreende as relações que se estabelecem entre o ensino, o serviço e a comunidade através de pesquisas no contexto historicamente construído e que sustentam as articulações dessas interfaces para fortalecimento do ensino e do trabalho em saúde. Privilegia também estudos concernentes à política educacional e de saúde, bem como a compreensão do ensino-aprendizagem nos processos de trabalho em saúde, tendo como foco a aprendizagem significativa, metodologias ativas, estudos curriculares e os processos avaliativos.
Publicação: 23/02/2022 - 00h01 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC

Fevereiro/2022 (alterar)



Painel