Facebook Twitter Imprimir

AVALIAÇÃO DOS CURSOS

Indicadores de qualidade e excelência

 

A FURB apresenta os conceitos conforme Ciclo Avaliativo do SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Lei nº 10.861/2004 que o instituiu.
 
O ciclo avaliativo compreende a realização periódica de avaliação de instituições e cursos superiores, com referência nas avaliações trienais de desempenho de estudantes, as quais subsidiam, respectivamente, os atos de recredenciamento e de renovação de reconhecimento.
Fonte: Art. 33. Portaria nº 40/2007, republicada em 29/12/2010. (NR)
 

Conceitos da Universidade

 

Conceitos dos cursos de graduação

 

Conceitos de 1 a 5 (em ordem crescente de excelência, sendo 5 o melhor desempenho). 

 

 

Conceitos da Universidade

 

Índice Geral de Cursos

 
Índice Geral de Cursos - IGC é um indicador de qualidade das instituições de educação superior. É obtido a partir da média ponderada das notas dos cursos de graduação (CPC - Conceito Preliminar do Curso, atribuído pelo MEC) e pós-graduação (conceito dos cursos de mestrado e doutorado, atribuído pela Capes).
 
Tem por finalidade a regulação/supervisão pelo órgão público, consistindo num índice prévio de sustentação ao processo de Avaliação Externa in loco realizado pelas Comissões Avaliadoras nomeadas pelo Conselho Estadual de Educação - CEE/SC.
 
O resultado serve de referência para o processo de credenciamento e renovação de credenciamento. A periodicidade acompanha o ciclo avaliativo do SINAES.   

 

Conceito Institucional – Avaliação Institucional Externa

 
A Avaliação das Instituições de Educação Superior tem por objetivo identificar as suas condições de atuação, por meio de suas atividades, cursos, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões e critérios constantes nos instrumentos do SINAES, utilizados pelo INEP.
 
O órgão regulador/supervisor utiliza o IGC para determinar a avaliação in loco da Universidade. O IGC insatisfatório (nota inferior a 3) requer nova avaliação in loco. Quando mantida a nota insatisfatória na Avaliação Institucional Externa, ela resulta em reclassificação da Instituição em outra categoria acadêmica. 

 

 

Conceitos dos cursos de graduação

 

Conceito Enade 

 
Conceito obtido do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade, aplicado trienalmente pelo INEP/MEC, nas áreas avaliadas. O cálculo do conceito considera apenas o desempenho dos estudantes concluintes na prova de formação geral e componente específico. Consiste na média ponderada da nota padronizada dos concluintes no componente específico e da nota padronizada dos concluintes na formação geral.
 

Conceito Preliminar de Curso - CPC

 
Conceito atribuído pelo MEC e publicado anualmente. É calculado para cada curso avaliado nas áreas contempladas na avaliação do Enade. É a média ponderada de diversas medidas relativas à qualidade de um curso (considera a nota dos concluintes e dos ingressantes no Enade, o Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado - IDD no Enade, a qualidade do corpo docente, a infraestrutura e a organização didático-pedagógica). O conceito preliminar constitui elemento de referência nos processos de avaliação para subsidiar a renovação de reconhecimento dos cursos de graduação.
 

Conceito do Curso - CC

 
Conceito obtido na verificação in loco realizada por Comissão Avaliadora designada pelo Conselho Estadual de Educação, com a finalidade de regulação/supervisão. O CEE/SC dá legalidade, validade e legitimidade aos cursos, através da publicação de atos ou decretos de reconhecimento ou de renovação do reconhecimento. A periodicidade acompanha o ciclo avaliativo do SINAES.
 

 


Painel