Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


12/12/2018 - Culto Concerto com Orquestra de Cordas da FURB, Sopros Convidados e Coro de Câmara Vocal Consort Blumenauensis

A Orquestra de Cordas da FURB iniciou suas atividades em 2008, oportunizada pelo então amestro Frank Graf, para que se desenvolvesse um trabalho específico com o repertório antigo.
 
Local: Igreja do Espírito Santo (Paróquia Luterana Blumenau – Centro)
 
Evento aberto a toda comunidade. Entrada gratuita. 
 
PROGRAMA DO CULTO CONCERTO
1. Acolhida (com introdução da temática Música na Igreja)
2. Antonio VIVALDI (1678-1741)
Concerto em Dó Maior (F. XI nº 25 – RV 110), para cordas e baixo contínuo
I. Allegro – II. Largo – III. Allegro
04’20”
3. Saudação Trinitária
4. Oração
5. Leitura bíblica
6. Antonio VIVALDI (1678-1741)
Concerto em Dó Maior (RV 399), para violoncelo, cordas e baixo contínuo
I. Allegro – II. Largo – III. Allegro
Solista: Victor Hugo Ruiz Reggiardo
06’30”
7. Reflexão
8. Johann KUHNAU (1660/1722)/Johann Sebastian BACH (1685-1750) (atrib.)
Cantata Uns ist ein Kinf geboren (BWV 142 / Anhang II 23)
I. Concerto
II. Chor: Uns ist ein Kind geboren
III. Arie (Bass): Dein Geburtstag ist erschienen
IV. Chor: Ich will den Namen Gottes loben
V. Arie (Tenor): Jesu, dir sei Dank
VI. Recitativ (Alt): Immanuel
VII. Arie (Alt): Jesu, dir sei Preis
VIII. Choral: Alleluia (Alleluia)
13’31”
9. Pai nosso
10. Benção
11. Felix MENDELSSOHN-BARTHOLDY (1809-1847)
Verleih uns Frieden (Dona nobis Pacem)
Texto: Martin Luther (1483-1546)
5’45”
 
A Orquestra da FURB é um conjunto sinfônico clássico, que iniciou suas atividades em 1999, sob a regência do maestro emérito Frank Graf e consolidou-se como programa de extensão. O projeto coloca em prática o poder transformador que a união entre ensino, pesquisa e extensão pode ter sobre a sociedade, agregado ao fomento à cultura, oportunizando o desenvolvimento e a integração social. A orquestra é composta por estudantes do Curso de Música, bem como de outros cursos da universidade, profissionais e voluntários da comunidade, sob a regência e coordenação do maestro Roberto Rossbach.
 
A formação instrumental configura-se pela base original das orquestras do século XVIII, composta pelos primeiros violinos, segundos violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. Tem em seu currículo interpretações de estilo barroco francês e italiano e compositores como Antonio Vivaldi, Caspar Ferdinand Fischer, Jean Phillip Rameau, Henry Purcell, Niccolò Pórpora, Georg Phillip Telemann, Johann Sebastian Bach e Georg Friedrich Haendel. Desde a sua fundação a regência está sob a responsabilidade do maestro Roberto Rossbach.
 
O coro de câmara Vocal Consort Blumenauensis é formado, basicamente, por cantores de Blumenau e região. Iniciou suas atividades em agosto de 2012, com o intuito de fomentar e divulgar a música coral clássica em Blumenau. O embrião para a fundação do coro surgiu em 2011, quando cantores de Blumenau e região, liderados por Marcos Liesenberg e Roberto Rossbach, se reuniram para realizar um concerto sacro em homenagem póstuma a Sra. Freya Rischbieter. O concerto de estreia do coro de câmara Vocal Consort Blumenauensis, denominado “Soli Deo Gloria”, ocorreu em 2012, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, cuja obra principal foi o moteto “Jesu, meine Freude” (BWV 227), de Johann Sebastian Bach (1685-1750), acompanhado ao órgão positivo e violoncelo. Em dezembro de 2013, o grupo apresentou uma série de Concertos de Natal em igrejas de Blumenau. O repertório contou com villancicos do século XVI, canções natalinas tradicionais de diversos países, spirituals e obras do século XX. O concerto foi acompanhado por um quarteto de flautas e instrumentos de percussão. Em 2014, juntamente com uma orquestra arregimentada, apresentou o concerto “Mestres do Barroco”, no Teatro Carlos Gomes e na Vila Itoupava, em Blumenau. O concerto obteve grande êxito, granjeando grande repercussão junto à comunidade do Vale do Itajaí. Novamente, em dezembro de 2014, realizaram-se mais três Concertos de Natal, em igrejas blumenauenses, a exemplo do ocorrido em 2013. Em 2015, com grande êxito, o coro de câmara realizou, no Teatro Carlos Gomes, seu concerto “Folia Renascentista”, uma noite de madrigais e canções da Renascença, com trajes de época, grupo de flautas, violão e cravo. Este concerto foi realizado também na Sociedade Harmonia-Lyra, em Joinville, em julho do mesmo ano. Até agosto de 2015 o coro recebeu a orientação vocal do tenor Marcos Liesenberg. Participou em 2015 do Projeto Magia de Natal da cidade de Blumenau, apresentando repertório natalino para coro, orquestra e solistas. Em 2016 apresentou o concerto de música coral a capella “Cantate Domino – Tributo a Marcos Liesenberg”, com motetos sacros através da história da música. Atualmente o grupo se apresenta no formato de octeto vocal e desde sua fundação, o coro está sob a regência do maestro Roberto Rossbach.

Data: 12/12
Horário: 19h30
Informações: Divisão de Cultura - (47) 3321-0937 - cultura@furb.br
Publicação: Cultura

Dezembro/2018 (alterar)



Painel