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24/08/2016 - Estudo cartografa práticas discursivas na educação infantil

A mestranda Diana Sueli Vasselai Simão, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende sua dissertação nesta quarta-feira, dia 24, a partir das 14 horas, na sala I-305.
“Cartografando práticas discursivas sobre espaços para crianças na educação infantil” é o título do trabalho.
São membros da Banca Examinadora: Presidente: Prof(ª) Dr(ª) Gicele Maria Cervi/FURB; Titulares: Prof(ª) Dr(ª) Ana Maria Preve/UDESC; Dr(ª) Daniela Tomio/FURB; Suplente: Prof(ª) Dr(ª) Andrea Soares Wuo/FURB
Resumo da dissertação
Linhas, nós, embaraços, amarras, invenções se fizeram presentes nesta pesquisa que analisou práticas discursivas das professoras sobre espaços para crianças na Educação Infantil.
Os objetivos desdobraram-se em três: I) Localizar alguns espaços para crianças na Educação Infantil; II) Mapear nos documentos oficiais os discursos sobre espaços para crianças na Educação Infantil e; III) Analisar práticas discursivas sobre espaços para crianças na Educação Infantil.
Os acordos teóricos foram: Foucault (2013; 2014), Deleuze e Guattari (1997; 2011), Corazza (1996; 2002;),). Escolheu-se como método a cartografia, esta que acontece no processo, nos cruzamentos, nas entrelinhas. Os sujeitos da pesquisa foram seis professoras que vivenciaram experiências significativas sobre espaços na Educação Infantil no período de 2007 a 2009 em um Centro de Educação Infantil do município de Blumenau, no Vale do Itajaí, Santa Catarina. O instrumento de pesquisa foi a entrevista, num movimento de diálogo, de contar uma história, de dizer, de narrar.
As práticas discursivas do grupo de professoras inferiram que o espaço do Centro de Educação Infantil foi inventado a partir do coletivo que formaram, dos pequenos encontros, do cuidado com o outro, do planejar juntas, num movimento de explorar o inesperado, contra o que se parece pronto, inventando uma vida que falta, buscando parceiros, acreditando.
Os discursos dos autores e dos documentos oficiais analisados contribuíram e contribuem para pensar os espaços para crianças na Educação Infantil. Documentos que ora capturam um discurso de verdade sobre a criança, a escola e os espaços para crianças, mas, ora também funcionam como mobilizadores para professores e instituições pensarem os espaços para as crianças. Discursos esses que moldam a infância como uma categoria única e homogênea, mas que podem ser desnaturalizados, ressignificados e desconstruídos. Espaços constroem saberes, espaços disciplinam e controlam o corpo, mas espaços também são possibilidades de invenção, de construção de coletivos, de potências.
Publicação: 24/08/2016 - 09h36 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
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