Facebook Twitter Imprimir

INFRAESTRUTURA

 

Laboratório de Solos
Atende às demandas de ensino, pesquisa e extensão em ciências florestais. Desenvolve atividades práticas das disciplinas de Edafologia e Práticas Integradas Florestais, além das disciplinas do mestrado em Engenharia Florestal da FURB. Realiza pesquisas nas áreas de fertilidade do solo, manejo e conservação do solo, nutrição de plantas e produção de mudas, juntamente com empresas da área e em conjunto com o Horto-Florestal de Gaspar/FURB. O laboratório estrutura possui penetrômetro, pHmetro, estufa de circulação, anéis volumétricos, trados, pás, sonda, carta de Munsell, que determinam compactação, densidade do solo, acidez ativa do solo, amostragem de solo para fins de recomendação de adubação e calagem, levantamento morfológico do solo, englobando as áreas de química e física do solo, nutrição de plantas e fertilidade do solo e morfologia e classificação de solos.
Câmpus 2 - Sala H-008 - Mapa

Laboratório de Processos de Industrialização da Madeira
São realizadas atividades de caracterização da madeira de diversas espécies, em diferentes níveis de processamento e desenvolvidas atividades de pesquisa que visam ao aprimoramento dos processos de industrialização da madeira, especialmente o processo de secagem. No Horto-Florestal de Gaspar/FURB encontra-se a Unidade Piloto de Secagem de Madeira
Câmpus 2 - Sala H-012 - Mapa

Laboratório de Monitoramento e Proteção Florestal
Realiza pesquisas na área de controle biológico de plantas indesejáveis, em cooperação com a Universidade Federal do Paraná, nos projetos Aroeira, Fumo Bravo e Araçá - que consistem no estudo de potenciais agentes de controle dessas plantas, consideradas indesejáveis na Flórida/EUA, África do Sul e Havaí/EUA respectivamente. E, em parceria com as Universidades do Paraná e de Londrina, o projeto Estudos de Agentes para o controle de Tecoma Stans tem como objetivo reconhecer e estudar, potenciais agentes para o controle biológico nos estados do sul do Brasil.
Câmpus 2 - Bloco P - Fundos - Mapa

Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto
Dá suporte às atividades didáticas, de extensão e de pesquisa do curso de Engenharia Florestal permitindo a realização de aulas e atividades práticas, experimentos, testes ligados à área de conhecimento do sensoriamento remoto, fotogrametria, fotointerpretação e geoprocessamento.
Câmpus 2 - Sala G-100 - Mapa

Laboratório de Colheita e Incêndios Florestais
Auxilia as atividades das disciplinas de Colheita Florestal e Incêndios Florestais exercendo um importante papel agregando experiências práticas ao conteúdo teórico ministrado em sala de aula.
Câmpus 2 - Sala H-005 - Mapa

Laboratório de Dendrologia
Dá suporte às aulas práticas de dendrologia, na parte da descrição e identificação de material botânico de espécies arbóreas nativas e exóticas. Conta com um herbário didático, carpoteca (coleção científica de frutos) e xiloteca (coleção científica de madeiras), estufa, treliças, papelão que são utilizados na confecção de herbário pelos alunos. As instalações são usadas ainda no apoio de outras atividades de pesquisa e extensão, que envolvem a coleta e identificação de espécies arbóreas.
Câmpus 2 - Sala H-003 - Mapa

Laboratório de Mensuração Florestal
Compreende o conjunto de técnicas e instrumentos para medir, analisar e interpretar características de árvores e florestas. Atende aos estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia Florestal.
Câmpus 2 - Sala H-010 - Mapa

Laboratório de Melhoramento Genético Florestal
Realiza análise estatística de parâmetros genéticos em espécies florestais; emprego de marcadores moleculares, através da eletroforese de fragmentos amplificados de DNA, em análises genéticas no melhoramento florestal; uso de marcadores moleculares com a finalidade de distinguir genótipos.
Câmpus 2 - Sala H-017 - Mapa

Laboratório de Silvicultura
Fornece suporte às disciplinas Silvicultura, Métodos Silviculturais e Silvicultura Clonal e é onde são realizadas aulas e atividades práticas. Atende às disciplinas do mestrado em Engenharia Florestal da FURB além de pesquisas desenvolvidas em convênios com empresas florestais. Conta com banco de sementes florestais, sala de germinação, sala de secagem, sala de análises de sementes e plantas, viveiro florestal.
Câmpus 5 - Bloco Engenharia Florestal - . - Mapa

Laboratório de Maquetaria
Presta apoio técnico e didático às disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo que necessitam do desenvolvimento de maquetes e modelos físicos como apoio as suas atividades didáticas.
Câmpus 1 - Sala Galpão-007 e 013 - Mapa

Laboratório de Conforto Ambiental
Instrumenta o estudante com os conhecimentos básicos da área do conforto ambiental, compreensão das técnicas de controle ambiental com uso de experimentos, estudos, pesquisas e treinamentos envolvendo condições de temperatura, ventilação, insolação, iluminação e acústica. Desenvolve estudos e pesquisas na área de conforto ambiental proporcionando informações e orientações para as atividades de intervenção de projeto.
Câmpus 1 - Sala Galpão-204 - Mapa

Laboratório de Projetação
Atende às disciplinas de Desenho Arquitetônico, Perspectiva Arquitetônica, Ateliês e Projeto Arquitetônico, além de auxiliar no desenvolvimento de projetos de arquitetura do programa de extensão Construir.
Câmpus 1 - Sala Galpão-002 - Mapa

Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aplicado à Análise Ambiental
Auxilia alunos e professores da área de Planejamento Urbano em assuntos de programação de eventos que auxiliem no desenvolvimento das disciplinas e atividades complementares à sala de aula.
Câmpus 1 - Sala Galpão-010 - Mapa

Laboratório de Topografia e Cartografia
Conta com uma variedade de equipamentos para uso nas áreas de topografia, cartografia e geodésia - estações totais eletrônicas, conjunto de receptores GPS geodésicos, teodolitos digitais, níveis ópticos, níveis laser, teodolitos ópticos de alta precisão. Atende às disciplinas Topografia Engenharia Civil, Topografia Básica e Tópicos Especiais em Topografia da Engenharia Florestal, Topografia da Arquitetura.
Câmpus 2 - Sala G-009 - Mapa

Laboratório de Alta Tensão
O Laboratório de Alta Tensão atua na realização de ensaios laboratoriais em equipamentos elétricos utilizados na transmissão e distribuição de energia, como painéis, cubículos, barramentos blindados, chaves seccionadoras, terminais, buchas, isoladores, comutadores, equipamentos de proteção (luvas, bastões e tapetes isolantes) e demais itens correlatos. Dentre o público alvo, estão os fabricantes de equipamentos elétricos, indústrias em geral, prestadores de serviços e profissionais autônomos. Possui clientes em vários estados do país e é pioneiro em Santa Catarina na prestação de serviços laboratoriais em Engenharia Elétrica, disponível a comunidade.
Câmpus 2 - Sala F-005 - Mapa

Laboratório de Análises de Óleos Isolantes
O Laboratório de Análise de Óleos Isolantes atua na realização de ensaios laboratoriais, exclusivamente em análises físico-químicas de óleos minerais isolantes de transformadores. Atende às indústrias, prestadores de serviços e profissionais autônomos. É o único laboratório em Santa Catarina disponível à comunidade para a realização de análises físico-químicas em óleos de transformadores.
Câmpus 2 - Sala F-005 - Mapa

Laboratório de Operações Unitárias e Reatores
No laboratório são lecionadas as disciplinas de Laboratório de Engenharia Química onde conhecimentos teóricos no domínio das operações unitárias, das reações químicas, de projetos químicos ou de processos são colocados em prática, com a operação de equipamentos encontrados na indústria, como por exemplo, bomba, trocador de calor, peneiras, coluna de destilação, secadores, ciclone, estação de tratamento de água, coluna de adsorção, filtro prensa, etc.
Câmpus 2 - Sala I-104 - Mapa

Laboratório de Processamento de Alimento
É destinado Especialmente à pesquisa, sendo utilizado tanto por alunos de mestrado em Engenharia Química e Engenharia Ambiental, quanto alunos de graduação em Engenharia Química e Nutrição. O foco das pesquisas é o desenvolvimento de novos produtos alimentícios, buscando utilizar matérias-primas regionais e resíduos agroindustriais, visando sempre à questão nutricional, além do sabor. O laboratório oferece infraestrutura para o processamento dos alimentos e também para a realização de análises físico-químicas, químicas e microbiológicas dos produtos.
Câmpus 2 - Sala I-300 - Mapa

Laboratório de Fenômenos de Transporte
No laboratório acontecem experimentos nos quais se relaciona a teoria, aprendida em sala de aula, com a realidade física. Tais experimentos são relacionados às matérias de Fenômenos de Transporte e englobam trocadores de calor, acessórios de encanamentos, medidores de vazão e determinação dos coeficientes para os três tipos de transferência de propriedades conserváveis (quantidade de movimento, energia térmica e massa).
Câmpus 2 - Sala I-105 - Mapa

Laboratório de Fluidodinâmica Computacional
Dedica-se especificamente ao desenvolvimento e aplicação das técnicas de CFD - “Computational Fluid Dynamics” para predição numérica dos campos de velocidade, pressão, concentração e de temperatura, como função do tempo e do espaço tridimensional, que ocorrem no interior de equipamentos de processos como reatores, colunas de destilação, colunas de bolhas, entre outros. Desenvolve pesquisas nas áreas de energia, petróleo, gás e biocombustíveis.
Câmpus 2 - Sala I-204 - Mapa

Laboratório de Verificação e Validação
Acompanha as atividades do Laboratório de Fluidodinâmica Computacional fornecendo base empírica para validação dos modelos numéricos para os escoamentos com transferência simultânea de calor e massa, constituição de modelos para previsão de turbulência multifásica e dos fenômenos de interface entre fases. Desenvolve experimentos em escala reduzida para medições de propriedades macroscópicas como pressão, temperatura, concentração e velocidades médias nas regiões do domínio físico (superfícies e volumes de controle) com variação temporal; e propriedades microscópicas como campos de pressão, temperatura, concentração e velocidades, instantâneas e locais, no domínio do espaço-tempo interno ao domínio físico de interesse.
Câmpus 2 - Sala I-206 - Mapa

Laboratório de Desenvolvimento de Processos
No laboratório são realizadas pesquisas com combustíveis e biocombustíveis.
Câmpus 2 - Sala H-019 - Mapa

Laboratório de Engenharia Bioquímica
Conta com uma infraestrutura para atender ao ensino de graduação e à realização de pesquisas em nível de mestrado e doutorado, na área de biotecnologia.
Câmpus 2 - Sala I-301 - Mapa

Laboratório de Engenharia Têxtil
Conta com uma estrutura direcionada ao atendimento de demandas da área têxtil. São realizadas aulas práticas em disciplinas especificas do curso de Engenharia Química e Moda, além de pesquisas em nível de pós-graduação.
Câmpus 2 - Sala I-200 - Mapa

Laboratório de Controle de Processos
Trabalha em conjunto com a Modelagem Matemática aplicada à Engenharia Química que é a ciência voltada à transcrição de fenômenos físicos ou químicos da realidade física para a realidade virtual na forma de equações e modelos matemáticos que permitem prever de que maneira as variáveis a ele associadas se comportam conjuntamente. Pontos de partida para a avaliação do desempenho de processos industriais, com o apoio da simulação de processos, referente à solução de modelos matemáticos mediante intervenção computacional. Atuam como apoio para a abordagem do controle de processos, destinado à manutenção das variáveis determinantes do bom funcionamento do processo.
Câmpus 2 - Sala I-205 - Mapa

Laboratório de Pesquisa
Desenvolve pesquisas em processos de obtenção e purificação de pigmentos naturais, pesquisas voltadas a processos de separação por membranas, estudos de adsorção de metais utilizando adsorventes alternativos e pesquisas na área de tratamento de água de chuva e curvas de secagem de alimentos.
Câmpus 2 - Sala I-201 - Mapa

Laboratório de Termodinâmica
Concebido e estruturado para execução de experimentos que visam ao estudo da termodinâmica, principalmente aqueles relacionados com os princípios de conservação de energia e de equilíbrio de fases. Os experimentos são realizados essencialmente por alunos do curso de Engenharia Química na disciplina de Laboratório de Engenharia Química - que possibilita explorar a relação entre a teoria e prática, que favorecem o ensino da termodinâmica.
Câmpus 2 - Sala I-404 - Mapa

Laboratório de Computação Científica - câmpus 2
O laboratório possui todos os computadores conectados em rede, com acesso à internet, acesso a servidor de arquivos, de licenças, de autenticação e controle de direitos dos usuários. Dispõe de aplicativos de engenharia, arquitetura e design mais usados no mercado. Todas as atividades acadêmicas recebem o suporte de profissionais e monitores que contribuem na complementação da formação do aluno no uso dos softwares específicos. Atende aos alunos dos cursos de Engenharia, Design, Arquitetura e Urbanismo no desenvolvimento de trabalhos e pesquisas através da internet e no uso de softwares específicos. Possui salas de treinamentos, impressões e plotagens, ambiente climatizado, projetor multimídia e acesso à rede wi-fi
Câmpus 2 - Sala G-100 - Mapa

Laboratório de Computação Científica - câmpus 1
Atende aos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo no desenvolvimento de trabalhos e pesquisas através da internet e no uso de softwares específicos. Possui sala de treinamento, impressões e plotagens, ambiente climatizado, projetor multimídia e acesso à rede wi-fi
Câmpus 1 - Sala Galpão-105 - Mapa

Laboratório de Hidráulica, Hidrologia e Instalações Hidrossanitárias Prediais
Atende as disciplinas de Hidráulica Geral, Hidráulica Aplicada e Instalações Hidrossanitárias do curso de Engenharia Civil e Instalações Hidráulicas para a Arquitetura. O laboratório é dividido em três módulos: de perda de carga e medição de vazão em tubos fechados, de canal aberto onde é possível medir vazões em bocais, orifícios e vertedores e um sistema de instalações hidrossanitárias.
Câmpus 2 - Sala C-003 - Mapa

Casa-Modelo
A Casa-Modelo é uma casa de baixo custo que foi construída com matérias sustentáveis. Paredes e forro com placas cimentícias de madeira mineralizada e telha com materiais PET. Nela tem coleta e uso da água da chuva para fins não potáveis, utiliza energia solar para aquecimento de água e para gerar energia elétrica. Também está aberta a visitação.
Câmpus 2 - Bloco E - Fundos - Mapa

Laboratório de Redes Convergentes
O laboratório dispõe de equipamentos de redes de computadores, simuladores nas áreas de redes, análise de redes elétricas e circuitos elétricos. Fornece atividades experimentais quanto à análise de dados em redes de computadores, simulações de transitórios em redes elétricas e circuitos elétricos.
Câmpus 2 - Sala F-102B - Mapa

Laboratório de Propagação e Antenas
O laboratório dispõe de equipamentos de geração e medição usados para concepção e análise de dispositivos de radio frequência. Também são realizadas pesquisas e experiências de caráter didático envolvendo transmissão e recepção de sinais eletromagnéticos propagados pelo ar e/ou guiados por linhas de transmissão.
Câmpus 2 - Sala F-200 - Mapa

Laboratório de Eficiência Energética
São realizadas atividades experimentais relacionadas às disciplinas dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Telecomunicações além de pesquisas desenvolvidas pelos alunos do mestrado nas áreas de conversores estáticos e eficiência energética. Dispõe de equipamentos voltados para o desenvolvimento de atividades de extensão na área de qualidade e eficiência energética.
Câmpus 2 - Sala F-104 - Mapa

Laboratório de Eletrônica de Potência
São realizadas experiências e pesquisas utilizando conversores estáticos de energia para converter uma forma de energia elétrica em outra apropriada a determinada carga. Estudam-se conversores aplicados em carregadores de bateria, retificadores, máquinas de soldagem, fontes chaveadas, inversores, fontes ininterruptas de energia (no-breaks), entre outros.
Câmpus 2 - Sala F-102A - Mapa

Laboratório de Máquinas Elétricas
São realizadas atividades experimentais relacionadas às disciplinas de Máquinas Elétricas que abordam a conversão eletromecânica de energia, além de pesquisas relacionadas ao acionamento de máquinas elétricas. Sua infraestrutura dispõe de máquinas de corrente contínua, de indução e síncronas, além de bancadas de ensaio para caracterização de máquinas (torque, potência, etc).
Câmpus 2 - Sala F-001 - Mapa

Laboratório de Acionamentos Elétricos
São realizadas atividades experimentais relacionadas às disciplinas dos cursos de graduação e pesquisas utilizando conversores estáticos para acionamento de máquinas elétricas visando, essencialmente, à variação de velocidade do eixo. Os conversores estáticos para acionamento de máquinas elétricas disponíveis são dos tipos CC-CC e CC-CA, contando ainda com acionamentos para motores de passo e servomotores.
Câmpus 2 - Sala F-100 - Mapa

Laboratório de Telecomunicações
Tem característica interdisciplinar, sendo utilizado na realização das atividades experimentais de diversas disciplinas dos cursos de graduação. Dispõem de osciloscópios digitais, geradores de função e fontes CC, que são equipamentos fundamentais no desenvolvimento de experimentos envolvendo energia elétrica.
Câmpus 2 - Sala F-106 - Mapa

Laboratório de Automação e Controle
Está estruturado para dar suporte nas disciplinas de Controle e Servomecanismos, Automação Industrial e Fundamentos de Controle. O laboratório conta com uma infraestrutura composta de várias bancadas de ensaios e testes, utilizadas nas atividades de ensino e pesquisa e Vários equipamentos e dispositivos específicos, podendo-se destacar: Controladores Lógicos Programáveis (CLP), Interface Homem Máquina (IHM), Módulos A/D, Módulo de Comunicação Ethernet e vários tipos de sensores e atuadores para automação indistrial.
Câmpus 2 - Sala F-003 - Mapa

Laboratório de Qualidade de Energia
Tem foco na realização de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias na solução de problemas de qualidade de energia. Conta com uma infraestrutura adequada para a realização de pesquisa aplicada, incluindo um sistema de energia de pequeno porte que possibilita a realização de experimentos relacionados à qualidade de energia. São parceiras no desenvolvimento de pesquisas nesta área empresas como Eletrosul e WEG Automação, entre outras.
Câmpus 2 - Sala F-004 - Mapa

Laboratório de Energias Alternativas
São realizadas atividades experimentais e de pesquisa relacionadas à geração e aproveitamento de energias alternativas, tais como: energia fotovoltaica, célula combustível e eólica. Entre as linhas de pesquisas desenvolvidas destaca-se o estudo dos conversores estáticos de energia necessários a adaptar a energia gerada para utilização comercial.
Câmpus 2 - Sala D-508 - Mapa

Laboratório de Ensaios de Microbiologia
É um laboratório especializado em análises microbiológicas de alimentos, capaz de atendimento às análises exigidas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - MAPA e Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Conta com infraestrutura de fluxo laminar, autoclaves, estufas bacteriológicas, analisador de colônias, microscópio, lupa esteroscópica, agitador stomaker, analisador UV.
Câmpus 2 - Sala I-502 - Mapa


Painel