Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


29/04/2015 - Morre professora e ambientalista Lúcia Sevegnani


Professora Dra. em Ecologia de Florestas (USP), com reconhecida atuação nacional como pesquisadora, gestora, extensionista e ambientalista, Lúcia Sevegnani, 56 anos, morreu ontem, dia 28, às 19h40min., no Hospital Santa Catarina, vítima de leucemia, descoberta em outubro do ano passado. O corpo está sendo velado no cemitério parque Jardim da Saudade, em Blumenau (rodovia 470, bairro Fortaleza), onde será sepultado logo mais, às 16 horas.
 
Sevegnani nutria profundo amor e lutava pela proteção das florestas. Ela foi professora do Departamento de Ciências Naturais da FURB por 25 anos, desde março de 1987. Aposentou-se em 2012, quando passou a atuar como professora voluntária da Universidade. Ocupou cargos relevantes na FURB, entre eles o de Pró-Reitora de Extensão e Relações Comunitárias, entre 2002 e 2006. Foi, também, reitora interina em novembro de 2003, na gestão de Egon Schramm. Ela também ocupou o cargo de bióloga na Prefeitura de Blumenau entre 1981 e 1987.
 
Ela possuía graduação em Ciências Biológicas pela FURB (1981), mestrado em Botânica pela UFRGS (1995) e doutorado em Ecologia pela USP (2003). Atualmente era professora voluntária da FURB. Pesquisava Ecologia de Floresta Atlântica, atuando principalmente nos seguintes temas: florística, fitossociologia, inventário florístico florestal de Santa Catarina e recuperação áreas degradadas.
 
Entre inúmeros livros, publicou em parceria com o professor Edson Schroeder o livro “Biodiversidade Catarinense”, em 2013 e foi uma da organizadoras da obra “Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina”, em 2012.
 
Participou de inúmeros eventos no País relacionados com estudos da Botânica, cujo 50º. Congresso Nacional organizou em Blumenau, em 1999.
 
Natural de Rio do Sul, ela fazia parte de grupo de pesquisadores que tem aprofundado o estudo da causas e formas de prevenção ao fenômeno das enchentes na nossa região. Em 2010 esse grupo lançou o livro “Desastre de 2008 no Vale do Itajaí – Água, gente e política”, organizado por Lúcia Sevegnani e pela Prof. Dra. Beate Frank, também aposentada na FURB.
 
Além disso, fez parte do Comitê que elaborou o Plano de Manejo Ambiental para a Bacia do Rio Itajaí, bem como realizou estudos acerca dos desastres de 2008 e 2011 na mesma região. Também era conhecida sua atuação e o carinho em defesa dos parques naturais do Vale do Itajaí, em especial o Parque Nacional Serra do Itajaí, como expressa sua última entrevista para o site da FURB.
 
Ela era muito requisitada pela imprensa local, estadual e até nacional. Destaca-se uma entrevista que concedeu em 2011 para a WWF, em que analisa um dos maiores desastres ambientais de Santa Catarina. Leia aqui.
 
Homenagens destacam perda irreparável
 
Na página do facebook da professora Lúcia, desde a noite de ontem há centenas de homenagens de autoridades, professores, alunos (graduação e pós-graduação), amigos, familiares, ecologistas, especialmente daqueles que acompanharam sua trajetória como ambientalista, professora, pesquisadora, pró-reitora, ex-presidente da Acaprena (Associação Catarinense de Preservação na Natureza, sediada na FURB).
 
Segundo o reitor João Natel “é com extremo pesar que a comunidade furbiana e a.comunidade acadêmica catarinense recebe a noticia do falecimento da guerreira e querida Prof. Lúcia Sevegnani. Lutou com força ante uma doença agressiva e em toda sua trajetória como educadora, pesquisadora, gestora e extensionista foi de uma competência, dedicação e amor à FURB raramente igualável. Conforto aos familiares que estiveram presentes em todo o longo período de enfermidade”.
 
Para o vice-reitor Udo Schroeder este é um momento de profundo pesar. “Meus sentimentos a todos os familiares e amigos desta guerreira a quem muito devemos”, afirmou.
 
Para a pró-reitora de Ensino, Maria José Domingues, a professora Lúcia foi “exemplo de docente, pesquisadora e extensionista. Sentiremos sua falta”, disse.
 
Segundo a professora Rita Buzzi Rausch, diretora do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras, Sevegnani foi “ grande mulher. É uma perda irreparável! Que sua dedicação, competência e amor à FURB nos impulsionem a continuar com mais vivacidade!”.
 
Professor aposentado da FURB e ecologista, Lauro Bacca recebeu a notícia da morte da amiga “com indescritível dor no coração, pois foi uma guerreira da biodiversidade e de tantas outras boas causas da casa do homem”.
 
Ainda para Bacca e para o curador do Herbário da FURB, André Luís de Gasper, a professora Lúcia foi "educadora, defensora da biodiversidade e da vida, preocupada com o conforto e qualidade da casa do homem que é o meio ambiente, alguem que foi muito alem de suas obrigaçoes profissionais , exercendo a cidadania como poucos. Esta foi Lucia Sevegnani, uma pessoa marcante na vida de todos. Uma verdadeira protetora e amante da natureza, da vida e da biodiversidade. Não só defendia como formou uma geração de profissionais que abraçaram a causa e seguirão seu legado. Incansavel tanto fisica como intelectualmente deixa um grande legado academico e educacional, capaz que era de tanto se comunicar em palestras para criancas ou em entrevistas para a imprensa como tambem se apresentar num socisticado congresso cientifi o internacional - uma perda para Blumenau, SC e o Brasil!".
 
Para a servidora Leide de Liz, que integrou a equipe da professora Lúcia na Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias, "dizer que era um exemplo é pouco para uma mulher como ela. Ambientalista fervorosa, mas acima de tudo humana, amorosa. Descrevo poucas pessoas com tantas qualidades reunidas".
 
Segundo Marta Raldes, jornalista aposentada pela FURB,  a professora Lúcia foi "uma companheira querida de muitos ideais, com quem convivi no trabalho, aprendi muito, e que deixou hoje esse plano de existência. A ela dedico a imagem de ipê amarelo (no facebook), uma das plantas que ela muito amava. Você fará muita falta ao planeta professora doutora Lucia Sevegnani, como bióloga, botânica, educadora, parceira dos colegas que como eu puderam conviver e aprender com você. Mas principalmente fará falta ao mundo pelo ser humano que você foi".
 
Também a Apremavi - Associação de Preservação do Meio Ambiente de Rio do Sul fez sua homenagem, através da coordenadora Miriam Prochnow. "Sócia-fundadora e conselheira da Apremavi, Lúcia foi uma das responsáveis pela fato da Apremavi existir. Palavras não conseguem expressar a vida linda e dedicada que Lucia cultivou. Dedicação à família, aos amigos, aos alunos, e especialmente à natureza. Seremos eternamente gratos a essa ambientalista guerreira e sentiremos sua falta em todas as lutas que ainda temos pela frente. Lucia, sua linda, muito obrigada por tudo. Temos certeza de que está indo em paz!"
 
Para Juarês Aumond, docente mais antigo em atividade na FURB e ex-professor de Lúcia Sevegnani, "Santa Catarina se despediu de uma das mais brilhantes pesquisadoras e batalhadora da área ambiental do Estado Catarinense". Leia o seu comentário à rádio Nereu Ramos.
Publicação: 29/04/2015 - 09h41 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Abril/2015 (alterar)

30/04/2015 29/04/2015 28/04/2015 27/04/2015 24/04/2015 23/04/2015 22/04/2015 17/04/2015 16/04/2015 15/04/2015 14/04/2015 13/04/2015 10/04/2015 09/04/2015 08/04/2015 07/04/2015 06/04/2015 01/04/2015


Painel