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27/02/2018 - CEI Emília Piske foi foco de dissertação de Mestrado

O Centro de Educação Infantil (CEI) Emília Piske, localizado no Bairro Fortaleza Alta, em Blumenau, foi foco da pesquisa da mestranda Elora Testoni Felippi, do Programa de Pós-Graduação em Educação. Elora analisou, através de cinco edições de um jornal elaborado pelo CEI os movimentos de um currículo na própria instituição.
A ideia foi descrever a construção do jornal como documentação pedagógica de um CEI público de Blumenau; identificar as linguagens produzidas nas propostas deste CEI e depreender a relação entre currículo, criança e linguagens a partir de uma documentação pedagógica (jornal).
Os dados dos jornais permitiram inferir que as linguagens presentes nas propostas da instituição expressam um conceito de criança e demonstram um currículo em movimento. A proposta pedagógica do CEI, seu currículo formal, está em consonância as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Nas práticas relatadas no jornal podemos dizer que há um currículo que se propõe dar potência as várias linguagens.
"Assim, o currículo que atravessa o CEI Emília Piske evoca as subjetividades e identidades das crianças que estão neste espaço pela relação estabelecida entre as diferentes linguagens. É possível afirmar que a relação entre currículo, criança e linguagens acontece no CEI Emília Piske pela organização das propostas", diz o texto da mestranda.
A ideia foi descrever a construção do jornal como documentação pedagógica de um CEI público de Blumenau; identificar as linguagens produzidas nas propostas deste CEI e depreender a relação entre currículo, criança e linguagens a partir de uma documentação pedagógica (jornal).
Os dados dos jornais permitiram inferir que as linguagens presentes nas propostas da instituição expressam um conceito de criança e demonstram um currículo em movimento. A proposta pedagógica do CEI, seu currículo formal, está em consonância as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Nas práticas relatadas no jornal podemos dizer que há um currículo que se propõe dar potência as várias linguagens.
"Assim, o currículo que atravessa o CEI Emília Piske evoca as subjetividades e identidades das crianças que estão neste espaço pela relação estabelecida entre as diferentes linguagens. É possível afirmar que a relação entre currículo, criança e linguagens acontece no CEI Emília Piske pela organização das propostas", diz o texto da mestranda.
"Elas não vivem separadamente no espaço, porém são três movimentos diferentes entre si, mas que no dia a dia se aproximam e fazem com que o espaço seja inovação, descoberta e conhecimento. Os movimentos de um currículo, expressos nos jornais analisados, demonstram um cuidado com a criança. Evidenciam as mudanças nas formas de trabalhar com as crianças e, as diferentes linguagens apontam para um currículo sempre em movimento. E com tudo isso, também constrói um currículo que respeita a criança como um sujeito de direito e como tal, investe no desenvolvimento de sua autonomia, na curiosidade, na exploração dos espaços e objetos, no protagonismo da criança e dos adultos que convivem com ela. Um currículo vivo", diz o resumo.
A defesa
Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação
Dissertação: O jornal como documentação pedagógica: diálogos sobre as linguagens do Centro de Educação Infantil Emília Piske
Mestranda: Elora Testoni Felippi
Orientadora: Gicele Maria Cervi
Defesa: dia 28 de fevereiro (quarta-feira), às 13h30, na Sala: I-304, Campus 1 da FURB
A defesa é aberta à participação da comunidade.
Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação
Dissertação: O jornal como documentação pedagógica: diálogos sobre as linguagens do Centro de Educação Infantil Emília Piske
Mestranda: Elora Testoni Felippi
Orientadora: Gicele Maria Cervi
Defesa: dia 28 de fevereiro (quarta-feira), às 13h30, na Sala: I-304, Campus 1 da FURB
A defesa é aberta à participação da comunidade.
Publicação: 27/02/2018 - 08h00 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
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