ARQUIVO DE NOTÍCIAS
29/06/2018 - Pesquisa da FURB ganha visibilidade internacional
A doutoranda Graziela dos Santos Bento, do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis e Administração da FURB, e o Prof. Dr. Gérson Tontini, professor do Programa de Pós-graduação em Administração, publicaram artigo no Total Quality Management & Business Excellence, periódico com alto fator de impacto e estrato A1 Capes Qualis.
O artigo “Developing an instrument to measure Lean Manufacturing Maturity and its relationship with operational performance” (Desenvolvendo um instrumento para medir a maturidade em manufatura enxuta e sua relação com o desempenho operacional) é resultado da Dissertação de Graziela como bolsista da FAPESC - Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - pelo edital 05/2015, sob orientação de Tontini, e já havia conquistado o prêmio de melhor artigo apresentado na 20ª QMOD (Conferência em Ciências da Qualidade e Serviços), na Dinamarca, em agosto de 2017. O trabalho pode ser lido neste link.
O trabalho propõe um instrumento para avaliar a maturidade da manufatura enxuta e examinar a relação entre a maturidade da manufatura enxuta e o desempenho operacional. Com base nos 14 princípios de gestão da Toyota, a ferramenta contribuiu para analisar a maturidade das empresas em oito dimensões: Planejamento Estratégico, Qualidade na fonte, Processos e ferramentas, Resolução de problemas, Pessoas, Melhoria Contínua, Integração de fornecedores e Foco no cliente. O instrumento foi aplicado a 90 empresas industriais de Santa Catarina. Os resultados confirmam que a maturidade pode explicar 49,9% da variância do desempenho operacional das empresas pesquisadas.
Intitulado “Maturidade das práticas de lean manufacturing e sua relação com o desempenho operacional: uma análise sob a ótica dos 14 princípios Toyota”, o estudo apoiado pela FAPESC contribui para a ampliação dos estudos científicos nos campos de lean manufacturing e maturidade das organizações, além de trazer contribuições gerenciais ao fornecer um instrumento para auto-avaliação da maturidade das práticas lean e diagnóstico dos pontos a serem melhorados.
Práticas lean em Santa Catarina
Por meio de um questionário, profissionais da área de operações de 90 indústrias de transformação catarinenses indicaram a extensão em que 38 práticas lean baseadas nos 14 princípios gerenciais da Toyota está implementada de acordo com cinco graus de maturidade, variando de 1 (não implantado ou implantado informalmente) a 5 (implantado, controlado e melhorando continuamente).
Os respondentes também assinalaram em uma escala de 5 pontos sua percepção em relação a indicadores de desempenho operacional. O instrumento foi testado por meio de análise fatorial confirmatória e os resultados demonstram que o instrumento é confiável para aplicação prática. A pesquisadora explica: “69% das empresas pesquisadas encontram-se nos níveis 1 a 3, ou seja, de maneira geral, a aplicação de práticas lean é inexistente ou informal, e quando adotadas, estão em uma fase bastante inicial com implementação em poucas áreas e resultados instáveis”.
A pesquisa mostrou que a resolução de problemas e a integração de fornecedores foram as dimensões com o menor nível de maturidade, enquanto o foco no cliente apresentou a maior maturidade no estudo, variando entre 4 e 5, nos quais as práticas já podem ser consideradas implementadas e com resultados sustentáveis. “Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre as médias de maturidade por segmento, confirmando a hipótese de outros pesquisadores de que o lean pode ser aplicado a qualquer tipo de empresa”, afirma Graziela.
“Em contrapartida”, completa, “houve diferença entre as médias de maturidade entre pequenas e grandes empresas para a maioria das dimensões”. Ainda foi possível detectar que a partir do nível 4 de maturidade, não é mais percebida diferença estatística no desempenho, o que significa que, após um ano de manutenção dos resultados alcançados, o desempenho torna-se estável.
Publicação: 29/06/2018 - 14h50 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
Junho/2018 (alterar)
30/06/2018
29/06/2018
- Pesquisa da FURB ganha visibilidade internacional
- Assembleia quer reestruturar a Associação dos Amigos da FURB
- FURB vence Prêmio Walmir de Albuquerque Barbosa de Graduação
- Exposição marca 50 anos dos cursos de Pedagogia e Letras
- Voleibol: Bluvôlei é campeã do Aberto de Jaraguá
- José Marques de Melo deixa importante legado para a FURB
- Abertos editais para bolsas do PIBID e Residência Pedagógica
- Parceria inédita da FURB divulga ponte de Blumenau
- Homenagens vão marcar os 34 anos das Feiras de Matemática
- Permacultura é tema de palestra no Curso de Pós-Graduação
- Atletas da ginástica rítmica conquistam bolsas de estudo
- ETEVI tem participação ativa em dois eventos importantes
- “Plantas Medicinais” é tema do Programa Universidade Aberta
- Luto oficial pelo falecimento do professor Floriani
- Provas do Vestibular de Inverno serão neste domingo
- FURB recebe espetáculo da 18ª Mostra EmCenaCatarina
- Alunos recebem certificado do curso de Economia Solidária
- FURB organiza 1º Fórum Regional de Envelhecimento
- Centro Acadêmico de Biologia promove evento no “Junho Verde”
- Grupo de Pesquisa de História Ambiental comemora 15 anos
- 5ª Feira de Inovação do CCT recebe inscrição de 39 trabalhos
- FURB terá horário diferenciado nos jogos do Brasil na Copa
- FURB FM traz novidades na programação
- Talento Universitário premia vencedores
- Envelhecimento sustentável é tema de tese de Doutorado
- IFFSC recebe recurso do governo do Estado
- FURB sedia Jornada Sul Brasileira de Otorrinolaringologia
- Curso de Jornalismo é indicado para o Prêmio Luiz Beltrão
- Técnica de restauração ecológica é tema de dissertação
- Espaço de Lazer LGBT em Blumenau é tema de dissertação
- Campus 2 vai sediar 5ª Feira de Inovação e Empreendedorismo
- Alunos de Jornalismo da FURB produzem caderno colaborativo
- Livraria da FURB faz lançamento de duas obras
- Graduada de Engenharia de Produção consegue vaga na BMW
- Prorrogadas inscrições para a MIPE
- Curso de Dança faz primeira semana acadêmica
- Abertas inscrições para seleção pelo Histórico Escolar+ENEM