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29/11/2018 - Escola estadual de Gaspar é foco de dissertação de Mestrado
Cartografar currículos em uma escola da Rede Estadual de Ensino da cidade de Gaspar e problematizar o currículo do grêmio estudantil como máquina abstrata de rostidades. Este foram alguns dos objetivos da dissertação de mestrado de Amarildo Inácio dos Santos. Orientado pela professora Gicele Maria Cervi, ele desenvolveu a pesquisa intitulada ““Sob as peles, corpos: uma cartografia das rostidades na escola”, dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação.
A ferramenta de produção dos dados usada foi o diário de campo e o território. As linhas molares mapeadas na escola mostraram nove territórios, dentre os quais foram selecionados o grêmio estudantil, de modo que os participantes desta cartografia foram os estudantes que integram o referido grupo.
A cartografia mostrou que o currículo do grêmio é atravessado por molaridades que o fazem operar como máquina abstrata de rostidades que tem produzido e inserido os estudantes em uma rostidade participativa. A participação democrática dos jovens funciona como estratégia de controle, à medida que canaliza e conforma os devires minoritários aos objetivos curriculares paralisando a diferença e aprisionando-a em subjetividades normalizadas.
A despeito disso, a cartografia acompanhou linhas moleculares, criadoras, que abrem fissuras nas segmentaridades pondo o currículo em fuga e fazendo passar a diferença pura.
A ferramenta de produção dos dados usada foi o diário de campo e o território. As linhas molares mapeadas na escola mostraram nove territórios, dentre os quais foram selecionados o grêmio estudantil, de modo que os participantes desta cartografia foram os estudantes que integram o referido grupo.
A cartografia mostrou que o currículo do grêmio é atravessado por molaridades que o fazem operar como máquina abstrata de rostidades que tem produzido e inserido os estudantes em uma rostidade participativa. A participação democrática dos jovens funciona como estratégia de controle, à medida que canaliza e conforma os devires minoritários aos objetivos curriculares paralisando a diferença e aprisionando-a em subjetividades normalizadas.
A despeito disso, a cartografia acompanhou linhas moleculares, criadoras, que abrem fissuras nas segmentaridades pondo o currículo em fuga e fazendo passar a diferença pura.
Para saber mais detalhes e os resultados da pesquisa, basta assistir a defesa, agendada para quarta-feira, dia 5 de dezembro.
Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação
Dissertação: “Sob as peles, corpos: uma cartografia das rostidades na escola”
Mestrando: Amarildo Inácio dos Santos
Orientadora: Gicele Maria Cervi
Defesa: dia 5 de dezembro (quarta-feira), às 9h, na Sala F-101, Campus 1 da FURB (via Skype)
Mestrando: Amarildo Inácio dos Santos
Orientadora: Gicele Maria Cervi
Defesa: dia 5 de dezembro (quarta-feira), às 9h, na Sala F-101, Campus 1 da FURB (via Skype)
Publicação: 29/11/2018 - 12h09 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
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