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05/11/2018 - LIFE é tema de dissertação no Mestrado em Educação
O surgimento e a popularização das Tecnologias Digitais (TD) vêm ressignificando práticas de letramentos que se desenvolvem nas mais diversas esferas da atividade humana, como a universidade e a escola. Essa ocorrência leva professores a se posicionarem diante das TD em suas práticas docentes. E, no intuito de qualificar a formação de professores, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) criou o Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (LIFE). E este é o sentido da pesquisa de dissertação de mestrado da aluna Karina Gonçalves, no Programa de Pós-Graduação em Educação.
Identificar eventos de letramentos acadêmicos com TD desenvolvidos no LIFE por docentes universitários com professores em formação inicial e continuada e caracterizar práticas de letramentos acadêmicos com TD desenvolvidas no LIFE por docentes universitários com professores em formação inicial e continuada, são alguns dos objetivos da pesquisa.
Os dados indicam tentativas dos professores formadores de explicitar dimensões escondidas nas práticas de letramentos acadêmicos. Em acréscimo, caracterizam as práticas de letramentos nesse contexto: expectativas (d)e construções de identidades docentes, normas e exigências que compõem a academia e o local de trabalho dos professores, relações de poder institucionais e entre professores formadores e professores em formação. Os dados apontam ainda que são atribuídos sentidos de imigrantes digitais aos professores mais velhos e nativos digitais aos mais jovens pelos professores formadores e que, estes últimos valoram positivamente o LIFE e as TD.
Para saber mais detalhes e os resultados da pesquisa, basta assistir a defesa, agendada para terça-feira, dia 11 de dezembro.
Identificar eventos de letramentos acadêmicos com TD desenvolvidos no LIFE por docentes universitários com professores em formação inicial e continuada e caracterizar práticas de letramentos acadêmicos com TD desenvolvidas no LIFE por docentes universitários com professores em formação inicial e continuada, são alguns dos objetivos da pesquisa.
Os dados indicam tentativas dos professores formadores de explicitar dimensões escondidas nas práticas de letramentos acadêmicos. Em acréscimo, caracterizam as práticas de letramentos nesse contexto: expectativas (d)e construções de identidades docentes, normas e exigências que compõem a academia e o local de trabalho dos professores, relações de poder institucionais e entre professores formadores e professores em formação. Os dados apontam ainda que são atribuídos sentidos de imigrantes digitais aos professores mais velhos e nativos digitais aos mais jovens pelos professores formadores e que, estes últimos valoram positivamente o LIFE e as TD.
Para saber mais detalhes e os resultados da pesquisa, basta assistir a defesa, agendada para terça-feira, dia 11 de dezembro.
Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação
Dissertação: “Práticas de letramento acadêmicos com tecnologias digitais: tensões, sentidos e expectativas de professores formadores de um LIFE”
Mestranda: Karina Gonçalves
Orientadora: Adriana Fischer
Defesa: dia 11 de dezembro (terça-feira), às 9h, na Sala F-101, Campus 1 da FURB (Via Skype)
Mestranda: Karina Gonçalves
Orientadora: Adriana Fischer
Defesa: dia 11 de dezembro (terça-feira), às 9h, na Sala F-101, Campus 1 da FURB (Via Skype)
Publicação: 05/11/2018 - 15h00 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
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