Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


31/10/2019 - Grupos de pesquisa sobre infância e adolescência se reúnem na FURB

Organizado pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Criança e do Adolescente da FURB (NEICA) o VII Seminário do NEICA e o II Encontro de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias estão marcados para o dia 31 de outubro, próxima quinta-feira, no campus 1 da FURB, das 8h às 17h. A realização do evento conta com o apoio do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE) da Universidade e trará representantes dos núcleos de estudos de outras instituições de ensino superior do estado para Blumenau, como Uniplac, Univali, Udesc, UFSC e Univille.
 
A programação ocorre no auditório do bloco T e tem início com o credenciamento dos participantes, seguido de um café de recepção e três exposições temáticas. Uma delas, da artista Juliana Gatto, com o tema “Poetizando Solidões: Cores e Refúgios” traz a transposição imaginária do que seria a solidão. No local, será possível adquirir exemplares da obra com a própria artista. A outra exposição, “Povos originários: em busca dos saberes ancestrais”, trará saberes e obras inspiradas no povo indígena, produzida pelas professoras Zenaide Ramos e Jeane Adelgunda dos Santos, do CEI Emília Piske, de Blumenau. Já na sala S-109, a mestranda do PPGE Adriane Berri Riegel, sob orientação da professora Andrea Wuo, traz uma exposição com imagens de espaços escolares fotografados por crianças com deficiência. Com referência dos autores Muller e Carvalho, em seu projeto de pesquisa, a autora ratifica que a ação de fotografar um espaço escolar torna o estudante um protagonista na socialização do conhecimento.
 
Em seguida, o público pode conferir uma apresentação artística chamada Libélula em Verso, com enfoque musical. As autoras desta iniciativa, Beli Bertalha e Juliana Gatto inclusive já gravaram um álbum no ano de 2017. As músicas, com toques de pandeiro, violão e instrumentos de percussão, versam sobre as diferenças pessoais, mundo feminino, relações entre campo e cidade, bem como a solidão. A apresentação do espetáculo Libélula em Verso ocorre às 9h e às 17h no auditório do bloco T, abrindo e encerrando o encontro.
No período da manhã, a partir das 9h, os grupos de pesquisa, núcleos e laboratórios convidados se reúnem para discutir o que cada um levantou durante o ano sobre o tema em sua instituição. Nesta mesa redonda, estarão presentes: o Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas para Educação e Infância (GPEI), da Univille; o Grupo de Pesquisa de Contextos da Educação da Criança (GPEC), da Univali; o Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente (NEJUSCA), o Grupo de Estudos sobre Trabalho, Educação e Infância (GETEI) e o Núcleo de Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte (NUPEDOC), todos da UFSC; Laboratório de Relações de Gênero e Família (LABGEF), da Udesc; Grupo de Pesquisa em Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (GECAL) e Núcleo de Pesquisa em Educação Básica (NUPEB), da Uniplac; além do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Criança e do Adolescente (NEICA), da FURB.
 
Após o almoço, a partir das 13h30, será exibido ao público o documentário “Poetizando Solidões, Cores e Refúgios”, de Juliana Gatto, que estará promovendo uma breve roda de conversa após o término desta atração para reflexão acerca desta temática. Logo em seguida, às 14h, terão início as apresentações das pesquisas e dos trabalhos promovidos pelos integrantes do encontro, sendo que uma parte estará disposta no auditório do bloco T e outra na sala S-109.
 
Finalizando o dia de seminários, apresentações culturais e troca de experiências, uma reunião está marcada para as 17h30 no auditório do bloco T, em que será feito o encerramento do evento e uma convocação para definir o próximo encontro dos grupos com esta temática em comum. O evento é totalmente gratuito. 
 
Mais informações podem ser obtidas através do e-mail neica.furb@gmail.com
 
Publicação: 31/10/2019 - 00h01 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel