Facebook Twitter Imprimir

INFRAESTRUTURA

 

Arte na Escola
Espaço com acervo para empréstimo de mais de 1000 materiais especializados em Artes Visuais, Teatro, Música, Dança e Educação, além de postcards, CD´s, DVD´s e discos de vinil. Promove oficinas, formação continuada, divulgação cultural e materiais educativos para a comunidade acadêmica e professores de educação básica por meio dos projetos: Arte e Tecnologia, Corpo Sonoro e Educação Estética e Mediação Cultural.
Câmpus 1 - Sala S-127 - Mapa

Biblioteca Universitária
Com mais de 400 mil volumes e 8 mil m² de espaço físico, a Biblioteca Universitária Prof. Martinho Cardoso da Veiga, situada no câmpus 1 e também em unidades setoriais nos câmpus 2 e 3, está entre os maiores acervos do estado de Santa Catarina. Pelo site é possível renovar empréstimos e pesquisar todo o acervo.
Câmpus 1 - Bloco H - Mapa

Laboratório de Anatomia Humana
Disponibiliza aos alunos horário livre para complementação do estudo fora do horário de aula. Conta com auxílio de atlas anatômico, assessoria de monitores e bolsista. Possui excelente infraestrutura e funciona de forma segura observando as normas Vigilância Sanitária Regional subordinada à ANVISA. O espaço físico conta com salas de aula prática, salas de preparação de peças anatômicas, salas de salas de conservação, salas de paramentação, lavanderia, almoxarifado e instalações sanitárias. Preocupado com o meio ambiente segue rigidamente Às normas do Sistema de Gestão Ambiental da FURB.
Câmpus 1 - Sala T-113 - Mapa

Laboratório de Bioquímica
Possui ampla estrutura dividida em quatro ambientes: sala de experimentação, área de preparação de soluções, biotério setorial e escritório. Atende a alunos pertencentes ás áreas da saúde e ciências naturais. As atividades práticas realizadas no laboratório são complementares às aulas ministradas pelo professor em sala de aula. É neste espaço que o aluno aprende a manusear equipamentos como espectrofotômetro e fotocolorímetro, além de realizar diversos métodos de caracterização de biomoléculas. O laboratório é especializado em análises clínicas e hematológicas de diversos tipos de animais como equinos, caprinos, ovinos, bovinos, aves, suínos, caninos e felinos. Em parceria com o Centro de Pesquisa Biológica de Indaial – CEPESBI realiza análises bioquímicas dos bugios Alouatta clamitans mantidos em cativeiros com o intuito de avaliar e contribuir com a saúde desses primatas.
Câmpus 1 - Sala T-213, 215 e 217 - Mapa

Laboratório de Biotecnologia e Micropropagação Vegetativa
Atende às aulas práticas das disciplinas de Fisiologia Vegetal e Biotecnologia e realiza pesquisa científica dentro da área de Fisiologia Vegetal e Cultura de Tecidos de Plantas, bem como clonagem de bromélias e orquídeas.
Câmpus 1 - Sala T-123 e 130 - Mapa

Laboratório de Botânica
Sua estrutura física subdivide-se em cinco ambientes: sala de professores e pesquisadores, laboratório de Micorrizas, laboratório de Botânica e Herbário FURB. Na sala de professores e pesquisadores encontram-se as coleções bibliográficas do laboratório e Herbário FURB e são desenvolvidos estudos nas áreas de micologia, sistemática, ecologia e anatomia vegetal. No laboratório de Micorrizas desenvolvem-se pesquisas com taxonomia de fungos micorrízicos arbusculares e suas funcionalidades. No laboratório de Botânica desempenham-se as atividades de atendimento e suporte didático aos acadêmicos, bem como, a secagem de plantas e preparação de material para as aulas práticas. No Herbário FURB salvaguarda-se a coleção científica botânica da universidade, composta por exemplares da flora do sul do Brasil, principalmente do estado de Santa Catarina.
Câmpus 1 - Sala T-226 - Mapa

Laboratório de Física Instrumental
É utilizado pelos monitores e professores para projetos e construção de experimentos de baixo custo para apresentações e eventos da Universidade. Conta com a assessoria de um acadêmico monitor e tem disponibilidade para atender às disciplinas de Instrumentação para Física para qualquer curso de licenciatura na área das ciências exatas.
Câmpus 1 - Sala I-607 - Mapa

Laboratório de Genética
Possui estrutura para realização de pesquisa com marcadores moleculares tanto nucleares quanto mitocondriais, com ênfase em variabilidade inter e intrapopulacional e diferenciação genética de espécies de abelhas nativas e exóticas e seus parasitas. Também oferece espaço para estudos cromossômicos, sendo os mais comuns os de roedores, marsupiais, morcegos, bugios e humanos.
Câmpus 1 - Sala T-122 - Mapa

Laboratório de Geociências
Possui amplo museu de minerais, rochas, fósseis, mapoteca e materiais didáticos desenvolvidos sobre a temática de Geociências que têm como objetivo apoiar didaticamente as aulas de diversas disciplinas.
Câmpus 1 - Sala T-212 - Mapa

Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aplicado à Análise Ambiental
Auxilia alunos e professores da área de Planejamento Urbano em assuntos de programação de eventos que auxiliem no desenvolvimento das disciplinas e atividades complementares à sala de aula.
Câmpus 1 - Sala Galpão-010 - Mapa

Laboratório de Histotécnica
Possui como objetivo o desenvolvimento de pesquisas científicas nas áreas de Biologia Celular,Histologia e Embriologia e suas interfaces com demais áreas de conhecimento, além de promover um espaço com estrutura hábil a pesquisas com animais experimentais. O laboratório está equipado com pias e bancadas, estufa, capela e vidrarias.
Câmpus 1 - Sala T-217 - Mapa

Laboratório de Imunologia
São realizadas técnicas de manuseio de material e equipamentos, técnicas de coloração sanguínea como May-Grunwald e Giemsa, técnicas de imunofluorescência indireta, hemaglutinação, floculação, Sistema ABO, método ELISA, imunodifusão, atividade hemolítica do soro, além do aprendizado prático sobre sistema imunológico humano.
Câmpus 1 - Sala T-121 - Mapa

Laboratório de Instrumentação do Ensino
É um espaço aberto que tem como público-alvo os cursos de licenciatura. Destina-se à promoção e divulgação de metodologias de ensino e à produção de recursos didáticos. Permite o acesso fácil a diferentes recursos de ensino, por meio do empréstimo compartilhado de materiais educativos. Conta com um acervo de computadores adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação, televisor, projetor multimídia, DVDteca, animais taxidermizados e materiais básicos de laboratório para ensino fundamental e médio.
Câmpus 1 - Sala I-205 - Mapa

Laboratório de Microbiologia
Acontecem as aulas práticas de manuseio de material e equipamentos, técnicas específicas e pesquisas nas áreas de Microbiologia Ambiental, Microbiologia de Alimentos e Microbiologia Clínica, mantendo enfoque em aleitamento materno e segurança alimentar.
Câmpus 3 - Sala A-103 - Mapa

Laboratório de Microscopia 1
Atende às disciplinas de Biologia Celular, Histologia e Embriologia. Contém em sua estrutura televisor com câmera acoplada, bancadas equipadas com microscópios, laminário diversificado com tecidos humanos e de animais.
Câmpus 1 - Sala T-222 - Mapa

Laboratório de Microscopia 2
São realizadas aulas das áreas temáticas Biologia Celular, Histologia, Embriologia, Botânica, com a utilização de lupas, microscópios e outros equipamentos.
Câmpus 1 - Sala T-223 - Mapa

Laboratório de Parasitologia
São realizadas técnicas de manuseio de material e equipamentos, técnicas específicas para identificação de parasitas, aprendizado sobre cada parasita interno e externo ao corpo humano e seu ciclo realizado, análise de amostras parasitológicas, além de pesquisas de detecção parasitológicas em humanos e em animais.
Câmpus 1 - Sala T-124 - Mapa

Laboratório de Taxidermia
É responsável pela fixação e conservação de todo e qualquer espécime animal para fins didáticos, científicos e de extensão. Possui um acervo de 17 mil vertebrados e 5 mil invertebrados, com a intenção de formalizar o Museu de História Natural da FURB. Realiza dois projetos de extensão: Exposição Itinerante da Fauna Silvestre e Empréstimo do Acervo Didático Zoológico. Pesquisas a campo são realizadas em Unidades de Conservação e em resgates e monitoramentos de fauna.
Câmpus 1 - Sala T-118 - Mapa

Laboratório de Zoologia
Oferece infraestrutura e equipamentos necessários para as aulas práticas e teóricas referentes à Zoologia e afins. Possui uma coleção didática que contempla todos os grupos zoológicos. Além dos horários específicos para ensino, atende aos acadêmicos e professores para realização de pesquisas, principalmente quando necessário o uso de lupas e microscópios e técnicas específicas como citogenética.
Câmpus 1 - Sala T-219 - Mapa

Laboratórios de Informática
Os Laboratórios de Informática estão equipados com computadores conectados em rede, com acesso à internet, para utilização em atividades acadêmicas e/ou complementação de estudos e atende a todos os alunos FURB. Destaque para o laboratório Geral de Informática, localizado na Biblioteca Universitária, câmpus 1, que possui setor de impressão exclusivo.
Câmpus 1 - Bloco H - Mapa

Outros espaços - Ambiente Virtual
O Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA é uma plataforma na web para um ensino mais dinâmico que possibilita o acesso a conteúdos das disciplinas do semestre, planos de ensino, calendário de avaliações, participação no fórum e mantém contato com outros acadêmicos da disciplina.
Câmpus 1 - Sala A-203 - Mapa

Outros espaços - Auditórios
A FURB dispõe de ambientes para o desenvolvimento de atividades de ensino, cultura e arte dentro da Universidade. São cinco auditórios, salões para exposições e pátio aberto. Destaque para o Auditório do Bloco J que tem capacidade para 200 pessoas.
Câmpus 1 - Sala J-100 - Mapa

Outros espaços - Complexo Desportivo
Dispõe de ampla estrutura física: academia de ginástica e musculação, campo de futebol, quadra de vôlei de areia, pistas de atletismo e salto em distância, arremesso de peso, piscina olímpica, sala para atividades físicas, sala de capoeira e ginásios de esportes. O aluno FURB pode usufruir de toda essa estrutura até o final de seu curso.
Câmpus 1 - Sala V-104 - Mapa

Outros espaços - Salas de Aula
Salas de aula equipadas com projetor multimídia, pontos de conexão de internet e rede wi-fi.
Câmpus 1 - Sala B-108 - Mapa

 


Painel