EVENTOS
22/04/2019 - Seminário PPGECIM: A ecotransformação continuada de professoras eligando saberes e sentidos num centro de educação infantil
Seminário PPGECIM: A ecotransformação continuada de professoras eligando saberes e sentidos num centro de educação infantil.
Mestrando: Tauana Patrícia Bonsenhor
Orientador: Profa. Dra. Arleide Rosa da Silva
Resumo
Formações continuadas contextualizadas, coparticipativas e que trabalhem na busca de uma consciência individual, social e planetária dos docentes se fazem necessárias diante da atual mudança para um paradigma mais integrador. Ao identificar a incipiência de estudos sobre formação continuada de professores(as) da educação infantil baseados nos pressupostos da ecoformação, propomos como objetivo dessa pesquisa, investigar as implicações da ecoformação continuada em espaços de natureza para as professoras de um Centro de Educação Infantil (CEI) da região de Blumenau/SC. A pesquisa foi realizada com vinte e uma professoras do CEI Irmã Maria Christa Prullage, que possui uma Área de Preservação Permanente (APP) com 25 mil metros quadrados de floresta, tendo em seu âmbito bosque, nascentes e trilha. Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM), da Universidade Regional de Blumenau (FURB) – SC. Adotou-se a modalidade de investigação ação com uma abordagem qualitativa, e como instrumentos de coleta de dados utilizamos a autobiografia, questionários, dinâmicas de grupo, registros em áudio e fotos, e depoimentos das professoras durante os encontros de formação. Para a análise dos dados coletados, usamos a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD) a partir da qual adotamos três categorias iniciais, estabelecidas a priori - Autoformação, Heteroformação e Ecoformação. O processo de autoformação favoreceu a transformação de atitudes e valores com relação ao grupo de professoras (heteroformação) e ao CEI (ecoformação). Como resultados, a ecoformação continuada baseada na realidade em que as professoras estavam inseridas, possibilitou que outras dimensões formativas (designadas por categorias emergentes) surgissem durante os encontros, a saber: Indissociabilidade entre aspecto pessoal e profissional, Saberes da convivência profissional, Engajamento profissional, Concepção de ecoformação ligada à educação holística, Concepção de ecoformação voltada à educação ambiental, Percepção entre expectativa e realidade sobre ecoformação no CEI, Estímulo à autonomia e criatividade infantil, Reconhecimento do contexto educativo, Vínculo criança/professor/ambiente, Valorização da prática pedagógica e Empoderamento do espaço educativo. Assim, partindo da inter-relação entre as três dimensões da Ecoformação, identificamos onze novos princípios investigativos e formativos que podem ser explorados durante o processo de formação docente continuada em espaços de natureza de um CEI. Esta pesquisa também contribuiu para progredirmos no desenvolvimento de parcerias internas e externas na busca de novos conhecimentos e possibilitou o trabalho com projetos de forma contextualizada, onde as professoras compreenderam que se faz necessário o estímulo à autonomia e criatividade infantil. O trabalho das professoras valorizando os interesses das crianças tornou-as protagonistas em diversas ações no CEI. Essas ações foram polinizadas no interior do CEI e para além dele. Esta pesquisa mostrou que é possível a realização de uma formação continuada de professores em que a abordagem transdisciplinar e ecoformadora colabore na promoção das relações humanas para o diálogo intercultural, individual e coletivo e para a sensibilização, na perspectiva do caminhar para si, para o outro e para o meio.
Palavras-chave: Ecoformação. Formação continuada. Educação Infantil.
Data: 22/04
Horário: 9h
Local: Câmpus 1 - Sala S-303 - Mapa
Outros eventos
- 07/04/2025 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de
- 07/04/2025 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 25/02/2025 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 17/02/2025 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 26/08/2024 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 23/08/2024 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 27/02/2024 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 26/02/2024 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 30/08/2023 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 30/08/2023 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 28/08/2023 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 28/08/2023 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 28/08/2023 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 24/08/2023 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 16/09/2022 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 15/09/2022 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 12/09/2022 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 06/09/2022 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 29/08/2022 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 09/08/2022 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 02/08/2022 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 17/12/2021 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 10/12/2021 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 28/10/2021 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 26/10/2021 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 18/10/2021 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 27/08/2021 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 14/08/2021 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 03/08/2021 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 26/07/2021 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 21/07/2021 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 21/12/2020 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 01/12/2020 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 30/10/2020 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 23/10/2020 - Seminário PPGECIM: A máquina de Rube Goldberg como promotora de habilidades dopensamento computacional no ensino fundamental
- 21/09/2020 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 08/09/2020 - Seminário PPGECIM: Ensino do conceito de limite: aplicação de UEPS para identificar indícios de aprendizagem
- 29/06/2020 - Seminário PPGECIM: Problemas envolvendo Geometria Espacial - uma proposta para o Ensino Médio
- 25/06/2020 - Seminário PPGECIM: A formação continuada como um caminho para inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista...
- 27/02/2020 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 20/02/2020 - Seminário PPGECIM: A Alfabetização Científica e Tecnológica por meio de atividades práticas
- 20/02/2020 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 26/11/2019 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 25/11/2019 - Seminário PPGECIM: Formação de Professores a Partir de Práticas Educativas Experimentais num Centro de Educação Infantil
- 25/11/2019 - Seminário PPGECIM: Educação para prevenção de desastres: práticas educativas com crianças na perspectiva da alfabetização científica
- 11/11/2019 - Seminário PPGECIM: As implicações da metodologia de investigação no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
- 05/11/2019 - Seminário PPGECIM: Educação financeira e educação ambiental: consumismo e ensino de matemática
- 29/08/2019 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 23/08/2019 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 29/04/2019 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 22/04/2019 - Seminário PPGECIM: A ecotransformação continuada de professoras eligando saberes e sentidos num centro de educação infantil
- 15/04/2019 - Seminário PPGECIM: Práticas educativas para o desenvolvimento de produtos de moda sustentáveis no ensino superior dos cursos da área de moda
- 15/04/2019 - Seminário PPGECIM: Discutindo Alfabetização Científica a partir de práticas educativas experimentais no laboratório de Ciências
- 15/04/2019 - Seminário PPGECIM: Metodologias Ativas na formação de professores: uma análise das contribuições e mudanças do ensino através da formação...
- 15/04/2019 - Seminário PPGECIM: Programação Linear para o Ensino Médio: Aplicações de Função afim, Inequações de primeiro grau, Sistemas lineares e traçado...
- 29/03/2019 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 18/03/2019 - Seminário PPGECIM: A WebQuest como estratégia de avaliação aplicada no ensino de neurociências: uma proposta de análise a partir da obra de Foucault.
- 27/11/2018 - Seminário PPGECIM: E se aulas de ciências que acontecem nos anos iniciais da escola se transformassem em um clube de ciências? Uma perspectiva...
- 22/11/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 22/11/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 21/11/2018 - Seminário PPGECIM: Resolução de Problemas: estabelecer conexões para desenvolver o pensamento e aprender Matemática
- 13/11/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 12/11/2018 - Seminário PPGECIM: Robótica Educativa, na construção do pensamento matemático
- 30/10/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 30/10/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 22/10/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 09/10/2018 - Seminário PPGECIM: Resolução de problemas e o software Geogebra: um caminho para o ensino de funções trigonométricas seno e cosseno
- 18/09/2018 - Seminário PPGECIM: Do átomo de carbono às grandes populações: o ensino de funções exponenciais sob a perspectiva da resolução de problemas
- 11/09/2018 - Seminário PPGECIM: Importância de Explorar a Intencionalidade dos Acadêmicos para um Ensino Crítico na Disciplina de Mercado Financeiro e de Capitais
- 23/04/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 16/04/2018 - Seminário PPGECIM: A Literacia da Informação como Metodologia de Ensino de Conceitos Matemáticos
- 27/02/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 26/02/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 05/12/2017 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 05/12/2017 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 06/11/2017 - Seminário PPGECIM: As contribuições da Teoria de Registros de Representação Semiótica de Duval no ensino de sistemas lineares no 2º ano do Ensino...
- 01/11/2017 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 31/10/2017 - Seminário PPGECIM: Análise das Percepções dos estudantes de ensino médio a respeito das vocações científico-tecnológicas para o desenvolvimento das co
- 23/10/2017 - 2ª Semana da Pós-Graduação em Química E XXII Semana Acadêmica de Química da FURB
- 23/10/2017 - Seminário PPGECIM: A Contação de Histórias no Ensino de Geometria no 5º Ano do Ensino Fundamental
- 23/10/2017 - Seminário PPGECIM: O simulador educacional como material potencialmente significativo: oscilações
- 20/10/2017 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 17/10/2017 - Seminário PPGECIM: Explorando mundos com Mapas Geográficos: Contribuições para o Ensino da Matemática
- 17/10/2017 - Seminário PPGECIM: Ligas acadêmicas como espaços não-formais para articulação de práticas educativas de ensino, pesquisa e extensão
- 10/10/2017 - Seminário PPGECIM: Jogos didáticos como recurso de ensino para o desenvolvimento do cálculo mental
- 03/10/2017 - Seminário PPGECIM: Contribuições dos materiais didáticos manipuláveis no ensino de matemática para estudantes cegos
- 29/08/2017 - Seminário PPGECIM: Educação etnomatemática no campo: atividades didáticas para os anos finais do ensino fundamental
- 28/08/2017 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 25/08/2017 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 22/08/2017 - Seminário PPGECIM: Alfabetização científica na pré-escola: Ações em busca de transformações
- 22/08/2017 - Seminário PPGECIM: A biblioteca escolar como espaço de formação do leitor (também) de ciências da natureza: referentes e práticas para promoção da lei
- 15/05/2017 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 08/05/2017 - Seminário PPGECIM: Projetos criativos ecoformadores: contribuições para o processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental
- 25/04/2017 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 11/04/2017 - Seminário PPGECIM: Matemática no programa mulheres sim: inclusão e cidadania
- 21/02/2017 - Seminário PPGECIM: Números racionais e suas representações com base no ensino híbrido
- 14/02/2017 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 10/02/2017 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 08/11/2016 - Seminário PPGECIM: Explorando Conceitos Básicos de Análise Combinatória nos Anos Finais do Ensino Fundamental
- 07/11/2016 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 13/09/2016 - Seminário PPGECIM: A Universidade do Minho e Percepções das Tecnologias no ensino de Portugal
- 13/09/2016 - Seminário PPGECIM: Educação Financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básica.
- 27/11/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 25/11/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 17/11/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 16/11/2015 - Seminário PPGECIM: Teoria dos Grafos para o Ensino Fundamental: Desafios Lúdicos
- 10/11/2015 - Seminário PPGECIM: A genética no ensino fundamental: análise de um processo de ensino a partir da perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)
- 10/11/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 24/08/2015 - Visita do prof. Saturnino de La Torre, Dr. da Universidad de Barcelona
- 24/08/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 21/08/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 18/08/2015 - Seminário PPGECIM: As contribuições do laboratório de educação matemática Isaac Newton ...
- 17/08/2015 - Seminário PPGECIM: Projetos criativos ecoformadores: uma proposta para o estudo da alimentação saudável
- 11/08/2015 - Seminário PPGECIM: O estudo de conceitos de ecologia por meio de objetos digitais de aprendizagem
- 30/06/2015 - Seminário PPGECIM: Avaliação do Nível de Aprendizado de Física dos alunos ingressantes nos cursos de engenharia e proposta de um Curso de Nivelamento
- 29/06/2015 - Seminário PPGECIM: Saberes geométricos no primeiro ano do ensino fundamental - uma experiência tendo por base pressupostos teóricos de Vygotsky
- 22/04/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 07/04/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 07/04/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 23/03/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 03/03/2015 - Seminário PPGECIM - Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade de Fourez aplicado ao ensino de área e volume no ensino fundamental
- 27/02/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 26/02/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 24/02/2015 - Seminário PPGECIM - Princípios da etnomatemática aplicados no processo de ensino de eletricidade no curso profissionalizante
- 15/12/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 08/12/2014 - Seminário PPGECIM: As contribuições dos recursos visuais para o ensino de soluções químicas no contexto da surdez utilizando o tema da automedicação
- 24/11/2014 - Seminário PPGECIM: Ilhas interdisciplinares de racionalidade...
- 18/11/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 10/11/2014 - Seminário PPGECIM: Matemática e música em contexto: uma abordagem histórico/didática
- 10/11/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 27/08/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 27/08/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 26/08/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 18/08/2014 - Seminário PPGECIM: Criatividade e ecoformação como princípios epistemológicos da rede internacional de escolas criativas
- 29/07/2014 - Seminário PPGECIM: Ecoformação de professores da educação básica no programa novos talentos da CAPES
- 11/07/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 24/06/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 18/06/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 25/03/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 18/03/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 25/02/2014 - Seminário PPGECIM: Projetos didáticos no ensino da matemática na educação de jovens e adultos
- 25/02/2014 - Seminário PPGECIM: Dificuldades dos Alunos no Estudo da Função Afim
- 14/02/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 13/12/2013 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 03/12/2013 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 22/10/2013 - Seminário PPGECIM: Números complexos: uma proposta de ensino contextualizado, ligando áreas do conhecimento
- 21/10/2013 - Seminário PPGECIM: Hands-on-Tec: uma proposta de estratégia pedagógica para auxiliar na inserção de conceitos de FMC no ensino básico
- 07/10/2013 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 01/10/2013 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 27/08/2013 - Seminário PPGECIM: Obesidade e escola: a busca de uma abordagem significativa
- 26/08/2013 - Palestra/oficina: Experimentação no Ensino de Ciências
- 20/08/2013 - Seminário PPGECIM: O ensino de ciências nos anos iniciais: a construção do conhecimento científico a partir de uma sequência didática para o estudo da
- 26/03/2013 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 07/03/2013 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 25/02/2013 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 05/02/2013 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 18/12/2012 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 04/12/2012 - Seminário PPGECIM: O ensino de sexualidade humana...