EVENTOS
05/11/2019 - Seminário PPGECIM: Educação financeira e educação ambiental: consumismo e ensino de matemática
Título: Educação financeira e educação ambiental: consumismo e ensino de matemática
Mestranda: Patrícia Adriane Luzzi
Orientadora: Tânia Baier
Resumo
Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau (FURB), na linha de pesquisa Mídias e Tecnologias em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e apresenta como objetivo geral desenvolver a Educação Financeira relacionada com Educação Ambiental, com educandos da Educação Básica, durante aulas de Matemática por meio de atividades didáticas relacionadas com impactos no meio ambiente, causados pelo consumismo exagerado. Esta pesquisa foca o panorama de impactos ambientais no qual o planeta se encontra, sendo apresentadas atividades didáticas relacionadas com conteúdos matemáticos da matriz curricular da Educação Básica que ressaltam a maneira como o consumismo exagerado produz resíduos sólidos agredindo o meio ambiente e destacando a sensibilização dos educandos sobre o uso do plástico. No desenvolvimento do conjunto de atividades didáticas foram usados dados de reportagens de jornais científicos e Organizações Não Governamentais voltadas à conservação do meio ambiente. O referencial teórico da pesquisa está fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Paul Ausubel. O percurso investigativo, referindo-se à natureza da pesquisa, segue os princípios qualitativos e em relação aos procedimentos, a pesquisa de campo do tipo investigação-ação. O campo de investigação foi a sala de aula da professora-pesquisadora e os sujeitos investigados, educandos de uma escola pública do município de Indaial, Santa Catarina. A aplicação aconteceu em dois momentos, sendo o primeiro em uma oficina no contraturno escolar, com educandos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, e o segundo momento, durante as aulas de Matemática, com uma turma do nono ano do Ensino Fundamental. Relata-se na dissertação, a aplicação das atividades e são tecidas considerações didáticas que possam vir a auxiliar professores sobre eventuais dificuldades às quais os educandos possam vir a apresentar. A análise dos dados obtidos foi elaborada seguindo os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa. Os resultados indicam que os educandos tiveram aprendizagens significativas de conteúdos matemáticos e ainda puderam refletir sobre questões de consumismo, percebendo os impactos causados no meio ambiente devido a ações desse tipo. Por fim, o conjunto de atividades didáticas dessa dissertação resultou em um produto educacional que pode ser ressignificado por professores da Educação Básica que busquem promover em suas aulas de Matemática, Educação Financeira e Educação Ambiental.
Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau (FURB), na linha de pesquisa Mídias e Tecnologias em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e apresenta como objetivo geral desenvolver a Educação Financeira relacionada com Educação Ambiental, com educandos da Educação Básica, durante aulas de Matemática por meio de atividades didáticas relacionadas com impactos no meio ambiente, causados pelo consumismo exagerado. Esta pesquisa foca o panorama de impactos ambientais no qual o planeta se encontra, sendo apresentadas atividades didáticas relacionadas com conteúdos matemáticos da matriz curricular da Educação Básica que ressaltam a maneira como o consumismo exagerado produz resíduos sólidos agredindo o meio ambiente e destacando a sensibilização dos educandos sobre o uso do plástico. No desenvolvimento do conjunto de atividades didáticas foram usados dados de reportagens de jornais científicos e Organizações Não Governamentais voltadas à conservação do meio ambiente. O referencial teórico da pesquisa está fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Paul Ausubel. O percurso investigativo, referindo-se à natureza da pesquisa, segue os princípios qualitativos e em relação aos procedimentos, a pesquisa de campo do tipo investigação-ação. O campo de investigação foi a sala de aula da professora-pesquisadora e os sujeitos investigados, educandos de uma escola pública do município de Indaial, Santa Catarina. A aplicação aconteceu em dois momentos, sendo o primeiro em uma oficina no contraturno escolar, com educandos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, e o segundo momento, durante as aulas de Matemática, com uma turma do nono ano do Ensino Fundamental. Relata-se na dissertação, a aplicação das atividades e são tecidas considerações didáticas que possam vir a auxiliar professores sobre eventuais dificuldades às quais os educandos possam vir a apresentar. A análise dos dados obtidos foi elaborada seguindo os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa. Os resultados indicam que os educandos tiveram aprendizagens significativas de conteúdos matemáticos e ainda puderam refletir sobre questões de consumismo, percebendo os impactos causados no meio ambiente devido a ações desse tipo. Por fim, o conjunto de atividades didáticas dessa dissertação resultou em um produto educacional que pode ser ressignificado por professores da Educação Básica que busquem promover em suas aulas de Matemática, Educação Financeira e Educação Ambiental.
Palavras-chave: Educação Financeira. Educação Ambiental. Aprendizagem Significativa. Ensino de Matemática. Plástico.
Data: 05/11
Horário: 14h
Local: Câmpus 1 - Sala S-303 - Mapa
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação
Outros eventos
Maio
Abril
- 07/04/2025 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de
- 07/04/2025 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 25/02/2025 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 17/02/2025 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 26/08/2024 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 23/08/2024 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 27/02/2024 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 26/02/2024 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 30/08/2023 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 30/08/2023 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 28/08/2023 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 28/08/2023 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 28/08/2023 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 24/08/2023 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 16/09/2022 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 15/09/2022 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 12/09/2022 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 06/09/2022 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 29/08/2022 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 09/08/2022 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 02/08/2022 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 17/12/2021 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 10/12/2021 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 28/10/2021 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 26/10/2021 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 18/10/2021 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 27/08/2021 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 14/08/2021 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 03/08/2021 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 26/07/2021 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 21/07/2021 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 21/12/2020 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 01/12/2020 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 30/10/2020 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 23/10/2020 - Seminário PPGECIM: A máquina de Rube Goldberg como promotora de habilidades dopensamento computacional no ensino fundamental
- 21/09/2020 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 08/09/2020 - Seminário PPGECIM: Ensino do conceito de limite: aplicação de UEPS para identificar indícios de aprendizagem
- 29/06/2020 - Seminário PPGECIM: Problemas envolvendo Geometria Espacial - uma proposta para o Ensino Médio
- 25/06/2020 - Seminário PPGECIM: A formação continuada como um caminho para inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista...
- 27/02/2020 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 20/02/2020 - Seminário PPGECIM: A Alfabetização Científica e Tecnológica por meio de atividades práticas
- 20/02/2020 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 26/11/2019 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 25/11/2019 - Seminário PPGECIM: Formação de Professores a Partir de Práticas Educativas Experimentais num Centro de Educação Infantil
- 25/11/2019 - Seminário PPGECIM: Educação para prevenção de desastres: práticas educativas com crianças na perspectiva da alfabetização científica
- 11/11/2019 - Seminário PPGECIM: As implicações da metodologia de investigação no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
- 05/11/2019 - Seminário PPGECIM: Educação financeira e educação ambiental: consumismo e ensino de matemática
- 29/08/2019 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 23/08/2019 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 29/04/2019 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 22/04/2019 - Seminário PPGECIM: A ecotransformação continuada de professoras eligando saberes e sentidos num centro de educação infantil
- 15/04/2019 - Seminário PPGECIM: Práticas educativas para o desenvolvimento de produtos de moda sustentáveis no ensino superior dos cursos da área de moda
- 15/04/2019 - Seminário PPGECIM: Discutindo Alfabetização Científica a partir de práticas educativas experimentais no laboratório de Ciências
- 15/04/2019 - Seminário PPGECIM: Metodologias Ativas na formação de professores: uma análise das contribuições e mudanças do ensino através da formação...
- 15/04/2019 - Seminário PPGECIM: Programação Linear para o Ensino Médio: Aplicações de Função afim, Inequações de primeiro grau, Sistemas lineares e traçado...
- 29/03/2019 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 18/03/2019 - Seminário PPGECIM: A WebQuest como estratégia de avaliação aplicada no ensino de neurociências: uma proposta de análise a partir da obra de Foucault.
- 27/11/2018 - Seminário PPGECIM: E se aulas de ciências que acontecem nos anos iniciais da escola se transformassem em um clube de ciências? Uma perspectiva...
- 22/11/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 22/11/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 21/11/2018 - Seminário PPGECIM: Resolução de Problemas: estabelecer conexões para desenvolver o pensamento e aprender Matemática
- 13/11/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 12/11/2018 - Seminário PPGECIM: Robótica Educativa, na construção do pensamento matemático
- 30/10/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 30/10/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 22/10/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 09/10/2018 - Seminário PPGECIM: Resolução de problemas e o software Geogebra: um caminho para o ensino de funções trigonométricas seno e cosseno
- 18/09/2018 - Seminário PPGECIM: Do átomo de carbono às grandes populações: o ensino de funções exponenciais sob a perspectiva da resolução de problemas
- 11/09/2018 - Seminário PPGECIM: Importância de Explorar a Intencionalidade dos Acadêmicos para um Ensino Crítico na Disciplina de Mercado Financeiro e de Capitais
- 23/04/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 16/04/2018 - Seminário PPGECIM: A Literacia da Informação como Metodologia de Ensino de Conceitos Matemáticos
- 27/02/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 26/02/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 05/12/2017 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 05/12/2017 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 06/11/2017 - Seminário PPGECIM: As contribuições da Teoria de Registros de Representação Semiótica de Duval no ensino de sistemas lineares no 2º ano do Ensino...
- 01/11/2017 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 31/10/2017 - Seminário PPGECIM: Análise das Percepções dos estudantes de ensino médio a respeito das vocações científico-tecnológicas para o desenvolvimento das co
- 23/10/2017 - 2ª Semana da Pós-Graduação em Química E XXII Semana Acadêmica de Química da FURB
- 23/10/2017 - Seminário PPGECIM: A Contação de Histórias no Ensino de Geometria no 5º Ano do Ensino Fundamental
- 23/10/2017 - Seminário PPGECIM: O simulador educacional como material potencialmente significativo: oscilações
- 20/10/2017 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 17/10/2017 - Seminário PPGECIM: Explorando mundos com Mapas Geográficos: Contribuições para o Ensino da Matemática
- 17/10/2017 - Seminário PPGECIM: Ligas acadêmicas como espaços não-formais para articulação de práticas educativas de ensino, pesquisa e extensão
- 10/10/2017 - Seminário PPGECIM: Jogos didáticos como recurso de ensino para o desenvolvimento do cálculo mental
- 03/10/2017 - Seminário PPGECIM: Contribuições dos materiais didáticos manipuláveis no ensino de matemática para estudantes cegos
- 29/08/2017 - Seminário PPGECIM: Educação etnomatemática no campo: atividades didáticas para os anos finais do ensino fundamental
- 28/08/2017 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 25/08/2017 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 22/08/2017 - Seminário PPGECIM: Alfabetização científica na pré-escola: Ações em busca de transformações
- 22/08/2017 - Seminário PPGECIM: A biblioteca escolar como espaço de formação do leitor (também) de ciências da natureza: referentes e práticas para promoção da lei
- 15/05/2017 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 08/05/2017 - Seminário PPGECIM: Projetos criativos ecoformadores: contribuições para o processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental
- 25/04/2017 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 11/04/2017 - Seminário PPGECIM: Matemática no programa mulheres sim: inclusão e cidadania
- 21/02/2017 - Seminário PPGECIM: Números racionais e suas representações com base no ensino híbrido
- 14/02/2017 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 10/02/2017 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 08/11/2016 - Seminário PPGECIM: Explorando Conceitos Básicos de Análise Combinatória nos Anos Finais do Ensino Fundamental
- 07/11/2016 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 13/09/2016 - Seminário PPGECIM: A Universidade do Minho e Percepções das Tecnologias no ensino de Portugal
- 13/09/2016 - Seminário PPGECIM: Educação Financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básica.
- 27/11/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 25/11/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 17/11/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 16/11/2015 - Seminário PPGECIM: Teoria dos Grafos para o Ensino Fundamental: Desafios Lúdicos
- 10/11/2015 - Seminário PPGECIM: A genética no ensino fundamental: análise de um processo de ensino a partir da perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)
- 10/11/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 24/08/2015 - Visita do prof. Saturnino de La Torre, Dr. da Universidad de Barcelona
- 24/08/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 21/08/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 18/08/2015 - Seminário PPGECIM: As contribuições do laboratório de educação matemática Isaac Newton ...
- 17/08/2015 - Seminário PPGECIM: Projetos criativos ecoformadores: uma proposta para o estudo da alimentação saudável
- 11/08/2015 - Seminário PPGECIM: O estudo de conceitos de ecologia por meio de objetos digitais de aprendizagem
- 30/06/2015 - Seminário PPGECIM: Avaliação do Nível de Aprendizado de Física dos alunos ingressantes nos cursos de engenharia e proposta de um Curso de Nivelamento
- 29/06/2015 - Seminário PPGECIM: Saberes geométricos no primeiro ano do ensino fundamental - uma experiência tendo por base pressupostos teóricos de Vygotsky
- 22/04/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 07/04/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 07/04/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 23/03/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 03/03/2015 - Seminário PPGECIM - Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade de Fourez aplicado ao ensino de área e volume no ensino fundamental
- 27/02/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 26/02/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 24/02/2015 - Seminário PPGECIM - Princípios da etnomatemática aplicados no processo de ensino de eletricidade no curso profissionalizante
- 15/12/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 08/12/2014 - Seminário PPGECIM: As contribuições dos recursos visuais para o ensino de soluções químicas no contexto da surdez utilizando o tema da automedicação
- 24/11/2014 - Seminário PPGECIM: Ilhas interdisciplinares de racionalidade...
- 18/11/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 10/11/2014 - Seminário PPGECIM: Matemática e música em contexto: uma abordagem histórico/didática
- 10/11/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 27/08/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 27/08/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 26/08/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 18/08/2014 - Seminário PPGECIM: Criatividade e ecoformação como princípios epistemológicos da rede internacional de escolas criativas
- 29/07/2014 - Seminário PPGECIM: Ecoformação de professores da educação básica no programa novos talentos da CAPES
- 11/07/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 24/06/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 18/06/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 25/03/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 18/03/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 25/02/2014 - Seminário PPGECIM: Projetos didáticos no ensino da matemática na educação de jovens e adultos
- 25/02/2014 - Seminário PPGECIM: Dificuldades dos Alunos no Estudo da Função Afim
- 14/02/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 13/12/2013 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 03/12/2013 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 22/10/2013 - Seminário PPGECIM: Números complexos: uma proposta de ensino contextualizado, ligando áreas do conhecimento
- 21/10/2013 - Seminário PPGECIM: Hands-on-Tec: uma proposta de estratégia pedagógica para auxiliar na inserção de conceitos de FMC no ensino básico
- 07/10/2013 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 01/10/2013 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 27/08/2013 - Seminário PPGECIM: Obesidade e escola: a busca de uma abordagem significativa
- 26/08/2013 - Palestra/oficina: Experimentação no Ensino de Ciências
- 20/08/2013 - Seminário PPGECIM: O ensino de ciências nos anos iniciais: a construção do conhecimento científico a partir de uma sequência didática para o estudo da
- 26/03/2013 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 07/03/2013 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 25/02/2013 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 05/02/2013 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 18/12/2012 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 04/12/2012 - Seminário PPGECIM: O ensino de sexualidade humana...