Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS


30/10/2015 - Missão de Trabalho no Laboratório Nacional de Energia e Geologia de Portugal-LNEG

No período de 30 de outubro a 3 de novembro do corrente, os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Química-PPGQ da FURB, Maria Daniela Dela Justina e Roberto Manoel da Costa Lins, participaram de uma missão de trabalho no Laboratório Nacional de Energia e Geologia de Portugal-LNEG. As atividades foram conduzidas naquela instituição sob a supervisão do pesquisador Dr. Rafal Bogel-Lukasik, tendo ainda a participação dos doutorandos Ana Rita C. Morais e André Miguel da Costa Lopes daquela instituição. Os recursos financeiros envolvidos foram integralmente proveniente dos projetos CNPq PROETHANOL 2G/Coordenado pelo Prof. Jurgen Andreaus e CAPES PVE-Coordenado pelo Prof. Ricardo Andrade Rebelo, ambos lotados no Departamento de Química-CCEN.
Abaixo, breve descrição das atividades conduzidas:
 
1. Maria Daniela Dela Justina e Ana Rita C. Morais
O objetivo do trabalho realizado em Portugal no Laboratório de Energia e Geologia, I.P é a despolimerização da hemicelulose presente na biomassa lignocelulósica em pentoses liberadas e posterior desidratação das mesmas para a produção de furfural. Estão sendo avaliados os parâmetros de reação, tais como temperatura, tempo e composição do meio reativo, ou seja, volumes de solventes utilizados (THF e MIBK) tal como a pressão de CO2 usada para o processo. O dióxido de carbono na presença da água cria in-situ o ácido carbônico que como é instável dissocia acidificando o meio reativo. As vantagens do processo é uso do catalisador mais amigável do ambiente por que está criando in-situ e não precisa ser neutralizado depois da reação. Outra vantagem é uso de sistema bifásico, com THF e MIBK como co-solventes. A utilização do MIBK facilita e elimina as limitações da transferência de massa e assim permite extrair o furfural produzido durante o processo aumentando o rendimento de furfural e a seletividade da reação diminuindo a produção produtos indesejados tipo huminas e/ou produtos de degradação de furfural.
 
2. Roberto Manoel da Costa Lins e André Miguel da Costa Lopes
A utilização de líquidos iônicos (LIs) para o pré-tratamento e hidrólise de biomassa lignocelulósica é um dos processos mais inovadores na implementação das “biorrefinarias verdes”. Estudos anteriores avaliaram o potencial e a seletividade do pré-tratamento e hidrólise de alguns LIs frente diferentes tipos de materiais lignocelulósicos. Os LIs como hidrogênio sulfato de 1-etil-3-metilimidazólio ([emim][HSO4]) e o seu homólogo hidrogênio sulfato de 1-butil-3-metilimidazólio ([bmim][HSO4]) são altamente seletivos para o processo integrado, ou seja, pré-tratamento e hidrólise da fração hemicelulósica, resultando na obtenção dos açúcares livres xilose e arabinose (pentoses, principais monômeros da hemicelulose). Os açucares, por sua vez, estão sujeitos a sucessivas conversões químicas e podem gerar outros produtos de valor agregado e/ou “building blocks” como o furfural. Para o desenvolvimento deste trabalho, o pré-tratamento e a hidrólise da palha de trigo, utilizando o [emim][HSO4] foram estudados. O planejamento experimental Doehlert para três variáveis (temperatura, tempo da reação e razão água/LI) foi utilizado com o intuito de obter as condições ótimas para a produção seletiva dos mencionados açucares de hemicelulose. O teor de água no meio reacional é uma das novas e importantes variáveis, uma vez que o equilíbrio da reação de conversão de açucares em furfural depende da presença da água.
 
Atividade cultural
“No tempo livre tivemos a oportunidade de visitar as mais bonitas cidades portuguesas. Destaque para Fátima, Porto, Sintra e Cascais, além de passear pelos belíssimos cartões postais de Lisboa, como a Torre de Belém e o Castelo de São Jorge. Na culinária, o prazer de apreciar saborosos pratos típicos como o pastel de Belém e pastel de Belém, bacalhau espiritual, pastel de bacalhau, pães portugueses, baba de camelo e inúmeras receitas a base de peixes. Tudo espetacular!” 

Data: 30/10 a 03/11
Local: - Mapa
Informações: PPGQ
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Outros eventos

Abril Março Fevereiro Dezembro Setembro Abril Dezembro Agosto Maio Abril Fevereiro Agosto Janeiro Outubro Setembro Abril Março Dezembro Novembro Outubro Setembro Agosto Julho Junho Maio Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Maio Abril Março Novembro Outubro Setembro Agosto Maio Abril Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Setembro Agosto Julho Maio Abril Março Fevereiro Dezembro Outubro Setembro Agosto Junho Maio Março Fevereiro Novembro Outubro Setembro Julho Junho Maio Abril Março Fevereiro


Painel