Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS


18/11/2016 - Seminário PPGQ: Desenvolvimento de metodologia analítica para determinação de trihalometanos em águas por GC-ECD Headspace.

Preletor: Marcos Afonso Soares.
Orientadora: Prof. Dr. Edésio Luiz Simionatto.
RESUMO
O uso de cloro para a desinfecção da água para o consumo humano resultou na redução da transmissão de doenças de veiculação hídrica durante o século XX, entretanto, passou-se a ter a ingestão involuntária de subprodutos da cloração, dentre eles destaca-se os trihalometanos (THMs), formados quando o cloro reage com a matéria orgânica e/ou com o brometo que está naturalmente presente na água. No mínimo 30 importantes estudos epidemiológicos afirmam que grandes evidências de elevadas taxas de câncer interno múltiplos em humanos têm relação com a presença de THMs em água de torneira clorada, todavia, é nos efeitos mutagênicos e teratogênicos que residem a importância maior desses compostos. Até hoje cerca de 600 compostos organoclorados foram identificados em água clorada. No entanto, cerca de 50% do total de organoclorados permanecem desconhecidos ou não são frequentemente objeto de pesquisa. No presente trabalho, propõe-se utilizar a técnica de GC-ECD, com  Extração headspace para desenvolver uma método logia rápida, barata e eficaz na quantificação de THMs em água potável clorada.
 
Palavras - chaves: Extração Headspace, GC-ECD, Trihalometanos,  Água potável clorada, Saúde pública.

Data: 18/11
Horário: 14h
Local: Câmpus 1 - Sala S-201 - Mapa
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Outros eventos

Abril Fevereiro Agosto Outubro Setembro Abril Março Dezembro Novembro Outubro Setembro Agosto Julho Junho Maio Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Maio Abril Março Novembro Outubro Setembro Agosto Maio Abril Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Setembro Agosto Julho Maio Abril Março Fevereiro Dezembro Outubro Setembro Agosto Junho Maio Março Fevereiro Novembro Outubro Setembro Julho Junho Maio Abril Março Fevereiro


Painel