Facebook Twitter Imprimir

 

Título conferido: bacharel
Duração: 8 fases (4 anos)
Turno: noturno (verão e inverno)

 

» furb.br/design

DESIGN

 
Design é uma atividade que planeja, projeta e cria sistemas e objetos utilitários, aliando estética, conforto e funcionalidade. O curso de Design proporciona uma visão global do mercado e estuda o ser humano em seus mais variados aspectos. Pesquisar materiais e acompanhar as mudanças no comportamento e nas novas necessidades dos consumidores, faz parte da atuação do designer no mercado da inovação de produtos, sistemas e serviços.
 
O curso de Design da FURB promove o desenvolvimento profissional  através de aulas teóricas e práticas, onde são produzidos trabalhos manuais - desenhos, ilustrações e marcenaria, bem como trabalhos digitais utilizando diversos tipos de softwares.
Proporciona aos alunos a possibilidade de experimentar as múltiplas vertentes da profissão, que vão dos aspectos bidimensionais - Design Gráfico, aos tridimensionais - Design de Produto.
 
Dispõe de estrutura para suporte no desenvolvimento das atividades acadêmicas, destacando-se:
  • Oficina de Modelos e Protótipos - espaço com máquinas e ferramentas para o desenvolvimento de modelos tridimensionais.
  • Laboratório de Expressão Gráfica - LEG - espaço para desenvolvimento de desenhos manuais e artísticos.
  • lmpressora 3D - equipamento para materialização tridimensional e prototipagem rápida de trabalhos acadêmicos.
  • Laboratório de informática para Design Gráfico: equipado com softwares para o desenvolvimento de ilustrações digitais, tratamento de imagem, publicações digitais e criação de websites.
  • Laboratório de informática para Design de Produto: equipado com softwares para a representação gráfica e modelagem digital de produtos tridimensionais.

 

 

Diferenciais

 
  • Incentivo à participação em concursos, valorizando e divulgando o trabalho dos alunos.
  • Experiências extra-universitárias - viagens de estudos e participação em eventos da área.
  • Convênios com empresas da região, que podem resultar em projetos de transferência de tecnologia e registro de novas patentes, fazendo da inovação o foco da metodologia usada no curso.
 

Campo profissional

 
  • Desenvolvimento de produtos e objetos utilitários, tais como: mobiliários, automotivos, utensílios domésticos, objetos decorativos.
  • Desenvolvimento de produtos de vestuário: calçados, confecções, acessórios, estamparias, ilustrações. 
  • Desenvolvimento de sistemas gráficos: sinalizações, identidades visuais, revistas impressas e digitais, design de superfície.
  • Atuando como desenhista, ilustrador, animador, criador de personagens, vinculados a área dos animes e games.
  • Departamento de desenvolvimento de produto em empresas de grande e médio porte.
  • Como autônomo, prestando serviço a empresas que não possuam um departamento específico.
  • Empreendedor, prestando serviço através de seu próprio escritório, desenvolvendo projetos e lançando-os no mercado.
  • Atuando em organizações estatais ou paraestatais de incentivo ao desenvolvimento regional, estadual ou nacional.
  • Como professor-pesquisador, na carreira docente, lecionando ou realizando pesquisas, produzindo textos e livros.

 


Painel